Search

Êta… A vida

Com roteiro e direção de João André Grossi, “Passagem” nos apresenta a Zeca e Mariana. Duas crianças que correm, brincam e descobrem o amor nas ruas da cidade de Mariana e, especialmente, na estação ferroviária da cidade.

      O curta de Drama/Romance mostra a felicidade de como as duas crianças vivem o momento. Em oposição à felicidade, passamos a vivenciar a tristeza do Zeca, já idoso, e interpretado pelo grande Emmanuel Cavalcanti.

      É muito interessante como a equipe criativa escolheu misturar as andanças de Zeca e Mariana crianças e o Zeca idoso, só e triste. Entre a vida do Zeca criança e do Zeca idoso existe uma vida inteira. Uma vida inteira, compartilhada com Mariana, até o momento da partida dela.

      O elenco infantil, com Duda Magalhães interpretando Mariana, e Bruno Cardoso, interpretando Zeca, nos faz sentir crianças, correndo e brincando pelas ruas da cidade. O filme conta ainda com a participação da atriz Aládia Leitão.

      “Passagem” tem fotografia, montagem e trilha sonora perfeitas. Tudo combina e se complementa. Não se espante se você sentir vontade de viver naquele lugar. Eu também senti.

      O filme deixa um longo período em aberto; quando Mariana morreu? Durante quanto tempo Zeca vive como viúvo? Como era a vida deles? Quanto filhos tiveram? Viajaram? Riram? Choraram? Viveram?

      Todos nós sabemos da finitude da vida e de como a partida de alguém que amamos dói. Perder uma pessoa que foi companheira a vida toda é muito difícil, afinal, de duas vidas se faz uma. E quando esta vida, vivida a dois, tem um rompimento… Sim. Compreendemos toda a expressão de tristeza do Zeca.

      “Passagem” é mais uma preciosidade do cinema brasileiro, um curta com poucos minutos de duração, mas que conversa muito com o espectador e nos traz muitas reflexões sobre como compartilhar a vida com outra pessoa. Nem tudo são flores e nem tudo é totalmente imperfeito. A vida precisa ser vivida, até o dia em que o nosso vagão, do nosso trem, irá parar na nossa estação.

 

FICHA TÉCNICA:

Passagem

Gênero: Romance, Drama

Ano: 2013

País: Brasil

Direção: João André Grossi

Roteiro: João André Grossi

Duração: 15 minutos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *