Search

Outubro das Bruxas Aleatorizando – Alguns dos Meus Favoritos

Olá a todos. Avisa o povo que chegou o grande dia. Hoje eu finalizo minhas indicações de Halloween, mas não optei por um gênero específico, mas sim por filmes que eu gosto bastante, alguns clássicos, mas uns que mereciam muito mais reconhecimento, mesmo dentre os clássicos. Mas inicialmente, você sabe o que o halloween representa e como iniciou sua tradição? Pois senta e vamos de história.

O halloween é derivado de um antigo ritual celta chamado Samhain (A pronúncia é Souen) que era realizado sempre quando o inverno estava prestes a chegar. O ritual era envolto em uma fogueira sagrada com algumas pessoas vestidas com peles de animais pedindo por proteção pelos tempos de inverno em que a estiagem era muito forte. Esse ritual acontecia todo o dia último dia de outubro, eles acreditavam que especialmente nesse dia o mundo dos mortos e dos vivos estava conectados e que assim sua voz seria ouvida no outro mundo e sua orações atendidas.

Com o tempo a igreja católica decide incorporar o rito em suas datas como maneira de extinguir a tradição celta e ele passa a ser chamado de All Hallow’s Eve, véspera do dia dos mortos, até que evolui linguisticamente para o Halloween como conhecemos hoje. As tradições que temos hoje em dia foram todas incorporadas seja vinda de outros ritos ou motivos financeiros, mas aí é história para um próximo texto talvez?

Hoje vamos de uma mistureba de indicações já que estamos cada dia mais próximos do outro mundo, então que eu indique várias formas de tentar dar uns sustos e animar um pouco seu dia! Vamo que vamo!

O Homem de Palha (The Wicker Man, 1973): Uma jovem desaparece em uma ilha remota na Escócia e o sargento Howie é incumbido de localizá-la. Ao chegar na ilha, sua forte devoção ao catolicismo e suas maneiras conservadoras o coloca em linha de choque não só com a população local como também com seu excêntrico líder, Lord Summerisle, levando a investigação a lugares sombrios. Um dos pontos fortes desse filme é o contraste criado entre Howie e a religião local, onde ele repudia todas as ações religiosas dos residentes enquanto coloca sua religião como o único certo a ser seguido, gerando cenas de estranhamento e sensação de deslocamento, mas também cenas tensas porque como existe o conflito, mesmo que apenas verbal, o expectador não sabe o que pode acontecer ali. O desdobrar do mistério também é excelente e gera uma reviravolta sensacional com certas pitadas de ironia e heresia em seu fim.

O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre, 1974): Um grupo de jovens viaja para uma casa de um deles no interior do Texas, mas não sabem que uma estranha e letal família que ali mora os levará para uma jornada mortal e apavorante. Um dos filmes mais influentes do gênero, a premissa de grupo de jovens e um assassino mascarado foram uma base para todo o gênero slasher, mas para além esse filme é realmente muito bom. O baixo orçamento e o formato de documentário logo no início dão um ar mais real, a maneira como os assassinatos ocorrem, sem dar muita chance para as vítimas cria uma sensação de urgência e tensão que nos prendem até o seu final.

O Mistério de Candyman (Candyman, 1992): Helen é uma aluna de faculdade que estuda uma lenda urbana que circula em um bairro negro e marginalizado de Cabini-Green que diz que se você diz 5 vezes o nome “Candyman” na frente do espelho ele virá para te matar. O que parece ser apenas uma história para assustar crianças vai se tornando cada vez mais real o que colocará não só a sanidade de Helen em xeque como também sua vida. Candyman é uma franquia que apesar de ter sua relevância dentro do nicho, nunca recebeu a atenção que seus companheiros slashers receberam. O filme trás consigo um comentário social que até hoje é atual, infelizmente, sobre como populações marginalizadas pelas autoridades são tratadas, além de um vilão com uma abordagem diferente dos demais, sendo mais eloquente e sedutor com sua vítima, com uma grande interpretação de Tony Todd.

O Lamento (Goksung, 2016): Uma vila passa a sofrer com estranhos casos de assassinatos causados por uma estranha doença. Um policial entra em uma espiral de loucura quando sua filha começa a sofrer com os sintomas e um estranho médium diz que isso é obra de uma cruel entidade que os cidadãos ligam a um recém-chegado japonês na área. O Lamento é um dos filmes que eu mais gosto por tudo que ele mostra. A trama parece desconexa e estranha no começo, mas quando as coisas se ligam e a gente entende o panorama maior é de explodir a mente. Um dos diálogos no final é realmente de arrepiar e o filme cresce de um jeito que é de roer os dedos.

Anything for Jackson (Mesmo Título, 2020): Um casal de idosos sequestram uma mulher grávida com o intuito de trazer de volta a vida seu falecido neto através de um ritual satânico. Mas mexer com forças das quais não se conhecem a extensão pode ser um erro com graves consequências. Esse é um outro exemplo de filme que merecia bem mais. Ele é tenso, tem atuações excelentes, com destaque ao casal de idosos, e com um roteiro bem fechado e bem-feito, com os personagens tomando decisões achando que estão fazendo uma coisa mais simples do que realmente parece. Assistam!

O Predador: A Caçada (Prey, 2022): Naru é um membro de uma tribo comanche que apesar dos opositores, deseja ser uma caçadora. Ao ver um sinal estranho no céu ela acredita que sua hora chegou, mas o que não sabe é que sua primeira caçada poderá não ser tão simples quanto se espera. Predador é uma franquia que nasceu e cansou já bem rápido. Um primeiro filme bacana seguido de um segundo nada bom, um terceiro bem ok e um quarto horrendo, fora o crossover com Alien que passa longe de bom, mesmo com um primeiro filme bagaceira divertido até. Foi somente em Prey que pudemos ter um filme que traria novamente um clima de tensão e terror, além de uma bela batalha entre a protagonista Naru e o Predador do jeito que gostamos no primeiro, tensa e com uso não só de força como também de inteligência e artimanhas.

Com isso eu encerro o mês de Halloween, espero que tenham gostado das dicas e caso queiram deixar aqui uma dica ou uma opinião sobre, é só usar os comentários. Obrigado por acompanhar até aqui e vejo vocês na próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *