Eu costumo pensar que, quem parte de um coletivo diverso, tem uma escuta apurada.
Diariamente, me vejo cercada por pessoas com talento para a escuta. Aquela escuta verdadeira, empática.
É uma escuta centrada, daquelas que não se limita a ouvir a voz, mas que também observa as expressões, tenta ler nas entrelinhas, sente junto com o outro, procura soluções para problemas que nem são seus.
Vejo mulheres escutando outras mulheres e aprendendo que feminismo é uma palavra ampla e que as lutas são muitas, individuais e coletivas.
Vejo pessoas escutando outras sobre dores, sobre a falta de representatividade, sobre como alcançar um espaço maior e mais relevante.
Também tenho vistos homens se escutando, se permitindo sentir e expressar esse sentimento.
Ver homens escutando outros homens e suas emoções de forma empática, sem medo de ter sua masculinidade julgada por isso é algo incrível e espero escutar histórias assim cada vez mais.
De uma forma geral, temos muitos escutadores (e que bom)
Mas, como fica o coração de quem escuta?
Todos temos aquele amigo, aquela pessoa que são nossos ouvidos de estimação. Aquele que nos entende como ninguém e que sabe o que se passa com a gente só pela forma como falamos “oi”.
Você já se perguntou quem é o ouvido do seu ouvido amigo?
Hoje, quero propor um ato. Mande um oi para esse seu amigo bom ouvinte e seja para ele aquilo que ele é para você dessa vez.
Eu te garanto que a relação entre vocês sairá dessa conversa ainda mais forte e te garanto outra coisa também: as vezes, tudo o que o coração de quem escuta quer é poder falar.
Um abraço, um beijo, um cheiro.
Obs.: se você quiser alguém para ser sua escuta hoje, pode contar comigo. É só chamar lá no @dizialu do Instagram. Vai ser muito legal conversar com você com muito carinho e aconchego.
Luciana Andrade tem 32 anos. Formada em Comunicação social com habilitação em Jornalismo e especialista em Gestão de comunicação executiva. Casada com Danilo, escritora por paixão. Sou aquela que sempre traz amor, que está sempre com uma pergunta na cabeça, mas que esta feliz demais por ser essa Luciana toda!
Entre em nosso grupo de WhatsApp Boletim Pró Diversidade e receba notificações das publicações do site.
Uma resposta
Adorei a proposta. Estou aqui a me perguntar quem é o ou quem são os meus ouvidos amigo.