Search

Direito de Herança nas Relações Homoafetivas

Este tema ganhou destaque recentemente, quando um famoso apresentador de TV faleceu repentinamente sem deixar testamento. Como sabemos, ele não era formalmente casado com a mãe de seus filhos, e esta situação gerou grande polêmica, inclusive como “surgimento” de uma outra pessoa que revelou como amante do apresentador. Esta questão certamente renderá ainda muitas pautas para a mídia e um longo processo judicial cujo resultado é incerto.

Afinal, como fazer para que esta situação tão desgastante seja evitada?

As relações homoafetivas já são plenamente reconhecidas por nossos tribunais superiores pelo menos desde 2011, aplicando-se a partir de então as mesmas regras previstas no Código Civil para as Uniões Estáveis hétero. Na sequência, o casamento propriamente dito foi reconhecido, o que permitiu a disposição dos bens adquiridos pelo casal na constância da união.

No Brasil existem cinco regimes de casamento, relacionados diretamente com o patrimônio dos cônjuges e sua disposição ao término do relacionamento. Quando as partes não se manifestam em contrário, o regime padrão é o da “comunhão parcial de bens” – ou seja, apenas os bens adquiridos depois do casamento são comuns, preservando-se os bens adquiridos antes da união. Pode-se também casar com “comunhão universal de bens”, no qual todos os bens são divididos, independentemente da data da sua aquisição, bem como o regime da “separação total de bens”, sem qualquer divisão dos bens, ficando cada um com seu próprio patrimônio.

No caso da União Estável, no Código Civil ela é equiparada a um casamento com comunhão parcial de bens. Assim, quando um casal homoafetivo não se casou formalmente e um dos cônjuges falece ou ocorre a separação, é necessário que a Justiça reconheça a existência desta união para depois ser definida a divisão dos bens. Temos, aqui, um alerta para casais que conquistaram patrimônio comum e não oficializaram a relação, dado que os parentes do falecido poderão reivindicar a herança em caso de falecimento. Quando existe casamento ou união estável oficializada, a transmissão da chamada “legítima” ao cônjuge que sobreviveu é automática, inclusive para eventuais filhos desta união.

Fato é que muitos casais no Brasil não tomam a iniciativa do registro da união por variados motivos, o que pode representar sérios problemas e desgastes no futuro. No caso referido no início deste texto, o fato de ser mãe dos filhos do apresentador não é fato suficiente para a demonstração da união estável do casal, e neste cenário temos risco de que ela não seja reconhecida como convivente e não tenha direito à herança; portanto, é fundamental a formalização do relacionamento, independentemente da quantidade de bens adquiridos pelo casal.

Vejam mais informações sobre “se Filhos LGBTTQI+ perderem a Herança e Testamento” pelo vídeo do Canal LGBT tem Direitos:

Cesar Baldon é Advogado especializado em Direitos LGBTQIA+
Canal no YouTube: LGBT tem direitos

Entre em nosso grupo de WhatsApp Boletim Pró Diversidade e receba notificações das publicações do site.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *