Search

Sabedoria das Ruas

Sabedoria das ruas é o nome de uma oficina realizada pelo Instituto Pró-Diversidade desde 2012 com pessoas que estejam ou já estiveram em situação de rua ou alta vulnerabilidade social. As oficinas abordam o seguinte pergunta tema:

O que as ruas revelam que a maioria das pessoas não percebem, e que não se ensina nas escolas e não se aprende nos livros?

Estas oficinas são realizadas de maneira itinerante, como resultado temos a produção de prosas poéticas, poesias, relatos e contos compilados a partir da roda de conversa dos participantes e direcionadas por um facilitador, nosso presidente Péricles Formigoni, que transforma tudo o que foi falado em textos que estão dando origem á uma serie de livros homônimos.

Dentre os parceiros que trabalhamos as oficinas temos a OCAS (Revista OCAS), que na época detinha um ponto de cultura que nos propiciou a realização de alguns saraus e o lançamento do primeiro volume do Sabedoria das Ruas que em sua primeira impressão continha também as fotos das oficinas de Lucas Barros com os assistidos da instituição. O Lançamento desta publicação foi numa vernissage chamada ECOS DA OCAS no qual além de lançar e distribuir gratuitamente os livros também realizamos uma exposição das fotografias e textos.

Desde então outros parceiros e apoiadores como Rede Ruas, Associação Reciclazaro (Espaço Gasômetro e Casa de Simeão), Arsenal da Esperança e Comitê Betinho nos deram espaço e apoio na realização de oficinas que em breve também estarão retratadas em mais volumes do Sabedoria das Ruas.

Atualmente nosso projeto está com olhos para a cidade de Francisco Morato e irá atender os assistidos da Casa de Passagem AMAI hoje uma entidade irmã e parceira do instituto.

Entretanto, para a surpresa de muitos, os livros Sabedoria das Ruas – volume I não estão a venda! Eles não podem ser comprados, são um presente para as pessoas que nos ajudam em projetos que atendem pessoas em situação de rua ou em alta vulnerabilidade social. Para conseguir um exemplar e apoiar esta iniciativa necessário realizar uma doação a partir de R$15,00 para o Instituto Pró-Diversidade ou diretamente para a pessoa que lhe apresentar a obra (como uma geração de renda para os nossos assistidos pelo projeto).

A rua está aí para todos: para os que passam por ela e para os que vivem nela. É a mesma rua sob diferentes perspectivas. Existem os que não enxergam nada, os que se perdem pelo caminho e existem os que se encontram na Sabedoria das Ruas.

Péricles Formigoni

Para saber mais sobre as oficinas acesse o link: Sabedoria das Ruas

Veja a seguir fotos do lançamento da Primeira Edição e Vernissage em 2013 em conjunto com a OCAS (Revista OCAS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *