Search

Não deixe para amanhã

Foto: uma ampulheta de vidro com areia vermelha em cima de um livro nos lembrando para não deixar as coisas importantes para amanhã. #pracegover

Você já parou para pensar em quanto tempo ainda temos?! Pergunta que nunca teremos uma resposta concreta, mas muitas pessoas vivem como se fossem “imortais” e esquecem que temos prazo de validade. Claro, que não é saudável pensarmos somente nisso, mas são pensamentos que muitas vezes nos pegam de surpresa. Confesso que, durante este tempo de confinamento, pensei muitas vezes nessa questão. Aliás, momento propício para reflexões.

Sabe aquele curso que você está há anos pensando em fazer?! E a dieta que toda segunda é adiada para a próxima semana?! E aquele papel em branco aguardando novas ideias?! Que tal começar a se exercitar para não enlouquecer?! E aquele pedido de desculpas que o orgulho te obrigou a guardar?! Ou aquela declaração de amor que a falta de coragem te intimidou?! Tem também aquele amigo (a) distante aguardando uma ligação?! Em todos esses questionamentos falta apenas um item: atitude. Acredite, o isolamento social está lhe dando uma chance de fazer tudo isso – à distância.

Se você pode tomar uma atitude positiva “no amor”, não espere “a dor” para fazê-la. Vi amigos que estavam distantes retomando amizades após a perda de um ente querido, familiares que não tinham mais proximidades se reaproximando em vídeochamadas, possíveis romances se iniciando – mesmo sem proximidade física. Uma coisa que sempre digo: se você tem vontade, faça.

Como nem todas as flores são naturais, o distanciamento social fez com que flores plásticas tomassem forma, no caso, negativa. Percebi que algumas amizades não eram amizade, era interesse. Vi a inveja brotando de pessoas que arrotam santidade, vi pessoas egoístas, mesquinhas, totalmente sem noção. As máscaras de pano caíram e deram vez ao mau caratismo gratuito. Reveja tudo isso e pare de regar flores de plástico.

Muito dizem que sairemos melhores pós pandemia, eu não acredito. Acredito que quem é bom sairá ainda melhor e quem é ruim, saíra muito pior. Que saibamos sempre reconhecer estes tipos de pessoas entre nós.

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Assista a um filme, maratone uma série, faça uma ligação, toque um instrumento, mande uma mensagem, faça uma homenagem ou uma surpresa, ame, declare, dance, se exercite, estude, cozinhe, plante, troque os móveis de lugar, limpe a casa, tente uma receita diferente, ouça sua playlist preferida, perdoe – perdoar não é ter que conviver, perdoar é libertação para que você siga em paz com você mesmo (a).

Sabia que hoje é Dia do Amigo?! Já agradeceu os seus por existirem?!

Nunca saberemos quando será o último beijo, o último abraço, a última declaração, o último lambeijo do seu pet, o último olhar apaixonado, a última transa, o último café da manhã, a última viagem, a última ligação, a última vez. Se for verdadeiro demonstre antes que seja tarde. Não deixe para amanhã, amanhã pode ser tarde demais.

Para ver mais textos de Daniela Houck, confira sua coluna Café com Respeito!

Entre em nosso grupo de WhatsApp Boletim Pró Diversidade e receba notificações das publicações do site.

2 respostas

  1. Esse texto reflete muito o que estou sentindo neste momento… No último sábado tentei me reaproximar de um amigo que não via há anos… Postei uma foto no instagram, marquei ele, segui ele de novo. Não demorou muito pra me chamarem na DM para me dar a má notícia, ele faleceu em um acidente no mês passado… fiquei triste… Então, não deixe para amanhã…

    1. Puxa, sinto muito Dan. Tive esse péssima experiencia com uma amiga da faculdade, passei anos a procurando e quando consegui contato ela já havia falecido. Fiquei em choque e triste por muito tempo. Até hoje não me conformo que ela se foi tão cedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *