Você sabe realmente o que é feminismo ou você é um (a) daqueles (as) que pensam que feminismo é simplesmente “tirar a roupa” e sair por aí?! Desculpa, mas você tem uma visão totalmente distorcida sobre o assunto. Na dúvida, pesquise antes de passar vergonha.
FEMINISMO é um movimento filosófico, político e social que luta por um mundo no qual haja equidade de direitos entre homens e mulheres. FEMISMO é uma ideologia que propaga superioridade do sexo feminino em relação ao masculino. Percebe que existe uma diferença gritante?!
Você conhece a importância do feminismo?! Sabe sua origem?! No meu texto “Para Todas as Mulheres do Mundo” https://prodiversidade.org.br/para-todas-as-mulheres-do-mundo/, menciono algumas mulheres revolucionárias e o quão foram importantes para nós.
Em 12 de outubro de 1810 nascia em Papari (RN), Nísia Floresta Brasileira Augusta – pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto. Hoje o município leva seu nome Nísia Floresta. Considerada a primeira feminista brasileira, foi educadora, escritora e poetisa. Viveu em diversos estados brasileiros e na Europa. Rompeu limites do lugar social destinado às mulheres, protagonizou no jornalismo e nos movimentos sociais. Foi a primeira mulher a publicar textos em jornais da época. Denunciou injustiças contra escravos e indígenas brasileiros. Apesar de ter transitado entre o vanguardismo e conservadorismo, sua relevância para a emancipação das mulheres é inegável. Faleceu na França aos 74 anos.
Outro nome fundamental para o feminismo e educação no Brasil foi Bertha Lutz, ativista feminista, zoóloga, bióloga, educadora, cientista e diplomata. Filha do cientista e pioneiro da medicina tropical Adolfo Lutz. Conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras, Bertha Lutz empenhou-se na luta pelo voto feminino e pela emancipação intelectual da mulher. Faleceu no Rio de Janeiro aos 84 anos. Se hoje você vota e tem direito a licença maternidade, saiba que foi por causa dela. Fodástica né?! Lide com isso!
Dezenas de mulheres se uniram e formaram grupos no século XIX e início do século XX para lutar por liberdade, direito a educação, política, sexualidade, divórcio, direitos reprodutivos, anticoncepcional, maternidade e sexo por prazer. E olha que nem mencionei Patrícia Rehder Galvão – a Pagu, essa deixo para um outro texto.
São justamente os movimentos feministas que vem denunciando comportamentos de cunho sexual de machos escrotos ao redor do mundo, principalmente de brasileiros otários que desconhecem as leis de outros países. Se você acha engraçado assediar alguém sexualmente, você é babaca SIM. Cuidado, assédio sexual é crime!
Mario Sergio Cortella explica de maneira didática que feminismo NÃO é o contrário de machismo. Machismo é a concepção de que as mulheres são subordinadas aos homens e o feminismo não supõe que homens são subordinados às mulheres, mas que homens e mulheres são IGUAIS. Entendeu a importância do feminismo?!
Feminismo não é bagunça. Feminismo não mata, mas fortalece nosso viver!