Search

Ep. 15 – Prevenção também é um ato de amor.

Ep 15
Prevenção também é um ato de amor? Sim! Mas não seria prevenir? Não, pois a prevenção não significa que a gente possa prevenir alguém sobre alguma coisa, mas sim disponibilizar ferramentas de prevenção para que a pessoa esteja segura de suas escolhas, que tenha alternativas. E você gostaria de saber que ferramentas são estas? Assista a nosso episódio!

Quem formam nossos Facilitadores:

  • Péricles Formigoni é escritor, palestrante, ativista e diretor presidente do Instituto Pró-Diversidade;
  • Johnny Robson é assistente social e coordenador de projetos do Instituto Pró-Diversidade;
  • Marco ByM é diretor de edição do Vida Athiva, ilustrador, quadrinista, é Editor da divisão de quadrinhos do Abraço Editorial e Webmaster;
  • Vinícius Alencar é Educador Social e Professor de Artes Marciais.

O que Rolou na Live:

Apresentando nosso novo colaborador Vinícius Alencar que é educador social e professor de artes marciais, nossa proposta foi entender que Prevenção ná é simpesmente prevenir, prevenção é algo mais complexo. No nosso entendimento prevenção passa por ferramentas de informação, humanização, ativismo e qualidade de vida.

Como informação, temos de observar a qualidade de informação e onde ela é veiculada. Quais são as fontes de informação que temos e que podemos confiar e também se esta informação está disponível para todas as pessoas com o questionamento se a informação que temos sobre IST, HIV/AIDS e sobre diversidade Sexaul que temos é o suficiente para nós e para o próximo. Neste sentido é importante sabermos como trabalhar com a Mandala da Prevenção Combinada, dentre outros saberes.

E uma vez que tenhamos o conhecimento, será que sabemos como passar para outras pessoas de maneira humanizada? Humanização dis muito sobre como acolher e enteder o mundo do outro, para que a informação que a pessoa precisa saber chegue a quem precisa, e também, o fato de mantermos um canal aberto para que pessoas de dentro e fora de nossas redes consigam nos procurar em momentos de dificudades ou de dúvidas.

Para muitas pessoas, quando falamos de ativismo, elas pensam em discursos e mais discursos sem fim… não, ativismo e militancia tem de ser utilizado de maneira correta, pois a idéia trazer aliados não ficar incomodando os outros simplesmente por incomodar. O Ativista e militante pode agir o tempo todo, mas não precisa ser um “chato”, que acaba afastando as pessoas ao redor.

Por fim, qualidade de vida diz respeito de como  devemos tratar as pessoas que vivem com IST/HIV/AIDS e a Diversidade sexual e como elas querem ser tratadas. Se você é médico fale sobre a patologia, mas do contrário fale sobre como viver com qualidade de vida, com mais saúde, com mais amor enfim com uma Vida Athiva!

Para saber mais assista o episódio completo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *