Search

Ep. 09 – Direitos que todas, todos e todes nós temos!

Ep 09
Todas, todos e todes nós temos direitos, mas a maioria das pessoas não sabe como reivindicar ou que pelo menos tem como reivindicar os seus direitos. Direitos não são benefícios nem favores ou caridade, Direitos são adquiridos por força da lei através a luta de muitas pessoas que através da militância dedicaram as suas vidas para um mundo mais justo!

Quem formam nossos Facilitadores:

  • Péricles Formigoni é escritor, palestrante, ativista e diretor presidente do Instituto Pró-Diversidade;
  • Johnny Robson é assistente social e coordenador de projetos do Instituto Pró-Diversidade;
  • Marco ByM é diretor de edição do Vida Athiva, ilustrador, quadrinista, é Editor da divisão de quadrinhos do Abraço Editorial e Webmaster;
  • Giuliano Giuseppe Trivigno é Advogado e Consultor.

O que Rolou na Live:

Direitos não são favores, prêmios, benefícios ou a bondade das pessoas. Direitos são garantidos por leis e muitas vezes conquistados pela luta de muitas pessoas que dedicaram a suas vidas na militância para hoje temos um mundo um pouco mais justo!

Alguns exemplos de direitos fundamentais são o direito à vida, à liberdade, à propriedade, à liberdade de expressão, à participação política e religiosa, à inviolabilidade de domicílio, à liberdade de reunião, entre outros de acordo com a Constituição Federal:

“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade,”

“Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.”

Dentro dos direitos trabalhistas temos que as pessoas que têm HIV/AIDS não podem sofrer discriminação no ambiente de trabalho, não podem ser demitidas por este motivo, e também não podem ter exposta a sua condição, mesmo no exame admissional ou demissional.

  • Como exemplos de direitos trabalhistas temos que: Não se pode exigir o exame de HIV para o trabalhador;
  • A empresa deve manter sigilo no caso de saber do diagnóstico;
  • Os atestados apresentados para consultas e exames não podem ser questionados quando a necessidade;
  • Discriminar pessoas com HIV/AIDS no ambiente de trabalho dá direitos a indenizações e despedida indireta.

No direito de família muita coisa mudou, desde o reconhecimento de uniões homoafetivas como a possibilidade de adoção, o que modifica a questão de heranças (direito sucessório). Exemplos:

  • Uma pessoa pode deixar 50% dos seus bens para quaisquer pessoas que não sejam seus herdeiros naturais (legítima);
  • Para deserdar uma pessoa deve-se provar indignidade;
  • Pais podem pedir alimentos para filhos e vice-versa de acordo com as situações de vulnerabilidade.

Consulte sempre um advogado! Mas quem não pode pagar pode obter orientações no Ministério Público, Defensoria Pública e também através de instituições como a nossa que podem orientar gratuitamente seus assistidos.

2019: OAB aprova súmula que proíbe envolvidos em casos de agressão contra pessoas LGBT de exercer a profissão de advogado no Brasil.
E atualmente existem várias comissões na OAB sobre direito da mulher, racismo e até mesmo questões de preconceito contra pessoas com HIV podem ser levados até a Ordem.

Veja outro direitos e informações assistindo o episódio completo:

Apreoveite também pra relembrar um epsódio da temporada passada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *