Search

Previsão do tempo: ele passa rápido. Aproveite.

O curta Comer e Ir Embora, que tem produção, roteiro e direção de Johnnas Oliva, trata de como as pessoas se relacionam com o tempo; ou a falta dele. Lançado em 2012, o tema central da proposta reflexiva independe de época. Comer e Ir Embora é daqueles filmes que, sem dúvidas, nunca ficará datado, por mais tempo que passe.

Apresentando vários personagens nas mais variadas situações, com muitas delas podendo ser similares às vidas de muitos expectadores, o curta dialoga com a gente sobre como ocupamos nosso tempo. Muitos podem se sentir representados pelo que é mostrado em cena ou pelo que é narrado pelo personagem-narrador.

O tempo, para quem mora em grandes centros termina sendo mal gasto com muito mais facilidade, seja no percurso de casa-trabalho, trabalho-casa, ou durante as refeições. Com cada vez mais autônomos e informais sem direitos trabalhistas no mercado, o tempo dedicado ao trabalho é ainda mais necessário e urgente. Neste momento, fim de 2021, com alta nos preços dos combustíveis e uma quantidade enorme de pessoas trabalhando como motoristas ou entregadores de aplicativos, é preciso trabalhar o máximo de tempo possível para que se possa ter uma renda maior. O curta demonstra isso muito antes dos aplicativos de transportes de passageiros e de entregas, acentuarem o problema de muito trabalho e pouco tempo para a pessoa cuidar de si própria, de seu espírito, de sua mente.

Comer e Ir Embora, visto em 2020 ou 2021, nos remete a reflexão sobre o tempo de forma diferenciada. Numa situação atípica, de distanciamento e isolamento social, passamos a perceber o quão importante é estar com amigos, parentes ou conhecidos. Sentimos falta das pessoas que ficamos impossibilitados de encontrar, dos passeios que ficaram adiados, dos lazeres que se tornaram praticamente proibidos. E mais: repensamos o tempo que poderíamos ter estado com que não está mais entre nós, que partiu por conta da Covid ou por outros motivos. A dolorosa situação atual infelizmente traz aquele pensamento: “poderia ter passado mais tempo com Fulano”.

O filme é dramatizado com uma montagem e edição muito eficiente, denotando exatamente o que aflige milhões de pessoas. No contraponto da freneticidade mostrada em várias sequências, contrasta uma pessoa sentada à beira de um lago. Daí, vem a questão: quanto tempo uma pessoa consegue tirar para sentar-se na beira de um lago, na areia de uma praia, num banco de praça, num campo gramado para simplesmente sentir a vida pulsar e conversar consigo mesma?

Ter tempo para descansar o corpo e a mente é necessário. Ter tempo para estar entre amigos é essencial. Por mais que a tecnologia seja capaz de aproximar amigos e parentes, a proximidade física é mais do que fundamental para ser uma felicidade mais plena. Ficar entre amigos numa tarde de domingo dá mais ânimo para que a pessoa possa ir trabalhar mais disposta na segunda-feira.

É preciso, muitas vezes, desacelerar, descansar, descontrair, distrair, esquecer, e não ver o tempo passar para aproveitá-lo da melhor maneira possível.

FICHA TÉCNICA:

  • Comer e Ir Embora
  • Gênero: Drama
  • Ano: 2012
  • País: Brasil
  • Direção: Johnnas Oliva
  • Roteiro: Johnnas Oliva
  • Duração: 10 minutos

Para assistir acesse o link abaixo:

https://youtu.be/2m7Z0IBW4Gc

Foto de Capa: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *