Search

Laura Dean a Graphic Novel que muitos (as) deveriam ler

Muitas vezes estamos em um relacionamento abusivo e não conseguimos compreender que aquele ciúme não é amor, que aquelas palavras ofensivas não são carinho. Ao ler Laura Dean Vive Terminando Comigo da autora Mariko Tamaki você será apresentado (a) a uma relação abusiva lésbica.

A Graphic Novel conta a história de Freddy Riley uma garota do ensino médio que namora Laura Dean, a garota mais popular e descolada da escola. Tudo que Freddy quer é estar com Laura, mas Laura não parece estar na mesma sintonia, pois só tem tempo para si mesma.

Freddy faz de tudo para tentar agradar a Laura Dean, e neste processo acaba muitas vezes se sentindo inferior a Laura, em muitos momentos da história você vai percebendo o quanto Freddy se anula para tentar fazer Laura feliz, para se sentir parte de algo, para se sentir desejada.

Laura Dean sabe que é bonita e adora ver Freddy implorando por migalhas de atenção, na verdade ela é uma narcisista que adora ser o centro das atenções e não tem empatia alguma por Freddy. Freddy fica muito perdida com os sinais que Laura Dean manda, em alguns momentos ela é extremamente carinhosa e em outros é a pessoa mais sacana que você já viu.

Muitos podem ficar surpresos, mas relacionamentos abusivos em relações LGBTQI+ são muito comuns, eu mesmo atendo muitos pacientes passando por esta situação. Você pode questionar, mas como que uma pessoa se permite passar por tudo isso?

Vários fatores podem levar uma pessoa aceitar ficar em uma relação abusiva. Um dos fatores principais é a baixa autoestima, você está em um momento de carência, muitas vezes se sente sozinho(a), acha que ninguém vai gostar de você, tem medo de ficar só para sempre, aí neste momento você conhece uma pessoa que “preenche” estas suas carências, suas inseguranças.

Em primeiro momento você vai se sentir maravilhosamente bem, mas o perigo é que quando estamos com uma baixa autoestima, quando estamos carentes, acabamos não sendo seletivos, aceitamos o que vier, pois é o que achamos que merecemos. E neste processo não conseguimos perceber que a indiferença do parceiro não é carinho, que a violência física e emocional não é amor.

Laura Dean Vive Terminando Comigo é uma Graphic Novel extremamente necessária, ela não aborda a violência física em um relacionamento abusivo, mas ela retrata a violência emocional e como as questões de baixa autoestima se intensificam quando estamos em um relacionamento abusivo.

Um fato importante de sabermos é que a comunidade LGBTQI+ tende a ter uma grande porcentagem de baixa autoestima, isso ocorre devido ao fato de vivermos em uma sociedade heteronormativa que em muitos momentos discrimina sua existência, suas vivencias. Vamos usar o Brasil como exemplo; vivemos no país que mais mata LGBTQI+, pessoas trans e travestis são as mais assassinadas. Como ter sua autoestima elevada, como ter sua saúde mental em dia quando suas vivências são negadas?
Ok, você pode ter compreendido o porquê de Freddy Riley aceitar estar nesta relação, mas pode se questionar sobre Laura Dean, pois ela também é da comunidade LGBTQI+, mas está sendo a abusadora, o que acontece?

Laura Dean também sofre de baixa autoestima, muitos podem achar que ela é pessoa mais popular da escola, a pessoa mais descolada, mas na verdade ela é insegura, não tem confiança nela mesma, precisa estar sempre se reafirmando como pessoa para se sentir bem, precisa fazer Freddy se sentir inferior para que fique bem consigo mesma, ver sua parceira feliz e segura não é bom para ela, pois isso vai gerar inseguranças nela.

Mas Ibson você não falou no começo do texto que Laura Dean é uma pessoa narcisista, pessoas narcisistas não são seguras de si? Digo para você meu querido (a) leitor (a), pessoas narcisistas têm como fator predominante no transtorno de personalidade narcisista a baixa autoestima, elas são extremamente frágeis, inseguras e muitas vezes se escondem atrás de um comportamento de arrogância e uma falsa imagem de segurança de si.

Pessoas narcisistas não conseguem ver pessoas próximas felizes e com sua autoestima elevada, isso faz ela ter que olhar para o seu eu e isso não é bom, inconsciente e algumas vezes consciente ela vai arrumar uma forma de desqualificar você, desvalidar, fará você sentir-se inferior e desta forma ela se sentirá confortável com esta relação.

Não vou contar spoilers sobre Laura Dean Vive Terminando Comigo, pois é uma história muito gostosa de ler e descobrir, desejo que você compre e descubra o que aconteceu com Freddy Riley e Laura Dean. Esta Graphic Novel foi a ganhadora de 3 prêmios EISNER AWARDS como a HQ vencedora, no Brasil ela saiu pela editora Intrínseca.

Você pode conhecer uma Freddy ou uma Laura, você pode ser uma Freddy ou uma Laura, neste caso a terapia pode ajudar muito, procure ajuda.

Fotos de Capa e Artigo: Google/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *