Search

Reflexões e resquícios do que resta

O curta “É Apenas o Fim”, que tem roteiro e direção de Gustavo Cruz, apresenta um casal que está no final de seu relacionamento.

O filme tem excelentes aspectos técnicos, como fotografia, arte e trilha sonora, mas ele consegue ser muito profundo e imersivo justamente por não ter diálogos. São apenas silêncio, expressões e olhares, por parte dos atores Olivia Godoy e Mateus Seixas. Sabe aquele ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Pois é. O filme consegue extrair o máximo do texto.

Os dois atores não precisam de uma única palavra para descrever os vários sentimentos que têm naquele momento; angústia, tristeza, dor. O filme não diz quem é o culpado pela separação e isso realmente é o que menos importa, justamente porque o filme deixa claro que não há culpados. Os sentimentos pela separação são genuínos e eles sabem apenas que a vida deles a dois chegou ao fim.

Sem brigas, sem discussões, sem acusações. “É Apenas o Fim” transparece, ainda, como um vai viver sem o outro. Eles sabem que não ficaram mais juntos, mas além da tristeza pela separação, os personagens transmitem a sensação de que não há mais o que fazer, que a melhor decisão é cada um seguir o seu caminho, por mais traumático que seja o momento. O momento de dizer adeus.

“É Apenas o Fim” é um Drama extremamente comovente que emociona ao nos colocar diante de duas pessoas que temos a certeza que se amaram, mas que o amor chegou ao fim. É evidente que, para eles, o amor não acabaria. Mas acabou.

 

FICHA TÉCNICA:

É Apenas o Fim

Direção e roteiro: Gustavo Cruz

Gênero: Drama

País: Brasil

Duração: 5 minutos

Uma resposta

  1. Apesar de serem casal: mesmo endereço, mas a vida pessoal é “apenas” um detalhe! Há a carreira profissional, também! Tive um casal de colegas, que ele Coordenava três setores e com meritocracia: com detalhe que um dos setores tinha a Coordenação do marido que ficava “numa saia justa”: acabar com a “roda de chimarrao” realizada pelo chefe da seção em que a esposa participava”! Será que ela participava sem saber que poderia “atingir” o marido? Ela se prevalecia, deles serem gaúchos e que é um povo altamente conservador em sua Cultura? Nesse interim, eles acabaram garantindo o futuro de sobrinha (consanguinea dela) colocando-se como pais por afinidade! Atualmente separados já há algum tempo, ele já postou a foto da sobrinha (rede social), como filha também! A generosidade e o Amor que ainda deve manter pela Ex: mantendo o compromisso assumido de garantir um futuro melhor a, atualmente, jovem! Em novo relacionamento, os encontrei e disse a atual esposa dele para “cuidar” bem dele, que tem um generoso coração! Ele até se emocionou, na maturidade que está e disse, maroto, que idoso ele já vem precisando de cuidados! Ai outro detalhe da vida: muitas vezes quem esteve em nossa “primavera” vai se afastando quando o nosso “outono” vem chegando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *