Uma das minhas últimas obsessões foi o anime de Diários de uma Apotecária. Diários de uma Apotecária (Kusuriya no Hitorigoto no original) é uma light novel publicada desde 2011 no formato de websérie, mas que com seu sucesso ganhou uma publicação física, posteriormente mangá e um anime com 24 episódios.
A história gira em torno de Maomao, a filha de um apotecário de um pequeno distrito de um reino fictício similar a China Imperial. Um dia Maomao acaba sequestrada e vendida para o palácio imperial e se torna uma das garotas que fazem afazeres básicos, mas quando a filha de uma das concubinas do imperador adoece de algo que ninguém sabe o que é, Maomao mostra seus conhecimentos com substâncias e logo descobre o problema, mas para não se envolver tenta dizer a solução do problema de maneira a não se envolver. Porém a vida não é generosa e ela logo é descoberta e acaba promovida para uma das damas de companhia da concubina na incumbência de provar a comida em busca de venenos.
Maomao é extremamente talentosa no que se trata de substância. Desde pequena ela faz diversos testes em seu corpo e tem uma obsessão por venenos, principalmente em prová-los e sentir seus efeitos. Seus talentos não se resumem apenas a medicina, sua inteligência é claramente acima do padrão especialmente quando envolve enigmas, além de uma excelente habilidade de sedução pelo convívio com as melhores cortesãs da Casa Verdete, uma casa de renome com três das mais famosas cortesãs do reino (Embora ela mesmo faça de tudo para ser o menos atraente possível).
Em suma, Maomao é muito acima da média das pessoas que a cercam, mas existe um detalhe muito interessante e que a trama sempre ressalta em certas ocasiões, Maomao, por mais que note sua superioridade a uma pessoa em posição superior, seja o médico do palácio, ou um soldado de patente, nunca desrespeita uma ordem e por mais que não esteja disposta ou considere perda de tempo certas missões, sempre as cumpre se questionar.
Esse ponto foi um dos que achei mais interessantes porque consegui ver um paralelo com minhas experiências como pessoa da Classe C. Quando digo isso não é só comigo, mas com as pessoas ao meu redor. Não é incomum ouvir histórias de pessoas que são muito mais competentes em suas áreas baixarem a cabeça para ordens que são notoriamente imbecis ou para pessoas em cargos acima, mas que são tão incompetentes que fica muito explícitos que elas mal entendem do cargo, mas foram contempladas por terem poder financeiro ou alguém quem indicasse.
Ou seja, tanto nós, a classe trabalhadora quanto Maomao, uma personagem fictícia, passamos pelo fardo de uma prisão que se chama guerra de classes, e mesmo Maomao enfrentando essa guerra de frente em certos momentos, a mudança necessária ainda assim não vem para ela, mas acredito que em algum momento, que me recuso acreditar ser uma utopia, iremos revidar e tomar o poder e destruir esse sistema de classes que nos limita a ir mais e mais longe e as próximas gerações poderão alçar grandes voos que não pudemos.
Para finalizar, Diários de uma Apotecária está disponível no Crunchyroll dublado ou legendado em português, e para além desse ponto que comentei conta com uma história com mistérios intrigantes e personagens carismáticos e divertidos, vale a pena assistir.
Uma resposta
Pensei exatamente nas relações de trabalho e o foco no conhecimento, na mente. Maravilhoso seu texto. Quero ver.