Sociedade Espírita de Paris.
A sociedade não deseja ser perturbada em seus estudos. Por isso não admite os que lhe acarretariam perda de tempo com discussões intempestivas e perguntas elementares, poderá assistir uma sessão como ouvinte, com a condição de não fazer observações que possam ofender a outrem, pois do contrário, as portas lhe serão cerradas para sempre. Presenciara uma reunião de homens respeitáveis e finos, cuja maioria se distingue pelo alto grau de cultura e posição social, e que não permitiriam que os que fossem admitidos a sociedade infringissem as regras das convivências sociais. Não pense, tampouco, que ela faça convites ou abra suas portas ao primeiro que se lhe dirige com espirito de hostilidade e contradição.( O que é o Espiritismo – Allan Kardec).
Não é exagero pensar que enquanto estivermos habitando o planeta Terra teremos regras de convivência social por aqui. Porém nem sempre somos instruídos ao pé da letra sobre o real posicionamento que devemos ter perante a sociedade. No trabalho, na família, no setor público, entre amigos, é muito importante ser conhecedor dessas regras e normas de urbanidade, as quais nem sempre são ensinadas a nós por nossos pais, pois talvez também faltou quem lhes ensinasse neste belo país que é o nosso Brasil.
E assim crescemos sem aprender, na escola, na faculdade e chegaremos a pós-graduação com alto desenvolvimento intelectual porém grande atraso no desenvolvimento moral por não compreender com clareza as regras de convivência social e relações interpessoais. Lembrando que, homem inteligente e bonito é aquele que além de boa aparência e domínio do raciocínio lógico, também possuí controle das emoções e inteligência social. Sendo assim podemos analisar a grande importância de ter um amplo conhecimento das normas de convivência social.
Não tão longe, existem os indivíduos irritados, nervosos explosivos que justificam seu
comportamento grosseiro dizendo não possuir sangue de barata e ter personalidade forte, lembrando que isso se trata de um grande erro, uma vez que a evolução da psiquiatria já permite a realização de tratamentos estabilizadores para tais pessoas nestas condições.
Não justificando assim, comportamentos antissociais que agridem a sensibilidade alheia. Escrevi este artigo pois penso ser de grande importância para todos nós que
desejamos ser cada dia melhores e alcançar posições melhores no nosso estado de
evolução espiritual. Nos relacionarmos bem com as pessoas, em todos os ambientes que estivermos e também ser de grande valia para as diversas classes sociais.
Proteja seus caminhos, seus relacionamentos, seu emprego, deixe sempre as portas
abertas por onde você passar e terá uma grande tranquilidade por saber que fez o certo e agiu de forma inteligente no mundo que habitas como espírito encarnado.
Foto de capa por Cytonn Photography em Pexels.