Search

Capacitação Profissional

Nós do Instituto Pró-Diversidade acreditamos que para construirmos um mundo melhor precisamos de pessoas melhores, e neste sentido as Capacitações Profissionais podem ser um pontapé inicial para esta transformação.

Desta forma temos na iniciativa privada os nossos parceiros para este projeto, pois as empresas necessitam de profissionais capacitados para melhor desempenharem suas funções, neste caso o objetivo é capacitar os profissionais da sua empresa, grupo, instituição para que trabalhem bem e melhor em um ambiente saudável, livre de preconceitos e de forma humanizada.

Dentro desta dinâmica temo como público-alvo: 

  • Diretamente: Empregados, colaboradores, prestadores de serviços, terceirizados e demais profissionais que atuem no ambiente de trabalho;
  • Indiretamente: Pessoas ligadas ao público atendido diretamente, mas que estão fora do alcance, como amigos, familiares, clientes e fornecedores e a sociedade como um todo.

As Empresas e as instituições necessitam de profissionais cada vez mais capacitados para executar os trabalhos e superar os desafios impostos pelo mercado, entretanto, o conhecimento necessário no passado se limitava a deter um conhecimento técnico, voltado ao sabe executar um trabalho de acordo com as especificações básicas.

Atualmente este cenário mudou drasticamente e continuará mudando cada vez mais: Hoje quem não souber lidar com a diversidade humana e conseguir entender um mundo plural não irá sobreviver no mercado, ou pelo menos não conseguirá se sobressair.

Dominar e aplicar conceitos de Diversidade Sexual, Gênero, Sexismo, PCD, Tolerância Religiosa, Saúde Mental, Racismo Institucional, Xenofobia, Multiculturalismo dentre outros são diferenciais importantes para as empresas conseguirem conquistar seus objetivos e trabalhar em paz em um ambiente saudável para todos.

Entretanto, esta tarefa não é fácil e muitas vezes as pessoas se perdem dentro da militância e mesmo que não de forma intencional acabam gerando um ambiente muito mais conflituoso do que realmente inclusivo. Não podemos dividir mais o mundo entre “nós” e “eles” pois vivemos uma única realidade, e nesta realidade internacional as pessoas necessitam trabalhar de forma integrada para conseguir atingir resultados e beneficiar a empresa como um todo.

Vamos refletir um pouco: Um novo mundo deve ser construído, depois descontruído e reconstruído assim sucessivamente sem um limite, meio ou fim. As palavras de ordem são flexibilidade e capacidade adaptativa para conseguir dar respostas diante das novas situações que o mundo e a vida nos impõem diariamente. Quem não conseguir acompanhar estas mudanças, mudar e depois mudar de novo não terá lugar no mercado de trabalho e assim as empresas e instituições terão de se reinventar constantemente para conseguirem vantagens competitivas.

Atualmente o maior bem na cadeia de valor que uma empresa tem é a sua equipe de profissionais, não se tratando de apenas pessoas bem formadas e com muito conhecimento na área, mas pessoas que tenham a capacidade de colocar este conhecimento em prática, que consigam transpor barreiras pessoais e profissionais, e neste sentido, as pessoas que tem muitos preconceitos gastam tempo demais se reafirmando, e este tempo é desperdício para a empresa, da mesma forma, em ambientes preconceituosos outras pessoas passam tempo demais se defendendo ou se preparando para eventuais agressões por mais leves que sejam, as vezes disfarçadas de brincadeiras de mau tom, e este tempo também é um tempo perdido, desperdiçado e que custa caro para empresa já que nada agrega, ao contrário segrega e ainda prejudica sua imagem institucional.

Observem que todo este tempo perdido poderia ser transformado em trabalho útil, e que não só foram as empresas e instituições que mudaram, mas o mercado consumidor mudou também. E ter a diversidade e pluralidade em harmonia no ambiente do trabalho vai além de um diferencial ou um refinamento, e se tornou algo essencial para quem quer liderar ou até continuar no mercado.

Não é à toa que as grandes empresas estão investindo nestes segmentos, não se trata de “bondade”, mas sim de entender que comportamento homofóbicos, machistas, racistas e preconceituosos em geral não fazem bem para os negócios, pois como falam os mais experientes “o dinheiro não aceita ofensas”.

Nossa metodologia (Humanização Corporativa) visa oferecer capacitações para a sua empresa ou instituição em que especificamente ou de forma transversal abordemos:

  • Diversidade Sexual, Gênero e Machismo;
  • Racismo e Racismo Institucional;
  • Multiculturalismo e Pluralidade;
  • Tolerância religiosa;
  • Cultura de Paz e Comunicação não Violenta.

Também podemos abordar os seguintes conteúdos:

  • ODS – 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
  • Meio Ambiente Saudável;
  • Educação Ambiental;
  • O novo trabalho e a nova equipe;
  • Flexibilidade Competitiva;
  • Adaptabilidade e Mudança de Paradigma;
  • Como lidar com “pessoas difíceis”
  • Empregabilidade;
  • Saúde Única e Saúde Integral;
  • Programa de Saúde Masculina
  • Programa de Saúde Mental;
  • Programa de Saúde Reprodutiva;
  • IST HIV AIDS;
  • Trabalho em Rede;
  • Sistema de Assistência Social;
  • Responsabilidade Social;
  • Vulnerabilidade Social;
  • Participação Popular e Conselhos Participativos;
  • Como montar projetos sociais;
  • Elaboração e Gestão de Projetos;
  • Prestação de Contas;
  • Outros temas podem ser sugeridos

Como a mudança social se acelerou em parte pela mudança tecnológica, e hoje não temos uma sem a outra. Assim também nos utilizamos de plataformas online para capacitações além das atividades presenciais, o que devido a pandemia se tornou um luxo para muitos, dada a necessidade de seguir inúmeros protocolos de segurança.

Quem vai realizar estas capacitações: Os recursos humanos que atuarão neste projeto são a equipe técnica multiprofissional, formada por psicólogos, assistentes sociais, e outros profissionais com a formação e perfil adequados para a realidade de sua empresa.

Qual a estrutura física necessária: Os recursos materiais, como impressões, data show, TV, som, salas, cafés, lanches etc. são se responsabilidade da patrocinadora do projeto, entretanto hoje temos a possibilidade de realizar estas capacitações também através de videoconferências, lives e meeting, eliminando este custo.

Custa muito caro tudo isto? Não! E dentro de nossa politica de transparência apresentamos os melhores custo benefícios para a realização das atividades, e que além de cobrir as despesas de execução os valore serão revertidos para o social, ou seja, a empresa investe em seus colaboradores, gera renda e ainda apoia o social ao realizar capacitações profissionais com a gente!

Tabela de Referência Pacote Mínimo:

AtividadeColaboraçãoDescrição
Capacitação   Básica
1 tema
Entre em contato!Encontro único de 2 horas por vídeo conferência, emissão de certificado digital Máximo 100 pessoas
Capacitação Composta
3 temas
Entre em contato!3 encontros de 2 horas cada por vídeo conferência; Mais de um tema ou tema segmentado; emissão de certificado digital Máximo 100 pessoas
Oficinas e Palestras on-lineGratuitas de acordo com a nossa programação anualOferecidas on-line pelos canais do Instituto (com o fornecimento de certificado para os participantes que se associem a instituição)

No caso de dúvidas entre em contato com a gente pelo e-mail diretoria@prodiversidade.org.br ou pelo telefone (11) 3208-0279 e whatsapp: (11) 95389-7767.

Foto de capa por Thirdman no Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *