Search

Sustentabilidade

Kelly Rodrigues

Qual a importância de um Parque?

Quando pensamos em obras necessárias para um a cidade, principalmente para uma grande cidade como São Paulo dada a sua complexidade urbana e humana, a maioria das pessoas logo pensam em rodovias, ampliação de sistemas de transporte, hospitais, escolas, equipamentos de esporte, shoppings e centros comerciais, somente alguns ambientalistas pensariam em parques e áreas verdes em primeiro lugar.
Mas por que isto ocorre?  As pessoas não gostam de parques? Eu acredito que a maioria das pessoas gostam de parques, mas grande parte da população não tem uma consciência clara da importância de um parque para uma cidade como a nossa. Muitos vêem nos parques locais para descanso, lazer e que apenas embelezam a cidade, e em parte estão certos mas um parque é muito mais que isto.
Em primeiro lugar temos de entender a cidade como um sistema fechado, neste sentido tudo o que é feito em uma área da cidade interfere na mesma como um todo, o que acontece na zona oeste reflete na leste, periferia interfere no centro e vice-versa. Desta maneira um parque criado na cidade, não importa a região irá afetar o clima como um todo, pois irá funcionar como um ponto para dispersão de calor, para captação de águas para o subsolo, de filtro para a poluição e assim por diante. Assim para obter os benefícios de um parque não necessitamos que o parque esteja na porta de nossa casa.
Os parques não servem somente para servir as pessoas, eles são a morada das árvores, das plantas, dos pássaros, dos animais silvestres e até mesmo dos insetos como as borboletas. O ideal seria que os parque fossem integrados entre sim por corredores de árvores que fariam um intercâmbio saudável da flora e fauna da cidade.
Por outro lado, os parque também podem funcionar como uma ferramenta de saúde, por proporcionar bem estar e qualidade de vida, também uma ferramenta de esporte por podermos fazer caminhadas e outras atividades físicas, é um importante equipamento de cidadania pois nele as pessoas convivem em grupos e dentro do coletivo devem respeitar os direitos dos outros mantendo a paz, funciona como um equipamento de educação, no caso educação ambiental e acabam sendo um forte instrumentos de cultura pois a natureza já é por si uma grande obra de arte viva!
No meu caso, como administradora do Parque Anhanguera, o parque é o meu trabalho, minha vida, lugar onde me sinto feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *