Search

Outubro das Bruxas Aleatoriezado – Found Footage

O mês das bruxas chegou cambada e com ele vem esse que vos fala com indicações de filmes de terror para aqueles que gostam de deixar seus dias um pouco mais divertidos com alguns sustos e tensões. Eu decidi fazer esse especial da seguinte maneira, cada semana eu vou pegar uma temática do meio do terror e indicar alguns filmes que gosto dentro daquele tema.

Para começar eu trago indicações de um gênero de filmes que teve seu boom no começo dos anos 2000, mas que é um pouco mais velho que isso, o Found Footage. Mas o que é o Found Footage? Found Footage em tradução literal seria “Filmagens encontradas” e é um gênero em que a câmera é também um personagem do filme, como em uma filmagem caseira. Esses filmes podem ser em formato de documentário ou a apresentação das fitas nuas e cruas mostrando o que aconteceu e o que vamos ver. O gênero tem como seu grande expoente A Bruxa de Blair, mas o primeiro que temos conhecimento é Holocausto Canibal, um filme sobre um grupo de cinegrafistas que vão filmar uma tribo canibal e seus costumes.

Agora que falei um pouco do gênero para os menos familiarizados, vamos paras as indicações de arrepiar.

O Segredo do Lago Mungo (Lake Mungo, 2008)

Após a perda de Alice, sua filha, a família Palmer passa a experienciar estranhos fenômenos que acreditam ser o fantasma de sua filha. Porém essa investigação pode levar a caminhos sombrios e inesperados e expor coisas que nenhum deles jamais esperariam. Lago Mungo é um filme que leva tempo para introduzir seu cenário, mostra a família, como sentem falta da filha e como essa aparição fantasmagórica é algo que perturba não só de forma assustadora, mas também com o seu luto. O filme tem uma primeira virada no meio dele e depois disso vai sucedendo em várias viradas, guardando a última para os seus minutos finais. É um filme que eu gosto muito e recomendo bastante.

Noroi – A Maldição (Noroi, 2005)

Masafumi Kobayashi é um investigador paranormal (Essas coisas são comuns no Japão inclusive) que está fazendo um documentário sobre uma série de mortes e fenômenos estranhos que à primeira vista parecem completamente desconectados, mas que um fio os liga a um estranho vilarejo e seus ritos. Noroi é excelente, no começo tudo de fato parece completamente isolado e à medida que a investigação de Masafumi prossegue nesse que é o seu último filme, o nosso queixo vai caindo com o que está por trás disso.

A Medium (Rang Zong, 2021)

O filme segue Nim, uma médium em uma pequena vila que desconfia que sua sobrinha pode ser a pessoa que irá suceder seu trabalho com a médium da vila devido às mudanças em seu comportamento que condizem com isso. O que ela não sabe é que algo a cercas e pode não ter boas intenções. A Medium é um daqueles filmes que começa parecendo ser um terror psicológico e depois descamba em uma série de coisas absurdas ocorrendo de forma frenética na tela. É interessante também ter um vislumbre de uma cultura diferente da nossa e como uma história tão arrepiante pode sair disso. 

Hell House LLC (Mesmo título, 2015)

Aposto que vocês já viram em rede sociais alguns vídeos sobre casas assombradas, que são tipo aqueles antigos trens fantasmas, mas que são realmente uma casa e você paga para ser assustado de maneiras diferentes, desde barulhos do nada até monstros te perseguindo. Hell House LLC segue um grupo de jovens que pretendem abrir uma casa desse tipo, mas logo na inauguração um acidente acontece e 15 pessoas morrem lá dentro. O filme então vai nos mostrando os bastidores, desde a chegada dos donos para aprontar a casa até o fatídico acidente que mata essas pessoas. Acredito que existam títulos melhores, mas quis sair um pouco do circuito mais conhecido e aproveitei para trazer esse que é um filme que pode garantir bons sustos e é bem mais divertido do que parece. Ele peca em alguns quesitos, mas acho a atmosfera dele bem bacana, e os palhaços estranhos podem dar um medo se você entrar na vibe.

Deadstream (Mesmo Título, 2022)

Para fechar a lista eu trago um terrir divertido sobre um youtuber cancelado depois de fazer algumas coisas no mínimo criminosas e que para tentar se reerguer decide passar a noite naquela que seria a casa mais mal-assombrada dos EUA. O que era para ser uma noite levemente tranquila com um susto montado aqui e ali vira uma luta pela própria vida enquanto foge daqueles que estão preso nessa casa. Deadstream é muito divertido, com uma mistura bem equilibrada entre terror e comédia que tem seus momentos de risos, mas também de grande tensão. Diversão garantida.

 

E chegamos ao fim dessa primeira lista, espero que gostem das indicações. Deixem comentários do que acharam, mesmo que seja para xingar por não terem gostado. Eu já trabalhei em locadora, tô acostumado com uns xingão. Hahahahahaha

 

Foto de capa por Pressmaster de Envato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *