Search

Tribos Urbanas

Natalia Simões

Festas estilo retrô divertem público LGBT

A noite paulistana vive num constante agito graças a jovens em busca de diversão e novidade. Baladas do gênero LGBT que oferecem festas retrô, ou seja, que usa tema e música característicos de uma década específica estão fazendo sucesso entre os que querem recordar os embalos de décadas de 80 e 90.
Nessas festas os estilos musicais costumam ser variados, da pop music coreografada ao brega, do infantil, que todos nós cantamos um dia, à música eletrônica, o DJ é quem se responsabiliza pela boa seleção de hits para agitar a pista.
Para o DJ e promoter Tico Malagueta, resgatar com fidelidade décadas passadas, principalmente a de 80, formam o novo underground musical que rola em São Paulo, isso porque, atualmente é mais fácil o público curtir “Conga la Conga” da Gretchen do que dançar ao som do Techno. “Eu toco, principalmente, para o público gay e me consagrei através da minha discotecagem incomum. Meus sets vão de Kelly Key a Wannabe das Spice Girls, revivendo a febre pop dos anos 90”, diz.
Esse “revival” é visto como uma necessidade de inovação na cena LGBT paulistana. Segundo o DJ e performer Fancy Guy, o fenômeno pode ser explicado pelo fato dos jovens absorverem o estilo de vida de personagens da música e dos filmes antigos.
“Há algum tempo, meu amigo Renato Cardoso e eu resolvemos aprender a discotecar e para diferenciar, decidimos que ressuscitaríamos a história dos Clubbers e do filme Party Monster, estrelado pelo ator Macaulay Culkin e dirigido por Fenton Bailey. Essa foi a fonte de inspiração para o surgimento do duo de DJ’s Atrack Queens”, explica Fancy Guy.
De acordo com Fancy, não é tão fácil ser um profissional da noite reconhecido e requisitado, isso porque há muita gente competente em busca do mesmo objetivo e ocupando o mesmo espaço: “Tive sorte em ser apadrinhado pela hostess Katia Miranda, pelo produtor de festas, Nenê Krawitz, além do apoio do estilista Heitor Werneck e do DJ André Pomba, todos personalidades da noite paulistana”.
Tico Malagueta, que integrou o line-up de dj’s da Parada do Orgulho LGBT em São Paulo e no Paraná, também enxerga o retrô como o novo diferencial das baladas. Conclui dizendo que para ser referência e alcançar sucesso no “fervo” paulistano o carisma é essencial, mas junto a ele é preciso profissionalismo e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *