Você já ouviu falar na Mandala da Prevenção Combinada? A Prevenção Combinada é uma estratégia, uma forma de utilizar ao mesmo tempo diferentes abordagens de prevenção (biomédica, comportamental e estrutural) aplicadas de forma individual, em relacionamentos, grupos e comunidades para atender as demandas locais com objetivo de impactar na transmissão do HIV.
Intervenções biomédicas são ações voltadas à redução do risco de exposição, mediante intervenção na interação entre o HIV e a pessoa passível de infecção. Essas estratégias podem ser divididas em dois grupos: intervenções biomédicas clássicas, que empregam métodos de barreira física ao vírus, já largamente utilizados no Brasil; e intervenções biomédicas baseadas no uso de antirretrovirais (ARV).
Intervenções comportamentais são ações que contribuem para o aumento da informação e da percepção do risco de exposição ao HIV e para sua consequente redução, mediante incentivos a mudanças de comportamento da pessoa e da comunidade ou grupo social em que ela está inserida.
Intervenções estruturais são ações voltadas aos fatores e condições socioculturais que influenciam diretamente a vulnerabilidade de indivíduos ou grupos sociais específicos ao HIV, envolvendo preconceito, estigma, discriminação ou qualquer outra forma de alienação dos direitos e garantias fundamentais à dignidade humana. Podemos enumerar como exemplos: ações de enfrentamento ao racismo, sexismo, LGBTfobia e demais preconceitos; promoção e defesa dos direitos humanos; campanhas educativas e de conscientização.
Mandala da Prevenção Combinada:
Uma das maneiras de pensar a Prevenção Combinada é por meio da “mandala”. O princípio da estratégia da Prevenção Combinada baseia-se na livre conjugação dessas ações, sendo essa combinação determinada pelas populações envolvidas nas ações de prevenção estabelecidas (população-chave, prioritária ou geral) e pelos meios em que estão inseridas:
Você pode saber bem mais sobre a Mandala da Prevenção combinada pelo nosso vídeo do Vida Athiva com Robson Zamboni que é psicólogo e trabalha no CRT (Centro de Referência e Treinamento de IST/HIV/AIDS do Estado de São Paulo).
Atuando como técnico em Prevenção das IST/HIV/AIDS e como um dos Diretores da Gerência de Prevenção nos apresenta a Mandala da Prevenção Combinada e o porque temos que se apropriar desse conhecimento, abordando temas como auto-teste, testagem rápida de HIV e Sífilis, uso de preservativos internos e externos, PEP, PreP, Transmissão Vertical, Indetectável e Intransmissível, falou sobre o Disque DST/AIDS e a Conversaria sem tabu de uma forma descontraída.
Para obter ajuda você pode nos procurar pelo site ou nossas redes sociais, ou também:
E-mail: disque-dstaids@crt.saude.sp.gov.br
Disque DST/AIDS 08000162550
Facebook https://www.facebook.com/conversarias…
Instagram https://www.instagram.com/conversaria…
WhatsApp – Conversaria sem Tabu (11) 99130-3310
Fontes:
Texto e Mandala extraídos de: http://www.aids.gov.br/