Search

Marcos e o Convênio de Saúde

Vocês já ouviram falar de um filme chamado Margot e o Casamento? Em um breve resumo é um filme em que a Nicole Kidman faz de tudo para a irmã largar o Jack Black porque ela acha que ele é um fracassado. Apesar de usar o título como base e essa história ser toda como o que precisamos é brigar pelas melhorias do SUS e como convênios de saúde são uma bosta tremenda e a rede particular não tem é isso como dizem, ainda acho que minha história é um pouco menos comédia dramática e mais um dramalhão cheio de burocracias absurdas.

Tudo começa quando em consenso com os maridos eu decidi pegar um plano de saúde para facilitar a remoção de um pequeno tumor que eu tenho. É um tumor benigno, mas de uns anos para cá ele vem crescendo, ou seja, mesmo que não represente um risco para minha saúde diretamente, ele incomoda bastante.

Bom, a missão foi dada, então fui em busca de possíveis convênios que fossem dentro do que podemos pagar e fossem razoáveis. Então encontramos um que podemos chamar de Sorrisão. O Sorrisão tinha em seu catálogo um bom número de hospitais e especialidades, então era inclusive uma chance de fazer um check-up completo para ver o que mais eu tenho e tratar da minha saúde. Bom, agora vamos para um dos maiores inimigos que o intrépido herói irá enfrentar no decorrer de sua jornada: A carência.

Apesar de utilizar de uma menor carência, eu ainda precisei esperar por 6 meses para poder ter acesso completo a fazer todo o tipo de exame, mas vamos lembrar que nesse período ainda pagamos integral, fora a taxa de entrada. Somente depois disso eu conseguir fazer exames cardíacos mais complicados que antes o plano não cobria, minha possível cirurgia também sairia nesse período, pois é um processo pouco complexo. A carência se foi, menos a de lesões pré-existentes tipo meus problemas de vista que são dois anos (Nesse caso se eu precisasse de qualquer tratamento de alto custo eu OBRIGATORIAMENTE teria que esperar dois anos para tratar), então eu fiz os exames, a cirurgia e estou feliz e contente e assim acaba minha histó…

Bom, não é bem assim. Eu fiz todos os exames como deveria ser feito e então eu esbarrei no final do ano eu esbarrei no primeiro problema: Eu tinha uma anomalia na minha aorta ascendente, um aneurisma. Trocando em miúdos, a aorta, uma artéria importante do nosso corpo, não fechava por completo ao bombar o sangue, então parte do meu sangue circulava, mas uma parte voltava para o meu coração o que fazia ele inchar.

Apesar de tudo em um primeiro momento o cardiologista achou que poderia ser possível fazer a cirurgia, mas me pediu para entrar em contato com um cirurgião cardíaco para ver melhor essa parte. Entrei em contato com um e ele me pediu uma série de novos exames que não trouxeram boas notícias, o dano na aorta era maior do que o esperado e uma cirurgia seria necessária para corrigir. Não só isso, após a cirurgia eu precisaria fazer check-up ao menos uma vez ao ano e a cada 10 anos mais ou menos eu preciso voltar para fazer um cateterismo para checar a prótese no coração.

Fiz todos os exames necessário, menos um, que achei um local para fazer, mas a máquina não conseguia fazer com os números de batimentos que eu tinha (A máquina precisava de 65 e eu tenho normalmente 80). Eu tentei ir em dois dias diferentes, tomei medicações que até conseguiram diminuir meus batimentos, mas minha pressão caia drasticamente junto. Então entrei em contato com o plano para que eles encontrassem um local onde eu poderia conseguir fazer o exame, alguns aparelhos conseguiriam captar com um maior número de batimentos cardíacos, e a resposta que tive foi “um prazo de 21 dias úteis para isso”.

E eles usaram cada segundo desse dia para analisar meus exames, que médicos já tinham feito, depois que aprovaram (E eu fui notificado de que foi aprovado) ainda foi para o setor de marcação e só então, já nos últimos dois dias do prazo, um mês inteiro rodado, pois eram dias úteis, eu recebi duas indicações de lugar, o primeiro deles o exato local onde não conseguir fazer, mas o segundo foi um novo aonde eu fui e consegui fazer. Exame feito, fiz a cirurgia e tudo deu muito certo gente… Só que não mesmo.

Agora eu tinha todos os exames em mãos, só faltava a cirurgia que havia sido autorizada, mas a guia venceu então eu precisava de uma nova autorização. Bom, eu já tinha sido aprovado uma vez certo? Até exame de anestesia eu fiz! Não tinha erro! Mas minhas caras pessoas, é agora que a coisa azeda o pé do frango com gosto…

A primeira autorização venceu, mas uma segunda no hospital que escolhi dentre as opções não vinha de maneira alguma. Entrei em contato com o médico, com a Sorrisão, e nada e ninguém me explica muita coisa até que um dia a secretária do médico decidiu abrir o jogo de maneira discreta e falou que a Sorrisão não tinha pagado o hospital e por isso não tinha a aprovação. Bom, nesse caso era só ter me avisado para mudar de local né? Mas não, ao invés disso, eu quem fui atrás disso e consegui mudança para um outro hospital que… também não recebeu aprovação.

Foi então que já sem qualquer esperança, uma pessoa apareceu para ajudar a salvar o dia. A ideia desse nosso grande herói foi simples, entrar com uma liminar contra o convênio já que ele havia aprovado o processo antes, então que desse jeito para aprovar novamente já que meus pagamentos estavam em dia. Com a liminar em ação não demorou nem 24 horas para eu receber o contato de que eu tinha sido aprovado e de que eu faria a cirurgia em breve.

Agora sim a cirurgia foi feita, mas quero ressaltar que apesar de parecer ter sido um procedimento pouco demorado pela maneira como conto (ao menos acho que parece rápido do jeito que contei) o período que demorei entre detectar o problema e fazer a operação que poderia ter sido de 3 meses no máximo, foi de mais de um ano. Agora imaginar viver com a insegurança de que precisa fazer uma operação e não consegue porque precisa passar por prazos, tendo de ligar constantemente para o serviço que você paga porque você quer saber a que pé estão as coisas e eles se recusam a te dar informações, ou dão informações super vagas.

Bom, como a operação foi um sucesso creio que vocês até tenham esquecido do outro procedimento do tumor né? Mas calma, que eu não esqueci e agora voltaremos para ele. A cirurgia na aorta não foi um procedimento fácil, acredite mesmo após quase 6 meses eu ainda tenho dores no meu esterno, mesmo assim voltei minha atenção para o meu tumor e para os meus exames pós cirúrgicos para checar como o coração está e fazer a retirada, marquei o cirurgião que pediu para eu checar com o cardiologista como estou, ele pediu por um novo exame que apesar de constar no catálogo do plano quando eu entrava em contato com os locais ele não aceitavam o convênio.

Novamente eu precisei ligar e novamente passei pelos 21 dias úteis que viram um mês fácil até obter sucesso nessa empreitada, mas se você acha que as coisas estavam complicadas, agora a reviravolta maior vai deixar tudo ainda mais gostoso, eu garanto!

Eu recebi um contato da agência financeira do convênio me perguntando se eu tinha interesse em procurar outro convênio porque o Sorrisão IA PARAR SUAS ATIVIDADES EM ALGUNS DIAS E NÃO ME NOTIFICARAM! Com essa grande novidade jogada na minha cara logo cedo por uma agente de vendas eu decidir pelo óbvio, procurar um novo plano de saúde o mais breve possível. Mas havia um pequeno problema, eu não desisti do plano, ele quem desistiu de mim, então não seria justo eu precisar encarar mais um novo período de carência, principalmente porque agora eu tinha um tratamento acontecendo, certo? Em tese eu estou certo, existe um documento que pode me garantir essa transferência sem que eu precise cumprir carência, mas estamos falando de gente que quer grana, que trata saúde como um mercado e obviamente eles encontraram qualquer mínimo detalhe para tentar barrar as propostas, fosse pedir documentos novamente por um detalhe ínfimo, fosse dizendo que a resolução da foto do documento estava ruim e precisavam de outra, tudo que puderam fazer para não aceitarem eles fizeram, resultando no estado em que estou hoje: Com tumor, que cresceu de forma anormal dentro de dois anos segundo o último médico com quem falei e viu meus exames, com meu tratamento da cirurgia ainda em andamento e descartado porque para um desgraçado que já lucra rios de dinheiro com a saúde alheia, acatar minha proposta é ruim demais para os seus negócios.

No fim não pense que eu acho que vou ficar sem tratamento, é claro que vou recorrer aos meios que eu puder, sendo o SUS um deles. Recorri e recorro novamente, e te digo, toda essa jornada que eu passei poderia ter sido resolvida em menos de 1 ano, mas as burocracias de um plano que eu PAGAVA DIRETAMENTE PARA ELE, e caro, porque houve um reajuste brutal e eu passei a pagar mais de 200 reais de um mês para outro, era tão burocrático quanto o SUS.

2 respostas

  1. Plano de Saúde Não é assim “uma Brastemp”! Tomografias e Ressonâncias Magnéticas são mais protocolos médicos do que “eficientes”! E os Planos de Saúde brecam requisições com datas próximas de exame e da reavaliação, desses exames! O que as pessoas Desconhecem é que doenças cardíacas tem prioridade hospitalar e clínica, mesmo que os Planos de Saúde tenham burocracia nas Autorizações, use o SUS como Cidadão que é; depois o SUS cobra ressarcimento ao Plano de Saúde!

  2. Eu trabalhei em um convênio e é medonho como tratam a saúde de pessoas. Sem contar que os médicos parecem incapazes de dar orientações por completo e também explicar passo-a-passo dos diagnósticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *