Na última semana percebi algumas pessoas fazendo posts com a bandeira do Brasil dizendo que estão de “luto” pelo país. Gostaria de saber onde vocês estavam enquanto chorávamos a morte de pessoas queridas durante a pandemia? Ou quando víamos os profissionais de saúde desgastados? E durante em meio à dor a oportunidade de tomar a vacina? Engraçado que não vi nenhuma bandeira de luto ou comoção de quem não perdeu ninguém. Vocês são piada pronta! Se a carapuça servir, vista-se!
Vamos falar sobre luto? Aliás, só quem viveu isso durante este período tenebroso sabe a realidade que passamos. É surreal! Se você não vivenciou, pare de falar asneira! Para quem não sabe ou não acompanhou meus textos anteriores, meu irmão morreu em decorrência da covid, sem que pudéssemos escolher uma roupa para a sua despedida. Sem direito a velório. Sem tempo de escolher um lugar para enterrar. Todo ser humano tem direito a uma despedida digna, mas eles não tiveram. Você morre sozinho, sem direito a visitas enquanto está internado e ainda é colocado num saco dentro de um caixão lacrado. Não, você também não pode escolher o cemitério. Meu irmão foi para onde tinha vaga e num túmulo coletivo com TODOS mortos pela covid. TODAS as alas ao redor dele são mortos oriundos do genocídio. Somente após três anos que poderemos tirá-lo de lá e fazermos uma despedida “decente”. Despedida com o que sobrou de um ser humano incrível. Também não pudemos estar presente no enterro. Eu me despedi do meu irmão por uma videochamada. Também não pude abraçar meus pais e minha família naquele momento de tanta dor. A pandemia estava no auge e eles estavam com covid, mas vivos graças à vacina. Nosso luto foi solitário e silencioso. Você sabe o que é isso?! Provavelmente não!
Fiz uma adaptação num compilado de frases de autores desconhecidos que andei lendo esses dias sobre o luto e vou deixar aqui registrado para que, quem sabe, alguém com um pouco de cérebro possa entender o que é o luto de verdade.
Luto é uma dor forte, dilacerante, que rasga a alma. É preparar o café e esperar pelo outro e perceber que aquele lugar está vazio. Luto são velas apagadas em datas comemorativas e bater palmas para o invisível. É pegar o celular e aguardar uma ligação ou uma mensagem que nunca irá chegar. É rever uma foto, abrir os braços e não ter quem abraçar. É passar a mão no colchão e não sentir mais o calor daquela pessoa. É ver o quarto intacto e se perguntar quando ele (a) volta para bagunçar. É sentir culpado (a) muitas vezes por tentar ser feliz de novo. Luto é você acordar desesperado (a) na madrugada com crise de pânico, pedindo para que a pessoa volte. Luto é não saber o que fazer com as roupas, o perfume, a comida que gostava. Luto é você tentar comer e a comida não descer, perder peso, isolar-se e precisar viver. É guardar uma lembrança e chorar toda vez que escuta aquele nome. Luto é conversar com um concreto esperando que ele te responda e imaginar o outro do seu lado não estando.
O luto merece ser respeitado, pessoas estão sofrendo de verdade enquanto você brinca de luto por candidato que sempre desdenhou de tudo e todos. Não, você não está de luto, só está magoado (a) porque suas vontades não foram atendidas. Você não sabe o que é um luto oriundo de um genocídio. Eu luto por meu irmão e por todos que não tiveram a oportunidade de respirar num oxigênio ou não tiveram a oportunidade de tomar a vacina. Luto pela Amazônia e os povos indígenas. Luto pelos negros, mulheres, crianças e por nós lgbtqia+. Estou lutando há quatro anos. Vinguei meu irmão e os quase 700 mil mortos nas urnas. Choramos de emoção, a última vez que chorei assim foi na Copa de 94. E depois de tantas lágrimas, pude ver um brilho diferente nos olhos dos meus pais. Estamos de alma lavada!
A saudade vai ficar para sempre, pena que a sua ignorância também. Não, você não está de luto, você é só um (a) imbecil querendo lacrar. Respeite nosso luto e nossa luta! O Brasil segue vivo, RESPEITE!
Gabriel PRESENTE!