Search

Resoluções para um Ano Novo…

Quando eu era criança escutava sempre que era bom tomar cuidado com a TV, Cinema e Videogames porque eles poderiam influenciar negativamente na minha formação pessoal. Acabei pensando muito a respeito, mas nunca cheguei a realmente “imitar” algum personagem de qualquer mídia que fosse, mas no decorrer do tempo fui aprendendo que bons exemplos podem ser transmitidos sim e que de tudo nessa vida podemos tirar uma lição que seja, como aprender inglês jogando videogames. Daí me veio a ideia do que escrever no primeiro texto do ano.

Todos nós gostamos de fazer algum tipo de lista, seja ela do supermercado para o mês, de coisas que gostaríamos de assistir na TV ou músicas para escutar. Muitas vezes também gostamos de fazer a nossa listinha pessoal com as resoluções para o Novo Ano. Fazemos uma série de planos que vão desde mudança de atitudes/comportamento quanto a metas a serem alcançadas. Levando isso em consideração, querido leitor, resolvi que na minha primeira postagem da coluna do ano de 2021 seria uma lista com seis filmes para assistir (ou rever) e levar em consideração o enredo como um ponto de partida para uma reflexão pessoal. Já adianto que nem todos os filmes estão ligados a temática LGBTQIA+, uma vez que a ideia principal, trazidas por alguns desses filmes, vai além da diversidade sexual.

6 – O Lado Bom da Vida

Livre-se de obsessões e relacionamentos que não lhe fazem bem. Muitas vezes não queremos acordar para o que está bem na nossa frente. Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) acaba de sair de um tratamento em um sanatório, absolutamente de mãos vazias, indo morar novamente na casa dos seus pais e com um único objetivo em sua mente: reconquistar a ex-esposa. Ao conhecer Tiffany (Jennifer Lawrence), uma garota tão estranha quanto ele, começa a ter noções do que realmente está errado em sua vida. Dica: leia o livro também!!!

5 – O Amor é Estranho.

Comece a pensar na sua velhice. Todos (ou quase todos nós) iremos envelhecer e é muito importante levar em consideração como iremos viver futuramente. Ben (John Lithgow) e George (Alfred Molina) estão juntos a 40 anos e finalmente se casam com a aprovação de todos os amigos e familiares. Só não contavam com a perda do emprego de George, que leva o casal, agora sem dinheiro, a viverem separados. As mudanças acabam por desgastar a relação do casal e de todos os envolvidos.

4 – Extraordinário.

Todos temos problemas e algumas pessoas podem estar passando por fases bem mais complicadas que a sua. Faça sempre o bom uso da empatia. Treine em não pensar só em si próprio! Coloque-se no lugar do outro sem julgamentos. Auggie Pullman (Jacob Tremblay) nasceu com uma deformação facial, o que fez com que até os seus 10 anos ele já tivesse passado por 27 cirurgias plásticas. E é na 5° série que ele terá que enfrentar todos os seus desafios ao começar a frequentar uma escola regular.

3 – Sete Minutos Depois da Meia Noite

Permita-se sonhar, mas abra os olhos para encarar de frente as suas batalhas. Existem perdas irreparáveis em nossas vidas. Aprenda a viver o luto. Conor (Lewis MacDougall) é um jovem talentoso desenhista, o pai é ausente, a mãe está em fase terminal de câncer e a avó é uma pessoa muito ruim. Todas as noites ele tem o mesmo sonho com uma monstruosa árvore gigante que aparece para trocar histórias.

2 – Meninas Malvadas

Nunca perca a sua essência para ser aceito por um grupo. Não existe nada que importe mais na vida do que manter sempre o seu caráter. Cady Heron (Lindsay Lohan) cresceu na África e foi educada em casa. Quando a família se muda para os Estados Unidos, ela se vê obrigada a conviver com outros adolescentes e a tentar se encaixar em alguma turma. Meninas Malvadas já se tornou um clássico filme adolescente sobre grupos e o quão terrível e maldoso o ser humano consegue ser.

1 – Soul

O que você tem feito da sua vida? Após um ano inteiro vivendo (ou seria sobrevivendo?) a uma Pandemia, o filme Soul toca em pontos importantes da nossa vida, como nossas escolhas, talentos e obrigações. A Disney e a Pixar acertaram a mão novamente! SOUL (desculpem-me o trocadilho que cometerei agora) é o desenho com mais “alma” dos últimos tempos. Continua sendo uma animação que agradará não apenas as crianças, mas a todos nós adultos também! Soul fala sobre a vida de um Professor de música chamado Joe Gardner (Jamie Foxx) que tem como maior certeza em sua vida, ter nascido para ter uma incrível carreira como músico. No mesmo dia, Joe recebe duas propostas: se tornar Professor efetivo na escola em que leciona ou sair em turnê com uma banda. Em meio a tudo isso, Joe sofre um acidente e entra em coma. Reserve o lencinho ao lado do braço do sofá…

No final desta lista nos damos conta de que tudo é muito passageiro para que fiquemos pensando e nos arrependendo por certas atitudes que tomamos ou não na vida. 2020 foi um ano muito complicado em muitos aspectos, mas também foi um ano para apurar os sentidos e ver o que não queremos no nosso dia a dia. Troque aquela pessoa que só reclama pela pessoa que vê solução em todas as adversidades. Cerque-se de pessoas que o eleve a um patamar de amor, compreensão e atitudes positivas. O importante é a decisão pela mudança! Que 2021 seja um ano de uma vacina que nos traga imunidade contra o terrível vírus que estamos enfrentando, mas que também seja um ano para mudanças de perspectivas e consciência.

Feliz Ano Novo!

Fichas Técnicas:

Nome original: O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook)
Direção: David O. Russell
Elenco: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro
Gênero: Comédia dramática
País de Origem: EUA
Ano de Lançamento: 2013
Duração: 122 minutos
Distribuição: Paris Filmes

Título: O Amor é Estranho (Love Is Strange)
Direção: Ira Sachs
Elenco: Alfred Molina, John Lithgow, Marisa Tomei
Duração: 95min
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 2015
País de Origem: EUA
Distribuidora: Pandora Filmes

Título: Extraordinário (Wonder)
Direção: Stephen Chbosky
Elenco: Julia Roberts, Jacob Tremblay, Owen Wilson
Duração: 111min
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 2017
País de Origem: EUA
Distribuidora: Paris Filmes

Título: Sete Minutos Depois da Meia Noite (A Monster Calls)
Direção: Juan Antonio Bayona
Elenco: Lewis MacDougall, Felicity Jones, Sigourney Weaver
Duração: 108min
Gênero: Fantasia
Ano de Lançamento: 2017
País de Origem: EUA
Distribuidora: Diamond Films

Título: Meninas Malvadas (Mean Girls)
Direção: Mark Waters
Elenco: Lindsay Lohan, Rachel McAdams, Amanda Seyfried
Duração: 98min
Gênero: Comédia
Ano de Lançamento: 2004
País de Origem: EUA
Distribuidora: Paramount

Título: Soul
Direção: Pete Docter, Kemp Powers
Elenco: Jamie Foxx, Tina Fey, Graham Norton
Duração: 100min
Gênero: Animação
Ano de Lançamento: 2020
País de Origem: EUA
Distribuidora: Disney+

Por Alexandre Stábile
para a coluna Meu Mundo na Tela.

4 respostas

  1. Alê, dessa lista toda só assisti Meninas Malvadas, acredita? Amei as snopses e elas aguçaram a minha curiosidade. Preciosas dicas para começarmos o ano com um olhar mais esperançoso…Estamos precisando, meu amigo.

  2. Texto lindo Alex. Amei mesmo. Mesmo com tudo isso acontecendo, nunca deixarei de ter fé e esperança em dias extraordinários. Precisamos dessas motivações, sempre!!! Dias melhores! Obrigado pelo texto, é excelente. PS: Vi cinco dos seis filmes listados. Abraço ao amigo.

  3. Excelentes dicas! Eu acredito no poder da TV e do cinema de construir conhecimentos, de atuar na educação informal. Acredito, portanto, na possibilidade de se ter mais exemplos positivos que negativos nesse tipo de programação controlada. Excelente texto, excelente lista, colega. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *