Ato único
Disseram-me que eu havia emagrecido. Umas três vezes. Sorrindo, respondi que deveria ser a camisa preta. Todos rimos umas três vezes.
Aquilo me incomodou, começou como uma coceirinha, logo depois uma úlcera. Me arrependi um pouco de ter saído e não estar me sentindo à vontade. Tudo parecia estranho, todos pareciam estranhos, sorrisos largos e olhares semicerrados embriagados de felicidade. Lá estava eu, sozinha, tentando ficar sozinha. De alguma forma eu parecia ser o centro das atenções.
Disseram-me que eu havia emagrecido.
Não entendi o motivo. Será que eu realmente não estou comendo bem? Seria culpa dos remédios? Seria culpa dos medos, lembranças humilhantes onde repasso e repasso várias vezes, cada vez me deliciando mais com o mel da auto-humilhação, o néctar dolorido dos abusos psicológicos da minha velha infância? O fato de não saber quem eu era até os vinte e cinco anos de idade e ter perdido ótimas pessoas e oportunidades? Ter uma persona para cada grupo de amigos, no final do dia nem saber quem eu era? Quantas coisas mais podem me fazer emagrecer?
O medo de morrer ou o medo de perder alguém muito importante na qual eu não estou preparada para lidar com a perda?
Tenho medo que meu marido morra, minhas filhas morram. Como vou lidar com a morte dos meus pais? Penso em como vou trabalhar, será que vão gostar do que faço, se não gostarem, as críticas serão muito duras?
Ai meu Deus, acho que realmente estou perdendo peso e acho que não é culpa do preto. Os remédios tento diminuir com medo de viciar e isso me deixa tensa. Não tenho coragem, será que alguém acha que gosto disso? Será que gosto dessas indagações permeando meus pensamentos, torturando, humilhando, colocando pra baixo, trazendo à tona segredos outrora esquecido, experiências traumáticas, baixa expectativa sobre tudo e sobre todos? Acho que gosto sim!
Me deleito nessa autopiedade e auto sabotagem.
Olho-me no espelho, fixo em meu reflexo, vejo atrás de mim várias pessoas se divertindo, cantando e comendo sobre um desfoque bokeh.
Quero ir embora agora, percebi que tem algo errado.
Realmente perdi peso.