Os dois morrem no final: um livro sobre jornadas

Já se você pudesse ir no seu próprio velório? 

Pode até parecer meio absurdo isso! Mas isso é algo que acontece no mundo criado pelo autor Adam Silveira na série de livros que começa com o título Os Dois Morrem no Final.

Eu geralmente adoro livros que envolvem a morte de uma forma lúdica. Como por exemplo o livro A menina que roubava livros, que é narrado pela Morte em “espírito”. E o livro Os dois morrem no final traz algo muito original: existe um call center que te avisa o dia que você vai morrer.

A partir deste ponto se cria todo um universo que gira em torno dos Terminantes, que é o nome que se dá para as pessoas que receberam o aviso. Pessoas dizem suas palavras finais em velórios, existem empresas, parques, restaurantes e até aplicativos dedicados para os terminantes (é claro que o capitalismo exploraria até a morte)

O livro traz aquela dinâmica de primeira pessoa parecido com aquela que a gente vê nos livros das Crônicas de Fogo e Gelo. Ele conta a história do ponto de vista de dois terminantes: Rufus e Mateo.

No começo são duas histórias que só tem em comum a ligação da Central da Morte. É muito divertido ver como essas histórias se convergem em uma única narrativa. Para quem gosta de paradoxos, a história é repleta deles, o que combina muito com a obra. 

Bom… Não precisa de muitos spoilers, o final já está entregue no título. Mas, pra mim, este é um livro onde a jornada é mais importante que o desfecho. Além disso a história, que se passa em Nova York, traz toda uma diversidade de personagens, com os protagonistas sendo latinos e  LGBTQIAPN+.

Os dois morrem no final

A capa segue com o mesmo projeto gráfico para todos os livros da coleção. Se você observar com atenção, irá notar que tem uma caveira no céu e a silhueta da morte com uma foice na sombra do casal. O que é muito legal!

O livro foi escrito por Adam Silveira, que confessou que escreve livros que falam sobre morte porque morrer jovem sempre foi um de seus maiores medos. Desse mesmo universo, ele já lançou o livro O primeiro a morrer no final, que se passa 7 anos antes. E dia 6 de maio a Intrínseca vai lançar o terceiro livro da série: O Sobrevivente Quer Morrer No Final. Estamos ansiosos.

Este livro é um best seller e foi muito popular nas redes sociais no período da pandemia. Sucesso esse que foi notado pela gigante de streamings, Uma série sobre Os dois morrem no final está em desenvolvimento pela Netflix. Ela será dirigida por Chris Van Dusen e pelo cantor Bad Bunny.

Se gostou não esqueça de deixar seu comentário e uma sugestão de leitura!

Beijo

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *