Search

You Gotta Be

Existem algumas músicas que conseguem evocar sensações muito específicas na gente, não é mesmo? Há algumas que quando ouço me lembro de um trecho específico da minha vida, não sobre mim, mas como um recorte daquele tempo em que ela bombava nas rádios, e os sentimentos de como as coisas eram ao meu redor nessa época.

Uma dessas músicas é You Gotta Be da Cantora Des’ree. Essa música faz parte do álbum “I Ain’t moving.” Apesar do álbum ser de 1994, eu me lembro claramente de escutá-la mais ou menos pelos idos de 1999-2000. É uma música muito gostosinha de se ouvir. E hoje limpando a minha casa para receber o novo ano que está chegando (talvez ao ler isso, o ano já tenha chegado pra você) Essa música tocou no rádio, e o refrão e um trecho logo após o refrão me fez parar, segurar o rodo e prestar um pouquinho mais de atenção. Ele diz o seguinte:

You gotta be…

You gotta be bad,

You gotta be bold,

You gotta be wiser

You gotta be hard,

You gotta be tough,

You gotta be stronger

You gotta be cool,

You gotta be calm,

You gotta stay together

All I know, all I know, love will save the day

Você precisa ser…

Você precisa ser má,

você precisa ser ousada,

você precisa ser mais sábia,

Você precisa ser dura,

você precisa ser rude,

você precisa ser mais forte,

Você precisa ser legal,

você precisa ser calma,

você precisa permanecer sã.

Tudo que sei, tudo que sei [é que] o amor vai salvar o dia.

A gente “tem que…” mesmo? Porque quando ouvi hoje, o primeiro pensamento foi um revoltado: “Eu não tenho que fazer nada se eu não quiser” Mas aí eu lembrei que não estamos sozinhos, como já foi dito por aí, – O ser humano não é uma ilha – E a gente precisa interagir em sociedade e qualitativamente com aqueles que nós amamos.

Então, nem sempre a vida será flores, com certeza não será MESMO, a gente sabe que nunca foi, não é e não será. Mas a gente tem o controle da maior parte das nossas atitudes, ações e reações. Nessa vida, eu já precisei ser mau, Já precisei ser sábio, já precisei ser ousado, forte, legal, calmo e estou tentando me manter são.


Quando tive que realizar entrevistas de processo seletivo, a minha vontade era contratar a maioria dos bons candidatos que apareceram, mas precisei aprender a ter que saber dizer não para um candidato que talvez pudesse até ser melhor do que o que acabou ficando. Não me senti bem.

Já tive que ser ousado para aceitar projetos e oportunidades que eu estava morrendo de medo de fracassar. No fim, deu tudo certo. Ser legal, ser calmo, a gente tenta todos os dias, se consigo ou não, aí deixo pra quem me lê nesse texto.

O que quero dizer no fim das contas, é que a gente tá cercado por pessoas que modificam a gente, a cada momento deixamos uma parte imperfeita de nós no passado e adicionamos as novas vivências e aprendizados, e esse “Você tem que” da música, pra mim, pelo menos, é só uma das formas de lembrete de que você já é tudo isso, e é só pra se usar o seu melhor de si em cada contexto que puder.

Há uma outra parte da música em que diz:

Time ask no questions, it goes on without you

Leaving you behind if you can’t stand the pace

The world keeps on spinning

Can’t stop it, if you tried to

The best part is danger staring you in the face

(wo0o0o)

Listen as your day unfolds

Challenge what the future holds

Try and keep your head up to the sky

O tempo não faz perguntas, ele continua sem você,

Te deixando para trás se você não aguentar o passo,

O mundo continua girando,

Você não pode pará-lo, mesmo se você tentar.

Desta vez é o perigo encarando você no rosto.

(wooooo)

Preste atenção enquanto seu dia revela-se,

Desafie o que o futuro reserva,

Tente e mantenha sua cabeça erguida para o céu.

Isso me faz enfrentar um dos meus maiores medos, a perda, nem falo de mim mesmo, mas dos outros ao meu redor, nunca saberemos o dia em que eles irão embora, mas há sempre a chance de fazermos cada vez mais uma diferença na vida dessas pessoas, as vezes, a simples presença já é algo que muda o dia da pessoa, conviver, estar junto, saber da pessoa sabe? Eu sinto que a qualquer momento algo pode acontecer com meus irmãos, e eu posso simplesmente os perder, dói pensar nisso, sim, mas qual é o antídoto que eu tenho? Usar cada oportunidade que posso, mesmo que a distância não facilite as vezes, pra dizer que os amo, que estou aqui por eles também.


A nossa presença nesse mundo é uma coisa muito efêmera. Não dá tempo pra ficar perdendo com rancor, passado, é como a música diz, “Preste atenção enquanto seu dia se revela”, “Tente manter sua cabeça erguida para o céu. Há muito o que se conseguir/conquistar… E o melhor de tudo, esse ano está começando já com uma alegria extra: Não estamos mais sob o jugo daquele crápula no governo.


“Você tem que…” ouvir a música também. :

Mas você acha que parei aqui? Não mesmo. O que disse acima, foi apenas o que aconteceu comigo enquanto limpava a casa e pensava na letra da música, mas se você tira pouco mais de 4min e 30 segundos assistindo o videoclipe da música, é uma coisa que tá ali, dá pra você notar que há uma mensagem clara, para as mulheres, infelizmente, a pressão sofrida por elas respinga em vários papéis que elas acabam precisando desempenhar dentro de uma sociedade.

E poder trazer uma mensagem positiva por uma música foi uma ação muito interessante e até de certa forma gentil, aquela mensagem de que o tempo não vai parar mesmo que você tente enquanto você tá tendo que seguir uma série de preceitos. Já que você precisa ser… Que você seja o seu melhor, e por você, e por aqueles que você ama. Talvez eu esteja errado na minha interpretação? Me diz aí, o que acha?

 

Foto de capa: Google/Divulgação

Uma resposta

  1. Uhau, adorei a mensagem!!! Tive a sensação de ser uma telespectadora assistindo e ouvindo seus pensamentos. E realmente temos que ser forte,Calma, rude… O Mundo continua girando e a vida não para. Temos que aproveitar o tempo que temos !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *