Search

Positividade Tóxica

Queridas, queridos e querides!!! Está chegando o fim de ano e precisamos urgentemente falar e pensar e nos prepararmos para não sermos surpreendidos sobre “positividade tóxica” antes que cheguem as festas de confraternização compulsórias e as pessoas cheias de si exibam suas pérolas de autoajuda, motivação e como venceram 2021!

Em primeiro lugar, ninguém realmente venceu 2021, quanto muito a pessoa pode ter sobrevivido a 2021, e se não sofreu os efeitos de 2021, certamente é porque tem tantos, mas tantos privilégios que nem percebeu a realidade ao seu redor, e neste sentido quero citar 4 privilégios, que as pessoas que exalam o perfume da “positividade tóxica” certamente tem:

  1. O privilégio de poder acreditar em mentiras: acredite, algumas pessoas gostam de acreditar em mentiras, é muito bom ter este privilégio do tipo acreditar que a terra é plana ou que as vacinas fazem mal para as pessoas, ou teorias mirabolantes da conspiração. Como este mundo é de fantasia, a defesa contra estas ameaças como “fazer orações contra o comunismo” ou “vibrar postivamente contra o apocalipse zumbi” vão dar sempre resultados positivos também. Por exemplo eu tenho minha fé e por isto não vou ser abduzido por alienígenas, algo assim sempre funciona.
  2. O privilégio de não precisar se arriscar: muitas pessoas passaram por 2021 não mudando absolutamente nada em suas vidas, continuaram em uma zona de conforto e não precisaram se arriscar em nada, mudar nada em suas vidas, não mudaram de emprego, não fizeram home office, não pegaram transporte público, já haviam terminado os estudos, ou já estavam desempregadas em anos anteriores, ou já haviam se aposentado, enfim não houve nada de novo para elas.
  3. O privilégio de sentir a pseudoempatia: a pseudoempatia ocorre quando a pessoa fala “eu te entendo” sem nem entender nada sobre a vida, ela realmente acha que te entende, porque ela se sensibilizou por você mas não sabe nada sobre o que esta acontecendo, e, desta forma ela sempre acha um outro lado, ou afirma que tudo tem dois lados… vejamos alguns exemplos: vc sofreu racismo, eu te entendo, mas e o lado do branco? A criança apanhou na rua, mas o que ela fez para apanhar? A policia atirou, mas o que a pessoa que levou o tiro fez? Ou seja, ela tem a pseudoempatia de achar que entende de tudo mas não entende nada!
  4. O privilégio de realmente não ter acontecido nada com ela de ruim em 2021! Aqui nem vou falar do que seria a definição marxista de “aborto parasitário” pessoas que vivem do capital próprio ou de outros e foram poupados pela crise e ao mesmo tempo tiveram a sorte de não terem sido atingidas pela pandemia… nem precisamos comentar.

Em resumo, pessoas privilegiadas que acreditam em mentiras, não se arriscam, pseudoempatas e que não aconteceu nada de ruim em 2021 vão literalmente “bostejar” a “positividade tóxica” em nossas caras!!!

Mas a pandemia teve um lado bom…

Mas a fome tem um lado bom…

Mas na crise se cresce…

Mas eu fiz isto e deu certo…

Mas olhe aquela mulher negra lésbica idosa, de muletas, cega de um olho com Parkinson que vende milkshaque e ainda usa os seus tremores para dar um toque especial na bebida!!!! ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????Um mundo em que uma mulher negra lésbica idosa, de muletas, cega de um olho com Parkinson tem de vender milkshaque mesmo que seja por distração… é o pior dos mundos, é o sinal que tudo está errado, que a humanidade precisa de HUMANIDADE!

Então pare agora de ser positivo… a positividade pode matar, pode levar a loucura, não seja a pessoa que descrevemos acima, nem a que fala e muito menos a que vende milkshaque, que não desejamos isto para ninguém.

Preste bem atenção! Não estou falando para as pessoas pararem de ser positivas de forma geral, mas elas tem de ser positivas no que pode ser positivo e ver o negativo no que é negativo, e não negar a negatividade, vejamos:

A dor faz parte da vida.

A tristeza faz parte da vida.

A miséria, a fome, a injustiça, o preconceito fazem parte da vida!

A doença faz parte da vida.

Até mesmo a morte, faz parte da vida!

Mas com o sofrimento que seria opcional, vem a “dona positividade toxica” como aquela que não resolve nada e ainda piora o sofrimento por afirmar que:

Só sente dor quem quer.

Só sente tristeza quem quer.

Só vive na miséria, com fome, na injustiça e o preconceito só sofre quem quer!

Só fica doente quem quer.

Até mesmo só morre quem quer!

Mas realmente tudo tem dois lados pensem:

A dor faz parte da vida, então vamos ajudar a diminuir a dor, levando conforto e amparo!

A tristeza faz parte da vida, então vamos alegrar as pessoas, fazer companhia e afastar a solidão!

A miséria, a fome, a injustiça, o preconceito fazem parte da vida, então vamos levar comida, dividir o que temos, entender a realidade do outro, quebrar nossos preconceitos e tabús!

A doença faz parte da vida, vamos buscar remédios, tratamentos e acima de tudo, a cura pela ciência!

Até mesmo a morte, faz parte da vida, vamos amparar as pessoas que ficam e adiar ao máximo esta data com dignidade para pessoa humana.

Mas não… os “bostejadores da positividade tóxica” estão se preparando para lançar as suas garras! Linguas afiadas e braços curtos para ajudar o outro.

E vão culpar o pobre por sua pobreza, o doente por sua doença.

Você já pensou em não ser Gay?

Você já pensou em não ser Lésbica?

Você já pensou em não ser Trans?

Você já pensou em não ser Negro?

Como assim … nos poupem!!! E quando começarem com estas ladainhas positivas nossa dica é peça um minuto de atenção… e leia a poética obscura de Augusto dos Anjos:

Versos íntimos:

Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão – esta pantera –
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!

Sabemos que provavelmente ninguém vai entender nada… mas vai ser divertido e quem sabe tossir sobre as pessoas positivas e mentir que esta com ebola mas tem um lado bom nisto pode ser outra escolha!

Escreva nos comentários seus desabafos ou suas dicas de como podemos lidar com as pessoas da positividade tóxica, responderemos todas, todos e todes!

Foto de capa por Christian Diokno no Pexels

2 respostas

  1. Meu amigo, vc sempre sábio nas palavras e me fazendo ter olhares diferentes sobre pessoas, situações e sobre a vida.

    Obrigado por existir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *