Search

E sobrou para quem?

Ano 2000…

O mundo recebeu a primeira versão do game The Sims, na TV brasileira passava a Novela Laços de Família (reprisando atualmente), o N’Sync estava no topo das paradas e Madonna lançava um dos seus melhores álbuns – Music!

Esta última informação traz todo a carga motivacional para a dica de filme da coluna: SOBROU PRA VOCÊ (The Next Best Thing).

O filme, que não se decide exatamente entre ser uma comédia ou um romance com altas doses de drama (cerca de 80% do filme), foi execrado pela crítica na época do seu lançamento, mas é o típico filme que merece ser revisto atualmente porque está repleto de boas intenções. Conhecemos então Abbie (Madonna) uma professora de ioga em plena crise dos 40 anos e Robert (Rupert Everett) um paisagista, ambos sem sorte nenhuma no amor. Eles são grandes amigos, tem muitas coisas em comum e poderiam formar um casal perfeito se não fosse pelo fato de Robert ser homossexual.

Seguindo aquela premissa de que “ninguém é heterossexual após alguns drinks”, aqui teremos o inverso: após uma noite de bebedeira e diversão, Abbie acaba ficando grávida de Robert. Resolvem então levar adiante com a gravidez e formar uma família com suas regras próprias.

Passamos por um salto temporal para conhecer Sam (Malcolm Stumpf), o filho do casal já com sete anos de idade, e perceber que o destino costuma pregar peças. Abbie inicia um romance com Ben (Benjamin Bratt), que começa a incentivá-la a mudar de cidade junto com ele. Eis que o filme dá uma guinada para um drama judicial no qual Abbie e Robert irão brigar pela guarda total do filho e colocar a sua amizade a prova.

Ponto alto do filme: a atuação sempre impecável de Rupert Everett, mais conhecido pelo papel do amigo de Julia Roberts no longa “O Casamento do Meu Melhor Amigo.” O Robert, entregue por Rupert, sofre de um ou outro momento do fenômeno do estereótipo gay do cinema, mas entrega uma carga dramática enorme das dificuldades em manter um relacionamento afetivo, além do preconceito que sofre do próprio pai (um homem extremamente homofóbico). Robert transforma o amor pelo filho Sam no seu porto seguro.

Já Madonna, pelo seu empenho na personificação da Abbie, ganhou o Prêmio Framboesa de Ouro de pior atriz. Gosto de pensar que o problema das pessoas não gostarem das suas atuações no cinema seja exatamente pelo fato de  não conseguirem distinguir a pessoa Madonna do personagem apresentado. Já vi atuações piores e inexpressivas.

A trilha sonora é uma grata surpresa. Madonna lançou uma versão cover da música American Pie de Don McLean para promover o filme. Essa versão é bem menor do que a clássica original e acabou também sendo adicionada como uma faixa bônus do álbum “Music”. O Clipe da música passava sem parar no Disk MTV na época, trazendo uma ode a diversidade e com a participação especial do ator Rupert Everett. Vale a conferida no YouTube.

Foi o último filme do diretor inglês John Schlesinger, mais conhecido pela direção do clássico “Perdidos na Noite”, filme que lhe rendeu o Oscar de Direção em 1970. John sofreu um derrame no final do ano 2000, ficando até 2003 ligado a aparelhos de suporte à vida, quando o seu parceiro, Michael Childers, autorizou que fossem desligados.

“Sobrou Pra Você” nos mostra que o destino joga o tempo todo e que até mesmo as pessoas que achamos que conhecemos podem acabar por nos surpreender.

  • Ficha Técnica:
  • Título Original: The Next Best Thing
  • Direção: John Schlesinger
  • Elenco: Madonna, Rupert Everett, Benjamin Bratt
  • Duração: 107min
  • Gênero: Comédia dramática, Romance
  • Nacionalidade: EUA
  • Distribuidora: Buena Vista Home Entertainment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *