Search

Ep. 13 – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Ep. 13
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, também denominadas de PICS tem se mostrando como um importante instrumento de promoção de saúde e bem-estar para pacientes de diversas patologias. Em nosso programa conheça um pouco mais de como aplicá-las de maneira prática e em alinhamento com o SUS.

Quem formam nossos Facilitadores:

  • Péricles Formigoni é escritor, palestrante, ativista e diretor presidente do Instituto Pró-Diversidade;
  • Johnny Robson é assistente social e coordenador de projetos do Instituto Pró-Diversidade;
  • Marco ByM é diretor de edição do Vida Athiva, ilustrador, quadrinista, é Editor da divisão de quadrinhos do Abraço Editorial e Webmaster;
  • Evandro Almeida é Terapeuta Integrativo no CAPS Infantil de João Pessoa e Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de João Pessoa, Paraíba.

O que Rolou na Live:

Cuidar da Saúde não se restringe a apenas exames, diagnósticos e consultas médicas, existem uma série de outros fatores que vão interferir diretamente na saúde e qualidade de vida das pessoas independente da patologia.

Nosso convidado, Evandro Almeida é Terapeuta Integrativo no CAPS Infantil de João Pessoa e Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de João Pessoa, Paraíba.

As PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) não são algo novo e nem surgiram do nada, provavelmente você deve conhecer várias e algumas são passadas de geração para geração.

Mas uma novidade é que começam a surgir Centros de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde  como o de João Pessoa na Paraíba, como uma conquista da população e que hoje disponibilizam pelo SUS vários atendimentos.

Hoje existe uma maior aceitação e procura por PICS pelas Pessoas Vivendo com HIV/AIDS e LGBTQIAP+, além do público em geral, mas nem sempre os profissionais estão preparados para este tipo de atendimento, respeitando pessoas Trans por exemplo.

Dentro de um entendimento de saúde única, os animais que convivem com a gente devem estar saudáveis para termos saúde em nossas casas, e também existem PICS para estes animais que vem sendo adotadas por veterinários.

Veja tudo isto e muito mais no nosso episódio completo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *