Arritmias de uma paixão

Uma pessoa fazendo sinal de coração com as mãos em cima do sol #pracegover

Coração – órgão oco e muscular, situado na cavidade torácica, centro motor da circulação do sangue nas artérias, dividido em duas partes (venosa ou arterial) por uma parede anatômica com duas câmaras (aurícula e ventrículo). Parte anterior do peito onde se sente pulsar. Sede suposta da sensibilidade moral, das paixões e sentimentos. Conjunto das faculdades afetivas. Afeição completa. Símbolo do amor. Sentimento de generosidade de uma pessoa. Parte emocional e moral de uma pessoa. Lembrança guardada na parte mais íntima do ser.

Reparou que o coração é o único órgão do corpo humano que não tem câncer?! A resposta é simples – ele nunca para de impulsionar vida. O coração bate mais forte quando estamos com pessoas queridas ou com o amor da vida, quando escutamos músicas de momentos especiais, quando viajamos, quando ganhamos presentes inesperados, quando praticamos exercícios, quando recebemos alguma surpresa, quando recebemos uma mensagem, ligação ou curtida. Existem dezenas de músicas que retratam o coração e as paixões.

Com quantas batidas se faz um coração apaixonado?! Acho que quando nos apaixonamos ele bate dez vezes mais rápido, chega até a descompensar. Há quem acredita que não tem mais idade para se apaixonar, mas quando ela chega é impossível controlar. Se você sentir aquele frio suave na espinha, não adianta fugir – em algum momento você irá se entregar.

Gosto de pessoas com corações quentes, daqueles que aquece nossa alma só de estarmos pertinho. Tem olhar que é tão expressivo que parece emitir sinal de fumaça. Eu, por exemplo, tenho “sérios problemas” com contato visual, meu coração dispara como alarme de incêndio. Escrevi um texto todo dedicado aos olhares, se não leu, leia “A felicidade tem olhos castanhos”. Pior que ela tem mesmo, ê laia!

A única coisa que você não conseguirá se esconder é da paixão, você perde o sono, a fome e muitas vezes a razão. Se você está pensando muito naquela (e) pessoa isso se chama paixão. Quer um conselho?! Não meta os pés pelas mãos, tenha calma. O universo se encarregará de tudo. O destino estará te esperando na próxima estação.

Todo mundo se apaixona por inúmeras coisas, talvez seja difícil a paixão virar amor. Se virar, transforme em flor. Plante, regue e cuide com carinho para não morrer. O poeta Camões nos deixou um paradoxo “amor é fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente é um contentamento descontente; é dor que desatina sem doer”. Acho que a paixão queima enquanto o amor acalma. Bom, quando ambos caminham juntos, mas dizem que a paixão tem prazo de validade. Será?!

Às vezes tenho a impressão que ficará faltando vida para tanto amor e tanta paixão. Existem coisas que não conseguiremos negar pelo simples fato de transbordar. Feliz da Adriana Calcanhoto que em “Maresia” tinha um amor em cada porto. Só quem se apaixonou sabe quantas batidas o coração dá. Só sei que essa arritmia faz um bem danado ao coração, se não couber nessa vida quem sabe num outro momento ou em outra estação.

Para ver mais textos de Daniela Houck, confira sua coluna Café com Respeito!
Foto de Virendra Kadam no Pexels

Entre em nosso grupo de WhatsApp Boletim Pró Diversidade e receba notificações das publicações do site.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *