Search

Dois pesos, duas medidas 

Hoje eu gostaria de falar sobre os 3 episódios de Dois pesos, duas medidas, minissérie exibida pelo canal TLC contando sobre a vida de três casais heterossexuais.

Não, não é mais um programa sobre a vida de casais americanos famosos ou ricos ou até pobres demais.

Dois pesos se propõe a acompanhar a vida de três casais formados há alguns anos por um chaser – um homem geralmente magro e/ou musculoso, e uma mulher do tipo chubby – ou seja, uma mulher gorda ou bem gorda.

No mundo gay ursino, estamos acostumados com os termos chaser, chubby, superchub, bear, etc. Existem aplicativos e sites que se baseiam neles como mais um critério de seleção para se escolher um parceiro : Chasabl, Bigger City, Bearwww, Growlr, e o site brasileiro Bea.rs são alguns exemplos.

É interessante saber pelo programa que também existem sites e aplicativos para mulheres gordas e seus admiradores. É importante salientar que os admiradores não gostam das mulheres gordas apesar do peso delas, mas por causa dele.

A existência de redes sociais do tipo é pertinente para todo mundo porque se junta a fome com a vontade de comer. A pessoa gorda se sente atraente e não é rejeitada por causa do seu peso e o admirador, o chaser, não precisa passar horas procurando por alguém atraente para si em um aplicativo cheio de pessoas magras como o Tinder.

Nos três episódios, fica claro que as pessoas que fazem parte da vida dos casais não sabem ou não acreditam que os homens podem de fato se sentir atraídos sexualmente somente por mulheres bem gordas.

A gordofobia é retratada de forma explícita por meio de xingamentos vindos de um grupo dentro de um carro ao verem uma mulher gorda tomando sorvete. O fazer bullying com pessoas gordas e as suas consequências também é abordado em Dois Pesos.

Os admiradores são vistos como excêntricos por estarem com alguém obeso.

A ideia dos amigos e familiares é de que “é só uma fase, e vai passar”. É apenas um fetiche.

Há mesmo a ideia de sair do armário ao apresentar a companheira para todos.

O que as pessoas não sabem mesmo após assistir aos 3 episódios é que um admirador não se sente atraído por uma mulher magra (ou por um homem magro nos relacionamentos homoafetivos). Ponto. Indiscutível.

Generalizando, familiares, amigos, colegas de trabalho não se sentem atraídos sexualmente por pessoas gordas.

Mesmo quando se sentem atraídos, não se gabam disso. A música Jenifer do Gabriel Diniz que eu adoro fala sobre isso.

Quando falamos de padrões, é porque eles existem e de fato afetam a forma como escolhemos e decidimos.

É difícil se colocar no lugar do outro e pensar que se a companheira gorda do amigo não emagrecer, ele continuará a desejar e amar ela.

Aliás, não é porque a parceira é gorda que o homem não sente ciúmes. Em Dois Pesos, vemos que os homens sentem medo de serem trocados por alguém mais bonito e jovem que eles.

As mulheres gordas da série também sentem medo de perder seus admiradores, sentem ciúmes e demonstraram.

Como todo casal, percebemos que as pessoas são de forma geral inseguras e lidam com a insegurança de forma mais ou menos saudável.

Para uma mãe, pensar que o filho se relaciona apenas porque quer com uma mulher de 200 quilos é inconcebível. Foi porque ela o educou para amar as pessoas como elas são, pensa ela.

No caso da mãe de um dos participantes, uma mulher que foi obesa e perdeu peso graças à uma cirurgia bariátrica, teme que o filho não possa fazer as coisas que mais gosta e realizar seus sonhos e se torne apenas o cuidador da mulher.

Eu acredito que ter medo é justificável, entretanto existem maneiras diferentes de lidar com ele. O filho dela cresceu e sabe bem em qual lugar está se metendo. A futura nora precisa tomar a decisão de emagrecer se achar necessário, uma decisão que cabe somente à ela.

A atração sexual não é o principal ingrediente, mas é um dos principais ingredientes para fazer o bolo que nós chamamos de casal entre pessoas sexuais.

Quando uma mulher gorda emagrece, o admirador pode simplesmente não se sentir sexualmente atraído por ela. Ele pode até ama-la, mas não desejá-la mais.

É moralmente condenável ? Eu acredito que não porque a vida é muito curta para não se ter prazer.

Não estamos falando de um casal no qual alguém engordou por acaso, estamos falando de um casal que se formou porque justamente uma das pessoas já era gorda.

Não é sempre que os dois membros de um casal estão dispostos a fazer o que for necessário para gerar um filho. Fazer uma cirurgia bariátrica para perder peso para engravidar de modo mais fácil é uma decisão importantíssima a ser tomada.

Muitos casais se separam depois que um dos membros fez a famosa cirurgia bariátrica e perdeu muito peso.

Durante os 3 episódios do programa, essas questões não são abordadas em profundidade, entretanto creio que seja uma pequena vitória mostrar que casais de gordas e seus admiradores existem. Querendo ou não, a diversidade é promovida pelo canal TLC. Existem também vários casais formados por admiradores e gordos, e até casais de gordos que somente se atraem por gordos. É natural como a luz do dia.

As pessoas gordas são atraentes mesmo que muitas acreditem que não o são.

Eu convido vocês a assistirem aos episódios para formar a própria opinião de vocês e, principalmente, saber como e se :

Adrianna e Ricardo vão conseguir criar um bebê, lidar com o ciúmes e com as consequências do bullying para continuar a ter um relacionamento saudável

Joy se casará e será aceita pela família do seu noivo, o belo admirador Chris, e este terá seu gosto respeitado pelos amigos e pela família

E, por fim, saber como Rusty, um admirador boa pinta, aceitará (ou não) que a esposa Kristy queira fazer uma cirurgia bariátrica e perder muito peso para ter filhos, mesmo sabendo de antemão que ele a ama como ela é…

Foto de capa por John Diez no Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *