Ainda durante o Mês de Março, Mês das Mulheres, resolvemos homenagear todas as mulheres contando Histórias que nos Inspiram! Inspiram a acreditar, lutar e seguir em frente diante do HIV/AIDS, HTLV, Hepatite e do que aparecer pela frente!
Quem formam nossos Facilitadores:
- Péricles Formigoni é escritor, palestrante, ativista e diretor presidente do Instituto Pro-Diversidade.
- Johnny Robson é assistente social e coordenador de projetos do Instituto Pró-Diversidade
- Márcia Carneiro é Membro e Conselheira na Diretoria do HTLVida em Salvador, Bahia e faz parte também do MNCP (Movimento Nacional das Cidadãs Positivas) dentre outas redes.
O que Rolou na Live:
Precisamos falar sobre a importância e empoderamento de mulheres o maior tempo possível, estamos aproveitando este mês para dar uma intensificada, mas durante o restante do ano também temos de manter sempre em pauta as suas demandas bem como preservar o lugar de fala e valorizar e garantir as suas conquistas.
Falando assim, pode parecer que apenas é relevante a história e trajetória de mulheres que conquistaram espaço na militância, e histórias de sucesso profissional e financeiro dentre outros, mas não.
As verdadeiras e mais valiosas histórias das mulheres não são histórias acadêmicas (até porque infelizmente este espaço somente agora está sendo conquistado por elas) e sim histórias de mulheres batalhadoras que sobrevieram e continuam sobrevivendo, enfrentando e vencendo as adversidades da vida.
São donas de casa, esposas, viúvas, solteiras que constroem no dia a dia, muitas vezes sem o apoio de ninguém, saberes que são valiosos para todos. São mulheres que com muito orgulho lutaram e lutam por sua vida e por suas famílias, são mulheres que tiveram difíceis escolhas, árduos caminhos, e que dentro de sua simplicidade e até mesmo a escassez de recursos, não consideraram desistir como uma alternativa, e hoje podem contar para nós histórias que nos inspiram, a continuar, lutar, viver, sobreviver e sobretudo a nos tornarmos pessoas melhores.
Quem é Marcia Carneiro?
Márcia Carneiro é uma mulher incrível, uma mulher que certamente vale a pena conhecer e ter como amiga, batalhadora, idealista e sobretudo prática e direta no que diz e pensa. Mesmo diante de situações que muitas pessoas teriam parado, ela segue em frente, levando sua alegria, simpatia e apoio para mulheres de Salvador na sua comunidade e dentro da HTLVida, que também é uma instituição que merece todo o nosso respeito.
Sandra Batista me apresentou a Associação HTLVida… e ai eles roubaram meu coração, hoje eles dizem que eu sou as pernas deles… estou de corpo e alma lá!
Nos contou Marcia, dizendo que é mais útil nesta associação devido a dificuldade de locomoção de seus assistidos, então ela leva ofícios e outros tramites. Márcia também nos mostrou várias fotos históricas e nos apresentou algumas mulheres que são muito especiais para ela.
Associação HTLVida:
HTLVida é uma instituição criada para dar apoio a pessoa de vive com HTLV na Bahia.
Criação: Diante da forte incidência de pessoas convivendo com o HTLV, em 2010, o infectologista e coordenador do Centro de Neurociências da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Dr. Bernardo Galvão, incentivando pacientes para a necessidade de agregar esses pacientes, foi que em 28 de setembro de 2010 a Srª Dalva Monteiro se tornou a primeira presidente da associação, tendo como principal objetivo dar visibilidade ao vírus e buscar políticas públicas que atendam às necessidades desses pacientes. Em 2014, dando continuidade a este objetivo é eleita a segunda presidente Adijeane Oliveira que segue conquistando por melhor qualidade de vida em prol dos portadores de HTLV.
Conquistas: Temos uma sede alugada no Engenho Velho de Brotas, bairro aqui em Salvador-Bahia, onde atendemos as pessoas com HTLV. Fornecemos alguns insumos como: fraldas, sondas uretrais, fruto de doações para suprir necessidades urgentes de pacientes. Temos também alguns voluntários da área de saúde prestando serviços aos portadores como: nutricionista, psicóloga, massoterapia, hipnoterapia e alguns projetos de fisioterapia e práticas integrativas desenvolvidas por fisioterapeutas da Universidade Católica de Salvador e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Dificuldades: As dificuldades foram muitas até chegarmos até aqui, mas hoje já temos um dia voltado para o Enfrentamento do vírus HTLV. Aprovado pela Câmara de vereadores de Salvador, que é o dia 28 de setembro e durante todo o mês, desenvolveremos ações de divulgação e conscientização da população, profissionais da área de saúde e estudantes. Temos um grupo de trabalho junto à SESAB com o objetivo de organizar o cuidado às pessoas que convivem com o HTLV. O GT- HTLV, como é chamado e coordenado pela diretora da DAE (departamento de atenção especializada), Alcina Boulos. Conquistamos o título de utilidade pública pela Assembleia Legislativa.
Para saber mais pode acessar o site da HTLVida e assistir a nossa lives:
Também vale a pena conferir os episódios de nossa temporada passada que foram mais específicos sobre o HTLV e suas particularidades: