Search

Grammy Awards – Pela quarta vez mais do mesmo

No último domingo (05 de fevereiro) aconteceu a 65.ª cerimônia anual do Grammy Awards, uma cerimônia de premiação da “Academia de Gravação” (do inglês The Recording Academy) dos Estados Unidos, que presenteia anualmente os profissionais da indústria musical com o prêmio Grammy, em reconhecimento à excelência do trabalho e conquistas na arte de produção musical e, provendo suporte à comunidade da indústria musical, não levando em consideração o número de vendas e o tempo nos charts e sim a proficiência técnica e a excelência na indústria musical.

A premiação americana mais uma vez agitou as redes sociais e mesmo com o recorde quebrado pela cantora Beyoncé, se tornando a artista mais premiada de todos os tempos com 32 gramofones, mas que ainda assim não levou os principais prêmios da noite.

Entre os destaques da noite tivemos a Lizzo ganhando a gravação do ano e Viola Davis tornando-se a mais nova integrante do seleto grupo do EGOT, artistas ganhadores das quatro principais premiações americanas: Emmy, Grammy, Oscar e Tony Awards. A atriz levou o Grammy 2023 na categoria melhor audiobook, com sua biografia “Finding Me”.

Viola Davis

Alguns dos ganhadores inclusive deixaram muita gente indignada, eu incluso. Não vou negar que achei alguns ganhadores questionáveis e não falo da categoria de revelação, apesar de não ter conhecido a ganhadora até ela ser anunciada!

Na categoria revelação tínhamos os já conhecidos do grande público Anitta e os italianos do Maneskin, Omar Apollo e Latto e ao ver os outros indicados era obvio pensar que por serem populares o troféu seria de um deles, e não de uma cantora de jazz chamada Samara Joy! Para quem gosta de apostas, a vitória de Joy, que também levou o prêmio de álbum de Jazz, deve rendido muito dinheiro.

Mas quem é Samara Joy e como a Anitta foi perder para ela?

Joy viralizou no TikTok fazendo uma cover de Take Love Easy” de Ella Fitzerald aos 18 anos de idade, e graças a ele conseguiu contrato com uma gravadora. Além disso, recebeu outro importante prêmio, o Sarah Vaughan International Jazz Vocal Competition. Ainda que seja desconhecida da grande massa, só no TikTok, ela acumula mais de 243 mil seguidores! E a resposta para a segunda pergunta fica ao seu critério, mas como disse anteriormente a Academia não leva o quesito popularidade como base para premiar alguém.

Ainda que Anitta não tenha vencido o prêmio de artista revelação, não significa que o Brasil não tenha levado nenhum Grammy. O grupo Boca Livre recebeu o Grammy de “Melhor Álbum de Pop Latino” com o trabalho “Pasieros”, o disco que teve a colaboração do panamenho Ruben Bladés, superou artistas como Sebastián Yatra e Christina Aguilera.

Outra grande surpresa foi o anúncio de melhor álbum de R&B no qual o pianista Robert Glasper foi premiado causando indignação até em um dos concorrentes, o rapper Chris Brown.

 

O rapper até reclamou nas redes sociais de não ter ganhado, pois, nem ele conhecia o pianista Robert Glasper! E confesso que também não o conhecia, mas estou escrevendo este texto ouvindo o álbum Black Radio III e ele um álbum bem gostoso de se ouvir e tem participação de artistas como Jeniffer Hudson, H.E.R e Ty Dollar $ign entre outros.

 

Agora a grande polêmica da noite nas redes sociais e na imprensa foram o álbum do ano e canção do ano vencidos por Harry Styles e Bonnie Rait respectivamente, a impressão é de que o Grammy e a academia muitas vezes premiam mais pelo fato de cantores serem brancos ou serem cantores de country.

Neste ano com mais um álbum digno de ser o do ano, pela quarta vez a artista mais indicada e agora premiada do Grammy não leva os prêmios principais, exceto em 2010 quando ela venceu a canção do ano com “Single Ladies (Put a Ring on It)”.

Em um trecho do seu discurso, Harry Styles disse que “Isso não acontece para pessoas como eu com muita frequência. Muito obrigado”. Com todo o respeito, confesso que não entendi o que ele quis dizer com isso, já que a academia costuma privilegiar artistas homens, brancos e cis – o caso de Styles.

O Grammy e sua academia parecem insistir nesse erro de que a sua artista mais premiada não é digna de ter um AOTY, o que é uma pena.

All medias were taken from Grammy Awards on Google

Toda a mídia usada foi retirada do Google e a fonte é o Grammy Awards

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *