Talvez eu seja uma Banshee, e você?

Talvez eu esteja delirando? Você já delirou que não era um ser humano? Um Changeling?

Não sei se você, caro leitor, é familiarizado com as histórias que vou te contar hoje, mas alguns nomes talvez você já tenha escutado se gosta de andar pelos contos de fadas antigos e no mundo dos mitos. Você conhece as Banshees?

Essas fadas são consideradas seres sombrios na região das Irlandas e Escócia. Em alguns mitos elas são ligadas a clãs/famílias e em outros são mais livres, mas em todos as Banshees tem um poder que sempre é reconhecida: a de chorar por aqueles que vão morrer. Sendo muitas vezes vista como uma lavadeira na beira d’água lavando os trapos dos que logo partiriam.

Então, você sabe de onde vem o nome desta fada? O que vou apresentar agora é uma pesquisa tirada de um único livro o “The Banshee: The Irish Death Messenger” – Patricia Lysaght – 1996, mas achei… Reconfortante. Alguns trechos foram traduzidos pelo meu amigo Ivan Wesley R. Andrade, em 2024, para que ficasse mais fácil do nosso grupo de estudos discutir e o que usarei é em base nesta tradução.

Agora vamos responder a pergunta do parágrafo anterior. Banshee vem de Bean Sí ou Bean Sidhe, que significa em gaélico Mulher Fada ou do Outro Mundo. Essa é a resposta básica, mais conhecida por todos, mas Lysaght nos apresenta um mapa maior.

Começaremos com Badb (lembram dela do meu primeiro texto?), a deusa corvo irmã gêmea de Mórrigan, aquela que causa o terror e o caos nas batalhas. Ela é feiticeira, mas quando é Bodb, é o guerreiro. Seu nome completo é Badb Catha e esse detalhe vai nos levar para onde queremos. Badb em alguns mitos também aparece como a Lavadeira para aqueles que estavam perto da morte, sendo em alguns lugares chamada de Mãe das Banshees (esse título é dado para algumas outras deusas Irlandesas, depende da região). 

Algumas variações de seu nome significam Mensageira Sobrenatural (Badhb/Babha), já outra seria Mulher que Repreende, Bicho Papão, Bruxa (Badhbh). Neste momento seu cérebro deve estar fazendo as conexões, não? 

Voltamos para Badb Catha, temos algumas formas que pegando o nome da deusa completo e os significados acima conseguimos o Bo (Bodhbh) Chaoite, que se direciona para Bean (mulher) Chaoit(e), fechando no significado Mulher (feérica) Ansiosa e Bean a’Cante, Mulher que Lamenta. Interessante, não?

O quê uma pessoa ansiosa faz? Chora pelo futuro, que é a função da Banshee, chorar pelos que ainda vão morrer. 

Considerando que sou uma pessoa com ansiedade diagnosticada (e em tratamento), que gosta muito de Banshees e tem completa admiração pela deusa Badb, achei muito acolhedora essa leitura. Coincidência ou não, peguei o livro para ler bem na época que recebi o diagnóstico e foi meu abraço.

Talvez eu seja uma Banshee, e você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *