Search

Responsabilidade afetiva: cuidado ao adentrar no coração alheio

Responsabilidade Afetiva: Foto de duas mulheres segurando a mão uma da oura e jogando o corpo para trás, se uma soltar, a outra cai.

Você sabe o que é responsabilidade afetiva? Responsabilidade afetiva é ter comprometimento com o próximo, independente do tipo de relação que você tenha, seja de amizade, num relacionamento monogâmico ou poligâmico. É responsabilizar-se pela expectativa e/ou sentimento que você projeta no outro e saber se colocar no lugar, entender e retribuir. Ter cuidado com o próximo é fundamental, pois você entra um mundo desconhecido e cheio de sentimentos.

As pessoas dão sinais o tempo todo, de interesse e/ou desinteresse, nós só precisamos prestar mais atenção aos sinais. O amor está nos detalhes, apenas observe.

Muitos confundem a frase: “o amor tudo suporta”, esse “suportar” significa apoio na hora das doenças, traumas, preconceitos, crises financeiras – dificuldades. Não se trata de agressões, humilhações, traições ou assédio moral. O mal que um pode causar no outro não pode jamais ser atribuído como suportável, têm coisas que são inadmissíveis. Não acredite que o outro possa mudar com o tempo, ninguém muda o caráter, cuidado. Eu, por exemplo, sou uma pessoa que gosta de atitudes e palavras soltas nunca me convenceram.

Eu tenho uma responsabilidade emocional absurda com as pessoas que me envolvo, porque sei o quanto dói ser enganada, usada, traída e jamais escolheria machucar alguém. A pior traição sempre vem daqueles que jamais imaginamos e muitas vezes chamamos de amigo.

Sempre jogue limpo e diga a verdade, o que não é dito ensurdece, adoece. Se você curte um relacionamento aberto, seja verdadeiro (a) e diga antes de começar. Esteja sempre pronto (a) para conversar e expor seus sentimentos. Não entre num relacionamento sem dizer quem é você de verdade – é catastrófico. Se entregue numa paixão quando realmente estiver pronto (a), não quando estiver solitário (a). Esteja preparado (a) para adentrar no coração alheio.

Tudo nessa vida só vale a pena se for recíproco, ninguém gosta de ser amigo ou amar sozinho (a). Sentimento é troca, prefira pessoas que fazem questão. Não importa o lugar se estivermos em boa companhia. Faça boas escolhas!

Li que toda alma merece ser vista de perto e notada com calma. Pessoas que se importam sempre encontrarão uma maneira de permanecer na sua vida. Quando somos verdadeiros, encontramos pessoas pelo caminho que irão gostar de nós exatamente do jeito que somos.

Responsabilidade afetiva não tem nada a ver com dependência emocional. Dependência emocional traz alívio momentâneo e te impede de viver a plenitude da felicidade. Reciprocidade é poder compartilhar histórias, fotografias, abraços, sorrisos, telefonemas, mensagens, lágrimas e alegrias. É ter certeza e nunca esquecer que se precisar estaremos aqui. A sensação de poder contar realmente com alguém é ímpar.

Sabe o que acho realmente atraente?! Consideração, confiança, cumplicidade, respeito, sinceridade, transparência, resiliência, honestidade, generosidade, atenção, lealdade e paciência. Ama os que te amam, respeita os que te respeitam, dê valor aos que se preocupam com você e esqueça aqueles que não te merecem. Quem não ficar é porque não soube te valorizar, o azar não é seu, mas sempre de quem te perdeu. Pense nisso!

Para ver mais textos de Daniela Houck, confira sua coluna Café com Respeito!
Imagem de Free-Photos por Pixabay

Entre em nosso grupo de WhatsApp Boletim Pró Diversidade e receba notificações das publicações do site.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *