Search

Música

Hoje não é o Rock And Roll Hall Of Fame… é Rock And Roll All Nite And Party Every Day!

por Anderson Andrade

Abril foi um mês agitado para o mundo da música, principalmente na “gringa” com o hall da fama do rock´n roll ocorrido no dia 10, que incluiu nomes como Peter Gabriel, E Street Band banda o qual Bruce Springsteen é vocalista (este já incluso como artista solo desde 1999) e Cat Stevens, que adotou o nome Yusuf Islam após sua conversão ao islamismo, o falecido Brian Epstein e Andrew Loog Oldham, o primeiro foi empresário dos Beatles e o segundo ainda vivo dos Rolling Stones.

Nirvana (a esquerda) e Kiss (a direta) entraram para o hall da fama do rock

Além deles Linda Ronstadt e a dupla Hall & Oates também entraram para o hall da fama e claro em termos de popularidade duas bandas que fizeram história no rock uma com pouco tempo de carreira de 87 a 94, mas influenciou muita gente que veio depois e outra que está na ativa há 40 anos: Nirvana e Kiss.

O ex-baixista e o ex-baterista do Nirvana, Krist Novoselic e Dave Grohl, além ex- guitarrista Pat Smear (sim o próprio Kurt disse que o Nirvana foi fundado para ser um quarteto com duas guitarras) tocaram acompanhados por Kim Gordon, ex-Sonic Youth, St. Vincent, vocalista da banda que leva seu nome, e a jovem Lorde, que sequer era nascida quando Kurt Cobain morreu, em 5 de abril de 1994 e é claro Joan Jett.
“Os fãs do Nirvana me param todos os dias e agradecem pela música. Quando ouço isso, penso em Kurt Cobain”, disse Novoselic em trecho do seu discurso de agradecimento.

Já Dave Grohl lembrou que foi o quinto baterista a fazer parte da banda e o mais sortudo deles, citando dois em especial, Dale Crover e Chad Channing, o primeiro foi baterista da banda Melvins (Grohl é fã assumido do cara e da banda, assim como todos do Nirvana eram) e o segundo foi quem tocou no primeiro álbum e criou algumas linhas de bateria para o segundo e mais famoso disco da banda o Nervermind. Courtney Love (viúva de Kurt Cobain), surpreendendo a todos, abraçou os dois integrantes do Nirvana, com quem sempre teve sérios desentendimentos, inclusive com brigas na justiça disse que o marido teria gostado da homenagem.

Se por um lado houve uma reunião de ex-integrantes e até uma reconciliação, o Kiss não se apresentou no evento devido a desentendimentos dos seus integrantes e os organizadores do evento que queriam que a formação original tocasse, para alegria de muitos e inclusive minha!

Em mensagem divulgada pela banda em seu site oficial eles alegam que era “uma situação emocional em que não há maneira de satisfazer a todos”. E foram além dizendo que “Nossa intenção é honrar a história do Kiss e dar crédito a todos os componentes, incluindo Tommy Thayer e Eric Singer, Bruce Kulick e Eric Carr mais, que levaram a banda a ser o que é, independentemente do ponto de vista do Hall da Fama do Rock’n’Roll Hall”, escreveu a banda em seu site. “Embora o Kiss tenha notável progresso sem eles, Ace e Peter fazem parte da base do que criamos”.

Escreveu o Kiss em seu site que “Foram mais de 13 anos desde que o grupo original começou a tocar com maquiagem e acreditamos que não poderíamos melhorar essas memórias, para chegar a uma conclusão rápida, decidimos não tocar e nos concentrar em celebrar a nossa inclusão no Hall da Fama do Rock’n’ Roll”.

Contudo a Banda não fizeram menção no comunicado ao ex-guitarrista Vinnie Vincent, que ajudou a lançar a era desmascarada do grupo e Mark St. John, que esteve na formação em 1984 e morreu em 2007.

Mesmo sem a “reunião” do quarteto original para tocar na inclusão da banda no Hall da Fama do Rock´n Roll é de certa maneira uma justiça a uma das bandas que influenciou grandes bandas, como o próprio Nirvana.

Neste mesmo sentido disse Tom Morello do Rage Against the Machine, que é fã declarado do Kiss, em um trecho do seu discurso de apresentação: “A noite de hoje prova, sem sombras de dúvidas, que os bullies da escola estavam errados. Os fãs do Kiss estavam certos. Impacto, influência e grandiosidade – O Kiss tem tudo isso. Hoje não é o Rock And Roll Hall Of Fame. É Rock And Roll All Nite And Party Every Day Hall Of Fame!”.

E assim duas das bandas mais conhecidas dos últimos tempos que não eram grupos aclamados pela crítica e sim pelas multidões foram reconhecidas pela sua importância e contribuição para o mundo da música!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *