Super Mãe: Direito X Dever X Respeito

Daniele Barbieri Coppi

Direito X Dever X Respeito

Assistindo um programa de TV, ouvi uma jornalista dizer que recebeu ameaças de homens e grande parte deles eram adolescentes. Pura e simplesmente pela campanha certíssima que repercutiu na internet e televisão sobre estupro. A tão famosa hastag #EuNaoMerecoSerEstuprada teve aderência de homens, mulheres e crianças, afinal ninguém merece tal violência.
O que não sai da minha cabeça é que os adolescentes e possíveis criminosos irão ditar regras e ensinar crianças num futuro não tão longínquo. Já escrevi aqui que somos o que aprendemos ou o que em grande parte vivemos. Será que esses jovens não tem mãe? Irmã? Avós? Quem iria se sentir a vontade ou bem de ter alguém machucado física e psicologicamente?
Em um mundo onde só se fala de direitos, esquecemos do dever? Dever de proteger, de prezar e de respeitar. Percebo que a sociedade criou uma cultura de se fechar para evitar problemas. Como por exemplo, uma casa que precisa de muros de 8 metros, grades e circuito de vigilância para prevenir um roubo, bancos que não permitem sacar dinheiro a partir das 22 horas para evitar que clientes sejam assaltados ou sequestrados e mulheres que precisam se vestir da forma que não querem pelo simples fato de não serem abusadas.
Como pessoas que militam pelos diretos humano são ameaçada?
Na rua onde trabalho fica um homem pregando sobre religião e ele diz que homossexuais são sujos. Um dos mandamentos não é amar o próximo como a ti mesmo? Próximo é qualquer ser, gente! E aqueles que não acreditam em Deus e fazem de tudo para criticar e julgar os que acreditam? Neste caso a recíproca é verdadeira. E as idosas que são violentas no transporte público e minutos antes não conseguiam nem andar? Será que teremos que andar armados ou com alfinetes que foram distribuídos uns dias atrás para prevenir os “encoxadores”?
Se todos respeitassem as diferenças sejam estéticas, físicas, sociais e sexuais o mundo seria bem melhor. Essa mania de querer tirar vantagem de tudo e todos dificulta tudo. Imaginem um mundo onde todos andassem armados, seria algo descontrolado, um ferindo e machucando o outro.
Faço um apelo para todos que convivem com crianças: Respeito é bom, todo mundo gosta e ele vem de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *