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Atendimento Psicossocial Corporativo

Temos uma pergunta importante a fazer para quem esta lendo este artigo: a Empresa ou Instituição em que você trabalha é um bom lugar para trabalhar? Independente da resposta… passamos a pensar no que seria um “bom lugar para trabalhar”, e assim pensamos em salários, de paga em dia, se o trabalho tem reconhecimento, premiações mas mesmo nos melhores lugares para se trabalhar existem algumas limitações que os Empresários e Empregados irão começar a repensar… quais os limites da empresa? Até onde a empresa consegue atender bem as necessidades do empregado.

E pensando nisto pensamos em um projeto novo que tem como objetivo oferecer atendimento psicossocial aos colaboradores de sua empresa, ou seja fazer algo diferente do que o departamento pessoa ou recursos humanos normalmente tem como proporcionar, pois até mesmo como Público-alvo apresentamos inicialmente um diferencial:

  • Diretamente: Colaboradores, empresários e empreendedores;
  • Indiretamente: Pessoas ligadas aos colaboradores pois estes levarão as informações para amigos e familiares. Clientes e Fornecedores da empresa.

Mesmo que as empresas tenham um departamento pessoal ou recursos humanos extremamente competentes e estes auxiliem os seus colaboradores, na prática nos deparamos com duas situações complexas:

  • A falta de tempo dos profissionais do setor em ouvir os colaboradores sobre situações pessoais que fogem da alçada do departamento, e
  • Não terem condições de auxiliar o colaborador com relação a pessoas que não sejam seus dependentes legais ou situações fora do contrato de trabalho.

Assim, apesar da boa vontade do setor de recursos humanos da empresa, este não tem como atuar diretamente em apoio a um primo do colaborador, uma namorada ou namorado, bem como o filho da namorada ou então um amigo que dívida habitação com o mesmo.

O Atendimento Psicossocial é capaz de dar respostas a estas demandas, uma vez que não pertente a equipe interna da empresa, o colaborador tem maior liberdade em compartilhar estes assuntos que fogem da esfera do esperado (pais, filhos, esposa e marido), e inclusive a solução pode seguir por programas sociais, SUS e outros encaminhamentos e orientações fora da esfera trabalhista.

Será que isto é realmente importante?

Como falamos anteriormente o departamento pessoal ou recursos humanos vão ter uma limitação natural em sua atuação, e existem demandas que fogem a sua alçada e que atingem seus colaboradores e irão repercutir na empresa.

Assim, por mais que o colaborador seja “profissional”, isto provavelmente irá afetar o seu desempenho em ambiente de trabalho, diminuindo a sua produtividade, interferindo em seu humor, e, muitas vezes gerando ausências para atender estas demandas pessoais, pois poderá afetá-lo emocional e até economicamente.

Ao receber a orientação adequada de nossos profissionais, esperamos que ocorram os seguintes cenários:

  • Os colaboradores sejam amparados e consigam resolver tais situações de maneira efetiva e com maior facilidade;
  • A empresa não tenha perdas ou pelo menos seja amenizado o impacto destas situações na produtividade dos seus colaboradores;
  • Não sobrecarrega o departamento pessoal e de recursos humanos que não tem esta atribuição original, e muitas vezes não tem acesso a estes saberes;
  • Melhora do vínculo de confiança e comprometimento entre os colaboradores e a empresa por se sentirem mais amparados para situações fora da esfera trabalhista;
  • Melhora a imagem institucional da empresa perante seus colaboradores, e chegando aos clientes e fornecedores;
  • Maior aproximação dos colaboradores com as causas sociais melhorando o ambiente de trabalho ao torná-lo mais colaborativo e humanizado.

Nosso Atendimento Psicossocial Corporativo que é uma estratégia de nossos projetos de Humanização Corporativa possui metodologia própria de abordagem, com escuta ativa e técnicas da assistência social passamos pelas seguintes etapas:

  • Implantação: capacitação dos profissionais do departamento pessoal e recursos humanos da empresa, e algumas lideranças para que elas consigam identificar as demandas dos colaboradores sem ter uma abordagem invasiva nestas questões;
  • Atendimento Psicossocial: Disponibilizamos nossos profissionais para anteder os colaboradores de forma individual ou em grupo, presencial ou por teleatendimento conforme for o caso;
  • Palestras e Oficinas: Disponibilizaremos gratuitamente algumas palestras e oficinas dentro de nosso calendário institucional oferecendo certificados para os colaboradores que também se associem a nossa instituição;
  • Engajamento Social: abrir a possibilidade dos colaboradores e a empresa participarem ou de até mesmo organizarem campanhas temáticas como doação de alimentos, campanha de inverno, volta as aulas, doação de roupas, doação de livros, atividades de meio ambiente e preservação dentre outros eventos.

Que profissionais irão atuar: Os recursos humanos que atuarão neste projeto são a equipe técnica multiprofissional, formada por psicólogos, assistentes sociais, e outros profissionais com a formação e perfil adequados para a realidade de sua empresa.

Que recursos materiais eu precisarei: Os recursos materiais, como impressões, salas, cafés, lanches etc. são se responsabilidade da patrocinadora dor projeto, mas parte das atividades pode ser realizada de forma remota (se preferirem) minimizamos estes custos.

Custa muito caro tudo isto? Não! E dentro de nossa politica de transparência apresentamos os melhores custo benefício para a realização das atividades, e que além de cobrir as despesas de execução os valore serão revertidos para o social, ou seja, a empresa investe em seus colaboradores, gera renda e ainda apoia o social ao realizar este projeto com a gente!

Tabela de Referência do Pacote Mínimo:

AtividadeColaboraçãoDescrição
Implantação Entre em contato!Estudo da empresa e capacitação dos profissionais de RH e lideranças em até 4 encontros de 2 horas cada (presencial ou virtual)
Atendimento Psicossocial Entre em contato!Para empresas com até 100 funcionários; 6 horas profissionais de atendimento semanais em disponibilidade; Possibilidade de teleatendimento.
Palestras e Oficinas:Gratuita dento de nosso calendário anualAtividades on-line, lives, vídeos ou até mesmo presenciais, mas que emitiremos certificados aos colaboradores que se associarem.
Engajamento SocialGratuita dentro de nosso cronograma de açõesParticiparem ou organizarem campanhas temáticas como doação de alimentos, campanha de inverno, volta as aulas, doação de roupas, doação de livros, atividades de meio ambiente e preservação dentre outros eventos.

No caso de dúvidas entre em contato com a gente pelo e-mail diretoria@prodiversidade.org.br ou pelo telefone (11) 3208-0279 e whatsapp: (11) 95389-7767.

Foto de capa por Alex Green no Pexels

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