Teremos mais 1 bilhão de doentes em 2022!

A proporção de idosos em relação a população mundial está crescendo mais do que qualquer outra faixa etária. A projeção do Fundo de População das Nações Unidas, estima que em 2022, teremos 1 bilhão de idosos no mundo e esse número aumentará para 2 bilhões em 2050, que corresponderá a 20% da população, atualmente esse número é de 11,5%. Mas porque que teremos e seremos idosos doentes?

Porque a partir de 01/01/2022 a velhice deverá ser considerada uma doença para a OMS (Organização Mundial da Saúde) e esta deliberação irá entrar em vigor no mundo inteiro, uma nova classificação internacional de doença (CID 11), onde o desenvolvimento normal do envelhecimento deverá ser indicativo de doença e deverá ser tratado como tal.

Mas afinal, o que é velhice?

Velhice é uma fase do desenvolvimento humano, assim como ser criança, adolescente ou adulto, simples assim! O envelhecimento é um processo natural, com mudanças biológicas, sociais e psicológicas. Só não envelhece quem venha a óbito antes. Por se tratar de uma fase natural do desenvolvimento humanos não poderia ser visto como doença.

Mas porque o idoso será considerado doente? E o que isso irá prejudica-lo?

Ao completar 60 anos, pelo CID 11, você será considerado doente, mesmo sem estar de fato doente; Não saberemos as causas dos óbitos, pois poderá ser descrita como velhice, o mercado de trabalho irá piorar, pois qual empresa vai querer contratar alguém doente?

E certamente o preconceito continuará a aumentar com relação a pessoa idosa!

Entre outros fatores que há anos lutamos em prol do envelhecimento saudável e com qualidade de vida, este marco ira representar um retrocesso para humanidade!

O que podemos fazer?

Você pode ajudar a combater essa situação mesmo a distancia assinando alguma petição/abaixo assinado contra a resolução da OMS, nós indicamos o Manifesto pertence ao movimento Velhice não é Doença.

Foto de capa por Mikhail Nilov no Pexels

Respostas de 13

  1. Interpretar a velhice como um diagnostico clinico e não como uma fase da vida é um total desrespeito. Qual sentido classificar a velhice como algo ruim? No entanto, cabe estimular cuidados e hábitos saudáveis que tenha como resultado uma melhor qualidade de vida. Promover autonomia e independência ao idoso, com respeito, dignidade e acolhimento.

  2. De fato estou velha e preguiçosa pra tanto desmando, a cada dia perdemos um direito, pagar impostos para ser tão mal atendida em todos os lugares, e mesmo assim agradecer ao sair, buscar socorro médico e ser ignorada ou preterida em todos os direitos e não revidar é preciso ser doente, ok OMS de fato estamos doentes, antes da pandemia o setor de turismo estava muito feliz conosco, depois de tantos anos trabalhados podíamos pagar viagens, conhecer restaurantes, nossa alegria foi contagiante, durante a pandemia vários morreram e sabe quem éramos? Em muitos lares chefes da casa, e agora nos vem com essa de doentes, doente é quem a todo custo quer nos mandar pra vala antes de fazermos tantas coisas que ainda podemos e devemos fazer, doentes está o mundo , por nós olhar e não nos enxergar, “que vontade de dizer quem é doente”!

  3. Enquanto a sociedade não acordar e tomar o controle da vida em comunidade alguns manipuladores decidirão quem são os mais aptos e merecedores de dignidade humana. Preocupante esta notícia. Quais reais intenções por trás de uma lei que só posso ver como perversa? Envelhecer é processo biológico

  4. Essa deve ser a Lógica da sociedade de produção e consumo; esse Mundo pós moderno. Uma pena, a sabedoria acumulada e experiência deixam de ser um valor. Envelhecimento é vida!

  5. Matéria excelente, concordo plenamente com você de que velhice não é doença.
    Grande abraço.

  6. Só me sentirei doente com a doença. Nada e ninguém pode me classificar como doente se assim eu não me senti
    Velhice e sabedoria, e doente (mental) e quem tenta classificar a velhice como doença.

    1. Mudanças essas que estão dentro do esperado no desenvolvimenot humano, né Mauro ?
      Por isso estamos refletindo sobre esse tema, com certeza VELHICE NÂO É DOENÇA!

    1. Obrigada, querida Rosane. Você com certeza, faz parte do meu desenvolvimento profissional e meu amor pela terceira idade. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *