Search

Entre Exageros!

Olá, estou eu aqui novamente nesse humilde espaço para escrever pra vocês. Dessa vez vamos falar sobre caricaturas e como eu conheci e faço até hoje!

Estava pesquisando aqui e vi que a palavra caricatura (do italiano “caricare”) significa “exagerar, aumentar as proporções de alguma coisa”. Trata-se de um gênero discursivo que surgiu a partir das obras do artista italiano Agostino Carracci da Bolonha, o qual criou uma galeria com Caricaturas dos tipos populares da sua cidade no século XVII.

Meu primeiro contato com a caricatura foi em uma aula na época da escola na família (escolas abriam aos finais de semana para o lazer, entre eles cursos de tricô, dança, artes etc…). Tinha um curso de graffiti e eu estava super interessado em fazer, e em uma dessas aulas o professor grafiteiro passou para desenhar a pessoa do lado, foi bem legal eu fiz em estilo graffiti com a cabeça bem grande e alguns exageros, e nesse mesmo dia eu mesmo sendo o mais quieto (porém que o mais interessado) na aula fui desenhado pelo professor. Fiquei super surpreso e feliz, apesar de achar que não parecia muito comigo o desenho…crítica artística..

Enfim daí em diante fui tentando desenhar pessoas que frequentam minha casa, porém fazia só de olhar e quando acabava mostrava a surpresa pra pessoa. A partir daí eu peguei gosto, mas após meu curso em 2017 aprendendo novas técnicas fui aprimorando.

Hoje em dia eu adoro desenhar meus amigos, ainda faço de surpresa, mas olhando em fotos e eu acho que são mais profissionais.

Tento ganhar uma grana com isso porém vida de artista é difícil, mas quem ama o que faz o dinheiro é o menos importante.

Quando tinha o Café Filosófico do Instituto eu levava meus lápis e papéis, fiz algumas caricaturas de amigos e pessoas que participavam.Tem aquelas pessoas que só fechar os olhos eu consigo desenhar ela de tanto que já desenhei…

Mas o diferencial das minhas caricaturas eu acho que são os traços não exagerados como as maiorias das caricaturas feitas por aí, eu penso em fazer o traço um pouco mais realista possível, pois aqueles traços marcantes das pessoas podem ou trazem algum trauma ou a pessoa não gosta muito.

Bom, é isso, deixo aqui algumas das minhas caricaturas feitas. Comente e compartilhe com os amigos.

Caso queira uma caricatura feita por mim basta fazer uma uma doação ao Instituto Pró-Diversidade e entrar em contato!

Até a próxima!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *