Search

Ep. 03 – A Importância de uma Rede de Apoio Ativa

Rede de Apoio Ativa

Ter uma rede de apoio é algo muito importante, conhecemos pessoas ao decorrer da nossa vida, as pessoas de nossa família, escolas em que estudamos, lugares onde moramos enfim pelo mundo afora, entretanto, o fato de conhecer pessoas e elas te conhecerem não significam que elas façam parte de sua rede de apoio, e que esteja ativa. aprenda muito mais e melhore as suas redes com nossa live de hoje!

Quem formam nossos Facilitadores:

  • Péricles Formigoni é escritor, palestrante, ativista e diretor presidente do Instituto Pro-Diversidade;
  • Johnny Robson é assistente social e coordenador de projetos do Instituto Pró-Diversidade;
  • Marco ByM é diretor de edição do Vida Athiva, ilustrador, quadrinista, é Editor da divisão de quadrinhos do Abraço Editorial e Webmaster.

O que Rolou na Live:

As pessoas em geral trabalham sempre em rede, mesmo sem perceber, elas fazem compras em redes de supermercados, usam as redes sociais e tem uma rede de amigos, família e tudo mais, mas é fundamental falar sobre este assunto e entender quem são as pessoas  fazem parte de sua rede pessoal e da nossa rede do Pró-Diversidade.

Tipos de redes, grupos e comunidades:

Quando nascemos, e até mesmo antes de nascer, a família a que pertencemos são o primeiro grupo do qual fazemos parte e estamos limitados pelos recursos deste grupo e seus acessos (redes).

A família é o primeiro grupo a que pertencemos.

Com o tempo começamos a fazer amigos, conhecemos os vizinhos em alguns casos, mas ao entrar para a escola que iremos integrara a uma comunidade (uniforme, regras, convivência com outras pessoas de outros grupos).

Na escola participamos da comunidade.

Quando ingressamos no mundo do trabalho é que passamos a integrar uma rede, uma rede de trabalhadores, de serviços, de profissionais dentre outras possibilidades.

No mundo do trabalho pertencemos a uma Rede

Hoje adolescentes, jovens, adultos e até mesmo idosos estão ingressando nas chamadas  redes sociais (ambiente virtual) na qual elas têm grupos (amigos), comunidades (como a de games e outros interesses) e principalmente adicionam e se adicionam a uma rede de pessoas. Mas esta rede de pessoas na verdade não é uma rede delas, esta rede e suas conexões pertencem a própria rede social, e, mesmo as conexões podem ser ilusórias, com perfis fake e sobretudo com relações superficiais limitadas a imagens, discursos e não a ações reais. Sendo bem realista, assim com as pessoas podem ser superficiais,  são fúteis, são hipócritas,  são falsas e mentem no mundo real, no virtual elas literalmente deitam e rolam se escondendo atrás de uma tela de computador ou celular. Quantas destas pessoas podemos realmente contar ou podemos acreditar nelas? fica a reflexão. 

Hoje as redes sociais podem ser ilusórias.

Rede de Apoio:

Uma rede de Apoio não é simplesmente uma rede de pessoas aleatórias ou que fazem parte de seu grupo ou comunidade.

Por exemplo, fazemos parte de uma família, mas com quantas pessoas de nossa família podemos contar? 

Estudamos em uma escola, mas quando precisamos de ajuda com trabalhos em grupo ou até mesmo queremos parar pra conversar e tirar dúvidas, com quais colegas podemos contar? 

Damos bom dia para nossos vizinhos, mas com quais deles podemos contar pra receber uma entrega se não estivermos em casa?

Quando precisamos de um emprego pra quem pedimos ajuda? Quando estamos doentes quem pode nos socorrer?

Com quem você pode contar?

Então, todas estas pessoas que você pensou para responder as questões são as que fazem parte de nossa rede de apoio, mas ficam aqui duas questões: Será que fazemos parte a rede de apoio destas pessoas? E será que nossa rede de apoio está funcionando?

Quem pode contar com você?

Nossa rede de apoio está funcionando bem?

Como Melhorar nossa Rede Apoio (torna-la Ativa):

Uma dica de ouro para mantermos e avaliarmos a nossa rede de apoio, e, torna-la ativa,  é não ficarmos “dormindo no ponto” ou seja, se você tem pessoas da sua família que você gosta e cuidam ou cuidaram de você, cuide delas, esteja por perto! 

Rede de Apoio é uma via de mão dupla!

Se tem amigos importantes pra você ligue sempre pra eles, mas observe se eles ligam pra você também… este é o “pulo do gato” se só você ajuda, se só você procura as pessoas, então não é sua rede de apoio ativa, a via tem de ser de mão dupla. Aquela pessoa que só te liga quando precisa de ajuda não é sua rede de apoio, apesar de você ser parte da rede dela, é necessário testar sempre nossas conexões.

Rede de Apoio Ativa exige manutenção constante!

Ligue pra quem sempre te pede ajuda e veja se esta pessoa te atende sem estar precisando de você. E também procure saber se as pessoas estão bem mesmo sem precisar delas, como falamos tem sempre os dois lados. Pense no que você pode ser útil para a sua rede de apoio, para fortalecer os vínculos, veja quem está presente e veja se você também é presente nas redes em que faz parte.

Rede Vida Athiva!

Faça parte de nossa Rede Vida Athiva você pode ajudar de várias maneiras:

  • Assistindo, curtindo e compartilhando os episódios de nossos programas;
  • Colaborar com nossas campanhas e temos agora a nossa nova Vakinha;
  • Você pode ler e compartilhar o conteúdo do nosso site;
  • Tem os nosso Live Planner;
  • Pode se tornar um colunista ou colaborador com textos e histórias;
  • E, principalmente, entender que falar com as pessoas sobre nosso trabalho ajuda muito!

Não precisa pedir doações, mas doar o seu tempo compartilhando lendo e falando com outros ajuda a gente a ampliar a nossa rede a pode ser que a gente possa ajudar mais pessoas e algumas pessoas possam nos ajudar também. 

Para saber mais Rede de Apoio Ativa  assista o episódio completo:

Uma resposta

  1. Nem sempre quem achamos ser rede de apoio é na hora da necessidade, não podemos cair na ilusão que conhecemos muitas pessoas no decorrer da vida que isso é de fato uma rede de apoio, para tanto é necessário que cada um filtre quem de fato é sua rede e fortaleça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *