Search

Atenção, OVNIs à Vista!

Quem acompanha os noticiários nos últimos dias, ou pela grande mídia, ou pela internet, com certeza está ciente dos últimos casos de OVNIs, em territórios dos Estados Unidos e Canadá.

Em primeiro lugar é importante destacar que OVNI é a sigla para Objeto Voador Não Identificado. E isto não faz dele um objeto voador extraterreste. Como bem disse Maurício Ricardo em seu canal (Fala M.R.), Um OVNI pode “ser um balão gigante de São João, ele for muito alto e fizer uma trajetória errática, as autoridades militares podem localizar, não conseguir identificar à distância, e o seu singelo balão de papel de seda e bambu vai ser um Objeto Voador Não Identificado”.

Enquanto os governos discutem sobre serem balões espiões ou meteorológicos chineses e as trocas de farpas continuam entre Washington e Pequim, ufólogos voltam a lembrar, como diz a clássica série de Ficção Científica, Arquivo X: “A Verdade Está Lá Fora”.

Mas bem antes de Arquivo X e das aparições dos objetos voadores na América do Norte, tivemos aqui no Brasil a nossa experiência coletiva de Fox Mulder.

Em 1980, um homem conhecido como Edilson Barbosa, surgiu anunciando que um disco voador vindo de Júpiter pousaria numa fazenda a 10 quilômetros de distância do centro da pequena cidade de Casimiro de Abreu, no interior do estado do Rio de Janeiro, no dia 8 de março, às 5:20 da manhã.

Este anúncio poderia ter passado despercebido ou simplesmente despertar interesse apenas de alguns que acreditam na hipótese da visita de visitantes inteligentes extraterrestes, mas o fato é que ocorreu algo muito maior.

Em 2013, a cineasta Clarice Saliby, produziu o curta-documentário “Efeito Casimiro”, onde narra todo o alvoroço causado pela provável vinda do disco voador.

Reunindo matérias da época, arquivos em fotos e vídeos, Clarice nos faz viajar para o ano de 1980 e nos transfere um pouco do sentimento vivenciado por quem esteve em Casimiro de Abreu. Chamando a atenção da imprensa brasileira e estrangeira, pessoas de todo o Brasil e de outros países se dirigiram à fazenda na data e horário previsto por Edilson.

Vale lembrar que o Brasil ainda vivia numa ditadura militar, naquele ano. Tudo bem que a abertura caminhava para a redemocratização do país, mas ainda não havia uma segurança para que as pessoas se reunissem. Naquela data, determinada por Edilson Barbosa, cerca de 10 mil pessoas se reuniram para a recepção dos jupiterianos. E o documentário chama a atenção para isso. Alguns entrevistados descrevem com alegria, o fato de poderem estar rodeados por vários milhares de pessoas.

Caravanas do Brasil inteiro se reuniram em Casimiro de Abreu com a supervisão dos militares. Mas isto não diminuiu a festa.

“Efeito Casimiro” nos mostra, assim como os atuais eventos, que acreditar que OVNIs vindos de outros planetas podem nos trazer esperanças e a possibilidade de uma evolução positiva enquanto seres. Para o Cinema, muitas vezes, um Alien é um ser agressivo e dominador. Em outras, são seres com muito mais tecnologia e prontos para guiar os terrestres para um caminho mais seguro no futuro. E é assim para algumas religiões que creem em vida inteligente fora da Terra e a existência de outras dimensões.

Seja para mera curiosidade UFO, ou para reflexões sobre a possibilidade de existência de seres superiores em outros planetas, servem como uma boia salva-vidas em meio a convivência num planeta cheio de problemas como, crises humanitárias, guerras, conflitos internos, fome, pobreza. Eu imagino que a esperança de um contato com seres mais evoluídos se dá simplesmente pela incapacidade dos seres humanos se entenderem. Afinal, o que há de mal alguém acreditar na existência e na vinda de seres mais evoluídos de outro planeta para nos ajudar, sendo que uma simples fronteira invisível, um idioma diferente e interesses econômicos são capazes de gerar guerras e mortes?

 

FICHA TÉCNICA:

Efeito Casimiro

Gênero: Documentário

Ano: 2013

Direção e roteiro: Clarice Saliby

Duração: 17 minutos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *