Eu estava escrevendo um outro texto, inclusive eu vou terminar, quando eu senti que meu coração se encheu de ira e ódio por motivos particulares. No calor desse sentimento tão quente e confortável que tenho acabei lembrando de uma das figuras que melhor representam esse sentimento, e ela se chama Yezi.
Mas quem patavinas é Yezi? Vou ter que voltar no tempo, pré pandemia, a uns milhões de anos atrás, quando eu acompanhar um blog sobre música asiática chamado Asian Mixtape. Esse blog era extremamente divertido, sempre com algum deboche aqui, umna review divertida ali, mas tinha excelente dicas de músicas e vez ou outra de algum programa de televisão asiático, geralmente ligado a música.
Foi nessa que conheci o Unpretty Rapstar, um programa que reunia rappers femininas da indústria sul coreana para disputar não um prêmio em dinheiro, mas faixas no CD do compilado do programa. A primeira temporada terminou sem muito mistério de quem venceria, Cheetah era realmente muito superior as outras e acredito que somente a Jessi era uma competidora que poderia dar algum trabalho, mas no fim deu o óbvio, ela ganhou a faixa final dentre outras em meio as provas do programa (Incluindo a maravilhosa “My Type” que ela ganhou junto da Jessi).
Nisso a segunda temporada também tinha terminado e como tinha gostado das tretas bobas das coreanas eu decidi ver se renderia mais. No começo eu não tava muito ligado e estava quase desistindo, foi ai que ela surgiu. Depois de várias provas muito próximas da eliminação e com um ódio em seu coração ilimitado Yezi surge das cinzas cantando pela primeira vez aquela que se tornaria sua marca registrada: Crazy Dog.
Se os jurados da prova ficaram impressionados, eu estava ainda mais que eles. Yezi emergiu como um cachorro louco cuspindo versos com todo o seu ódio e furor de forma perfeita. A partir dali a sua escalada no programa começou, mas ao mesmo tempo arruinou os planos de alguém que não deveria, e era nada mais nada menos que a emissora que transmite o programa, a safada da Mnet.
Na primeira temporada eu falei que a vitória de Cheetah era incontestável, e no começo tudo se encaminhava para uma vitória fácil de uma jovem rapper promissora chamada Truedy, isso se Yezi não tivesse dado essa virada de chave. Para piorar ela não só começou uma grande subida, como também por tabela acabou motivando outras participantes a melhorarem e tentarem competir. A competição que parecia unilateral, passou a ser de fato competitiva levando a Mnet a loucura. E por que você diz que a Mnet foi à loucura, Marcos? Simples, porque eles já haviam assinado com a Truedy antes do programa começar, ou seja, o programa tinha como objetivo ser uma vitrine para ela, mas acabou tendo a atenção tomada de assalto por Yezi.
Logo após a apresentação com Crazy Dog, os próximos destaques de Yezi são nas batalhas de diss. Para quem não sabe, uma batalha de diss é quando os rappers disputam rimas com intenção de sair superior ao outro. Na maioria das vezes ou o rapper opta por fazer uma diss acabando com a pessoa, ou uma se elevando em relação ao adversário. Bom, dou uma chance de você adivinhar qual foi a opção que nossa bolinha de ódio e rancor escolheu.
Com rimas brutais e uma linguagem corporal que deixou até as outras participantes achando que ela bateria em suas adversárias, Yezi primeiro atropelou a pobre Su A e então nas finais foi disputar com ninguém menos que a cotada Truedy. Bom, você acha que ela se intimidou diante da adversária? Jamais, a violência de suas rimas e de sua postura foram mais ferozes do que nunca, até porque por mais que falassem que Truedy era muito boa, Yezi já a via como uma cópia barata de uma famosa rapper chamada Yoo Mi-Rae, uma cópia que ia desde a pele escurecida até os trejeitos nos raps. Apesar disso, Truedy foi eleita a vencedora pelos jurados, mas ficou um gosto amargo no estômago dela que passou a ter Yezi como principal rival.
Mas as coisas não foram ficando melhores para Truedy, pelo contrário, depois da vitória na diss, foi a vez do confronto entre programas Unpretty Rapstar vs Show Me The Money! Acho que não preciso dizer como a pior Coréia é machista, e quando as mulheres do UP são colocadas contra os homens de SMTM todos já começaram a falar em como elas não seriam capazes de derrotar os homens e afins. A prova era simples, a plateia dava uma pontuação para ela, e os apresentadores dos programas complementavam até chegar em 200 pontos. Para a surpresa de ninguém os dois primeiros lugares foram ocupados por homens com uma pontuação de quase 200 pontos cada, mas o terceiro lugar foi dela, Yezi! Nossa Crazy Dog conseguiu 195 pontos e para melhorar tudo o quarto lugar foi de Truedy que obteve 176 pontos. Ou seja, ficou muito claro que em um cenário não privilegiado Yezi não só poderia se sair melhor, mas Truedy não era tudo o que diziam até ali.
Uma grande vitória para a nossa Musa do Ódio e agora é a próxima prova e o momento que eu sabia que eu amava essa mulher com todo meu coração. Em uma disputa em duplas, Yezi acabou dando muitos vacilos, ficando em último lugar com sua dupla. Após isso a dupla lanterninha disputava entre si para quem seria eliminada, mas isso não seria necessário em um primeiro momento porque Yezi decidiu desistir da competição. Isso mesmo meus amores ela D E S I S T I U da competição porque a dupla dela pegou o último lugar por culpa dela, então não era sequer justo em sua mente que houvesse uma disputa já que ela foi a culpada por isso.
A produção do programa foi à loucura total. Agora eles contavam com o espetáculo Yezi vs Truedy que foi criado e a eliminação de uma das peças chaves do enredo do programa estava ali desistindo sem qualquer pudor e não iria voltar atrás. Depois de muito tentarem, conseguiram convencer Yezi a subir ao palco e disputar, mas com versos sem qualquer força, a eliminação foi cravada e ela se despediu do programa…. Ou era mais ou menos o que era para ter acontecido.
Sem nenhum pudor a Mnet criou uma repescagem para as eliminadas, algumas das participantes foram, mais para brincar mesmo do que qualquer outra coisa, outras se recusaram, com razão, porque todos sabiam quem seria a vencedora…. Isso é, se ela aparecesse e obviamente ela apareceu. Agora Yezi estava de volta e iria disputar uma das semi-finais contra a rival que declaram para ela, Truedy.
Mas bem da verdade é que a Yezi sabia que perderia, então ao contrário de realmente disputar com a rival, ela decidiu entregar o mais puro suco do entretenimento nessa última apresentação. Começamos pelas pessoas que ela convidou para ver a apresentação, uma delas era sua mãe. Bom, você teria coragem de cantar em um programa de televisão e na frente da sua mãe que você gosta é de sexo selvagem? Em um país machista e conservador feito a pior Coréia? Pois foi exatamente o que ela vez, sua música alternava em acusar os rappers falsos e em como ela gosta de sexo com pegada gostosa. Um prato cheio para as pessoas que riam chocadas com aquilo. Com isso se encerra a participação dela, e a título de curiosidade a vencedora foi Truedy como era de se esperar.
Mas agora é que a coisa fica ainda melhor. O pós programa de Yezi foi triunfal. Primeiro saiu com um contrato para um lançamento de um Mini Ep, o Foresight Dream, e já com o clipe de Cider produzido. Lançou também uma canção cheia de shade contra o programa com outras três participantes. O girlgroup que ela participava, o Fiestar, saiu do anonimato e passou a desfrutar de um bom período de sucesso. Apesar do fim do Fiestar, a carreira solo de Yezi vingou e hoje em dia ela ainda lança coisas novas. E a Truedy? Bom, tá em algum lugar, porque após o fim do programa ela sumiu junto com outros nomes que foram menos relevantes. No fim, o ódio venceu, o que me deixa muito feliz.