Search

Ep. 12 – Tuberculose e Movimentos Sociais.

Ep. 12
Apesar da Tuberculose não ser uma patologia nova para nossa sociedade muitas informações importantes sobre prevenção e tratamentos não chegam para todas as pessoas, inclusive pacientes. É importante conversarmos sobre o assunto desde a testagem até a adesão ao tratamento e sobretudo qual a importância dos Movimentos Sociais nesta causa.

Quem formam nossos Facilitadores:

  • Péricles Formigoni é escritor, palestrante, ativista e diretor presidente do Instituto Pró-Diversidade;
  • Johnny Robson é assistente social e coordenador de projetos do Instituto Pró-Diversidade;
  • Marco ByM é diretor de edição do Vida Athiva, ilustrador, quadrinista, é Editor da divisão de quadrinhos do Abraço Editorial e Webmaster;
  • José Carlos Veloso é Assistente Social, mestre em saúde coletiva, coordenador da Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose, membro do Comitê Estadual de Controle Social da Tuberculose, Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose – Mobilização Social – e Comitê de Acompanhamento. Comunitário de Pesquisas em Tuberculose.

O que Rolou na Live:

Veloso, contra pra gente qual a sua ligação com a Tuberculose e os Movimentos Sociais, nos explica que a Tuberculose é uma doença antiga que tem tratamento e possibilidade de cura, mas é importante que haja um Diagnóstico Precoce e tratamento adequado, passando sempre por um viés social da patologia.

Também abordamos os cuidados com as pessoas que convivem com alguém que tem Tuberculose
e o quando as pessoas com HIV estão mais expostas, e a necessidade de se fazer sempre exames.

Enaltecendo o papel do controle e movimentos socias dento do combaate a turberculose nos explicou também o papel da Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose e como devemos fortificar as ações em rede.

Para saber mais, assita nosso episódio completo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *