Search

Tem gente cuidando da sua vida

Para falar sobre o curta-metragem “Singular”, é preciso dividir o texto em duas partes: uma sem spoiler e outra com spoiler.

 

Parte 1

“Singular” é um curta de 2023, produzido, dirigido, roteirizado e montado por Miguel Atanes.

O filme apresenta uma mulher solitária e que trabalha muito. Numa certa noite a campainha de seu apartamento toca e ela encontra em sua porta um misterioso bilhete.

Na noite seguinte, outro bilhete. Os bilhetes lhe soam íntimos. Ou seja, a pessoa que escreve os bilhetes e os coloca em sua porta lhe conhece muito bem; conhece sobre a sua vida e as coisas que lhe afligem.

Com o desenrolar da trama, ela tenta de todo jeito, descobrir o autor dos bilhetes misteriosos. Recorre ao porteiro do prédio, para buscar nas câmeras, quem poderia estar lhe escrevendo tais bilhetes.

O clima de tensão e o estado psicológico e emocional da protagonista, interpretada por Priscylla Atanes nos entrega uma boa obra de mistério e suspense.

Se você quer saber como eu interpretei “Singular”, assista o filme e depois, leia a parte 2, que contém spoiler.

Parte 2

Apesar de “Singular”, em quase todo o filme, uma atmosfera pesada, com a protagonista tendo a sua vida invadida por outras pessoas, o curta esclarece tudo de forma pontual e certeira.

Se antes, as dúvidas acerca dos bilhetes causaram a imersão para juntos com a protagonista descobrirmos a autoria de bilhetes tão íntimos, na sequência final, o diretor-roteirista optou por entregar ao espectador um drama extremamente reflexivo.

“Mas, e o barulho da campainha do apartamento?”, pode perguntar alguém. Da mesma forma que os bilhetes “aparecem” em sua porta, a campainha com certeza é criação da mente da personagem. Quando assistimos “Singular”, não estamos apenas acompanhando a vida da personagem. Mas sim, vivenciando a sua vida. Ela é a nossa representante em tela.

A nossa protagonista é uma pessoa que trabalha demais e vive de menos. Quem mais poderia enviar um bilhete escrito: “Essa é a vida que você sonhou?”. Ou “O que aconteceu com a felicidade dos velhos tempos?”.

A vida passa muito depressa. Sonhos se vão; felicidade torna-se uma coisa praticamente inacessível. E Miguel Atanes nos chama a atenção para isso: precisamos aproveitar a vida ao máximo, buscar a felicidade nas coisas mais simples. Nós precisamos lutar para não sermos engolidos pelo dia-a-dia que nos mata pouco a pouco.

Um espectador mais atento pode acertar o plot twist final. Mas, mesmo assim, o filme não deixa de ser impactante. E ele tem essa força de impacto, principalmente por mostrar algo que muitas vezes nos negamos a enxergar.

Muitas vezes o nosso coração nos envia bilhetes como os que a protagonista recebeu ao longo do filme, mas o nosso cérebro, tão adoecido pela correria do dia-a-dia, não nos deixa vê-los.

“Singular” pode ter outras interpretações. Mas a impressão transmitida para mim é de que, mesmo “desconhecendo” o autor ou autora dos bilhetes, a protagonista chegou num ponto em que vai mudar algumas atitudes de sua vida. Lógico que a sensação de estar sendo vigiado por alguém que conhece profundamente sobre sua vida, vai continuar lhe causando estranheza e aflição e, talvez, quem sabe, quando ela começar a seguir os conselhos dos bilhetes, eles parem de chegar?

 

FICHA TÉCNICA:

Singular

Gênero: Suspense, Mistério, Drama

Ano: 2023

País: Brasil

Direção e roteiro: Miguel Atanes

Duração: 10 minutos

Uma resposta

  1. Quando se trata de Apartamento a gente percebe que é tudo junto e observações ocorrem! O que me instinga é como a vizinha que se mudou um ano após de mim, sabe desse detalhe! Há alguns meses percebo ela no banheiro, em muitos dias, praticamente a noite toda (luz acesa)! Quando acordo de madrugada e demoro a dormir, a luz do banheiro dela se acende e poucos minutos depois se apaga! Até ir na sacada, olhar para meu quarto e ver a posição da minha cama, ela fez! Numa ocasião uma tarologa xamanista tratou esse tipo de pessoa como um “polvo”, sabendo que não terá chance, fica reparando o outro, pronta para “abraçar” em suas “teias”! Detalhe que é casada, marido na “máxima”: “pacato cidadão” e possuem uma “filha especial”! Ai se fica para entender, o que leva uma pessoa a “fugir da própria realidade” tendo alguém que depende dela?????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *