Search

Viado e seus significados

O BBB começou e com ele os nervos a flor da pele das pessoas para pegar qualquer pé para definir a pessoa como a pior pessoa ou como a representação de deus na terra totalmente intocável e sem falhas e o da vez é Davi, mas creio que um bom debate possa sair desse ponto.

Em um determinado ponto de uma briga com um outro participante, Davi disse que ele era “homem” e não “viado”, o que gerou a seguinte problemática: Viado é uma gíria ou uma ofensa? E a resposta eu posso dar com todas as letras, é ambos.

Mas Marcos, como uma palavra pode ir de gíria para ofensa assim do nada? Bom, o mundo não é preto e branco como alguns gostam de colocar, e assim como o mundo uma palavra pode sim virar de algo do cotidiano e banal para uma grave ofensa dependendo dos fatores ali postos.

Vamos primeiro analisar alguns dos usos da palavra e como ela pode ser apenas uma palavra de diferentes usos sem correlacionar com uma ofensa. Já houve aquele momento em que estavam contando uma história e ela tem um ponto extremamente chocante e alguém fala “VIAAADOOOO”? Aqui ela é apenas uma expressão de choque, mostrando-se impressionado com algo. Você quer falar com seu amigo que está distraído e vira e fala “ACORDA VIADO”, sendo assim um vocativo e assim temos muitos outros exemplos. Viado é de fato uma palavra com muitos usos dentro da nossa linguagem, principalmente após ser ressignificada dentro da comunidade LGBTQIA+.

Outro fator que pode modificar o significado é o interlocutor e o receptor da mensagem. Se eu uso a palavra em um tom jocoso, ou encaixando em uma conversa que soa inferiorização, obviamente cairá na ofensa, assim como nem toda pessoa lida bem com o termo, e precisamos respeitar isso, pois mesmo que a intenção seja boa, a pessoa ficará desconfortável, ou seja, ainda assim terá um significado de ofensa ali.  

Agora focando no uso dela por Davi em sua polêmica frase, quando ele se refere a “viado” nesse caso percebemos que o uso dela é com intenção de inferiorizar e menosprezar com machismo e homofobia. Esse discurso existe e sim não é inofensivo como uns ou outros gostam de colocar, mas precisamos ir para algo além, essa única frase faz de Davi uma pessoa homofóbica? Para essa pergunta eu de fato não tenho resposta, pois é algo internalizado socialmente falando, precisamos levar não só isso, mas outras atitudes a mais em consideração para dar um veredito.

Nesse texto falo um pouco mais sobre como o BBB nunca foi e nunca será sobre justiça social, mas um entretenimento que quando querem usam pautas sérias para justificar eliminações de forma pífia, então deixo vocês com mais essa leitura. Até mais.

Adendo: Davi teve uma conversa com Michel a respeito do termo e pediu desculpas, espero que tenha entendido a gravidade do que falou de fato e aprenda com essa situação. 

Copyright do vídeo e da imagem de Rede Globo

2 respostas

  1. Seu texto é muito importante. Há na escolha do Davi a inconsciência ao escolher uma frase comum no repertório popular. Isso fica mais evidente ainda quando a gente pensa na carga emocional do momento (discussão, violência verbal etc.). Mas ao mesmo tempo, já passa da hora de tolerarmos a homofobia. O mínimo que uma situação dessas merece é uma correção, um adendo, uma reprimenda, mesmo que não seja severa ou punitiva. As pessoas precisam romper com a inconsciência e evitar a homofobia verbalizada, elas precisam aprender. Como já sabemos, a aprendizagem vem pela construção positiva de conhecimentos (aprendendo a falar as coisas certas) e pelo trabalho negativo da correção (aprendendo o que não se deve falar pela interdição ). É sobre isso. O recorte dos siginficados não é completo se a gente não parar para pensar na ordem do discurso, no poder e nas regras que acompanham os usos! Parabéns pela escrita lúcida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *