No último domingo (05 de fevereiro) aconteceu a 65.ª cerimônia anual do Grammy Awards, uma cerimônia de premiação da “Academia de Gravação” (do inglês The Recording Academy) dos Estados Unidos, que presenteia anualmente os profissionais da indústria musical com o prêmio Grammy, em reconhecimento à excelência do trabalho e conquistas na arte de produção musical e, provendo suporte à comunidade da indústria musical, não levando em consideração o número de vendas e o tempo nos charts e sim a proficiência técnica e a excelência na indústria musical.
A premiação americana mais uma vez agitou as redes sociais e mesmo com o recorde quebrado pela cantora Beyoncé, se tornando a artista mais premiada de todos os tempos com 32 gramofones, mas que ainda assim não levou os principais prêmios da noite.
Entre os destaques da noite tivemos a Lizzo ganhando a gravação do ano e Viola Davis tornando-se a mais nova integrante do seleto grupo do EGOT, artistas ganhadores das quatro principais premiações americanas: Emmy, Grammy, Oscar e Tony Awards. A atriz levou o Grammy 2023 na categoria melhor audiobook, com sua biografia “Finding Me”.
Alguns dos ganhadores inclusive deixaram muita gente indignada, eu incluso. Não vou negar que achei alguns ganhadores questionáveis e não falo da categoria de revelação, apesar de não ter conhecido a ganhadora até ela ser anunciada!
Na categoria revelação tínhamos os já conhecidos do grande público Anitta e os italianos do Maneskin, Omar Apollo e Latto e ao ver os outros indicados era obvio pensar que por serem populares o troféu seria de um deles, e não de uma cantora de jazz chamada Samara Joy! Para quem gosta de apostas, a vitória de Joy, que também levou o prêmio de álbum de Jazz, deve rendido muito dinheiro.
Mas quem é Samara Joy e como a Anitta foi perder para ela?
Joy viralizou no TikTok fazendo uma cover de Take Love Easy” de Ella Fitzerald aos 18 anos de idade, e graças a ele conseguiu contrato com uma gravadora. Além disso, recebeu outro importante prêmio, o Sarah Vaughan International Jazz Vocal Competition. Ainda que seja desconhecida da grande massa, só no TikTok, ela acumula mais de 243 mil seguidores! E a resposta para a segunda pergunta fica ao seu critério, mas como disse anteriormente a Academia não leva o quesito popularidade como base para premiar alguém.
Ainda que Anitta não tenha vencido o prêmio de artista revelação, não significa que o Brasil não tenha levado nenhum Grammy. O grupo Boca Livre recebeu o Grammy de “Melhor Álbum de Pop Latino” com o trabalho “Pasieros”, o disco que teve a colaboração do panamenho Ruben Bladés, superou artistas como Sebastián Yatra e Christina Aguilera.
Outra grande surpresa foi o anúncio de melhor álbum de R&B no qual o pianista Robert Glasper foi premiado causando indignação até em um dos concorrentes, o rapper Chris Brown.
O rapper até reclamou nas redes sociais de não ter ganhado, pois, nem ele conhecia o pianista Robert Glasper! E confesso que também não o conhecia, mas estou escrevendo este texto ouvindo o álbum Black Radio III e ele um álbum bem gostoso de se ouvir e tem participação de artistas como Jeniffer Hudson, H.E.R e Ty Dollar $ign entre outros.
Agora a grande polêmica da noite nas redes sociais e na imprensa foram o álbum do ano e canção do ano vencidos por Harry Styles e Bonnie Rait respectivamente, a impressão é de que o Grammy e a academia muitas vezes premiam mais pelo fato de cantores serem brancos ou serem cantores de country.
Neste ano com mais um álbum digno de ser o do ano, pela quarta vez a artista mais indicada e agora premiada do Grammy não leva os prêmios principais, exceto em 2010 quando ela venceu a canção do ano com “Single Ladies (Put a Ring on It)”.
Em um trecho do seu discurso, Harry Styles disse que “Isso não acontece para pessoas como eu com muita frequência. Muito obrigado”. Com todo o respeito, confesso que não entendi o que ele quis dizer com isso, já que a academia costuma privilegiar artistas homens, brancos e cis – o caso de Styles.
O Grammy e sua academia parecem insistir nesse erro de que a sua artista mais premiada não é digna de ter um AOTY, o que é uma pena.
All medias were taken from Grammy Awards on Google
Toda a mídia usada foi retirada do Google e a fonte é o Grammy Awards