Ontem à noite, como de costume me sentei em frente à TV para acompanhar mais um episódio do Big Brother Brasil, mas devido aos últimos acontecimentos com um pouco mais de atenção já que o assunto da última quinta feira foi o assédio ou a importunação sexual, de Guimê e Sapato com a mexicana Dania Mendez que veio ao programa através de um intercambio entre o BBB e o La Casa de los Famosos que é transmitido pela Televisa.
Já esperava aquela passada de pano básica, até por que na história do BBB tivemos 3 casos e somente um participante havia sido expulso por assédio lá na edição de número 12 quando Daniel Echaniz e Monique foram para um quarto depois de uma festa e trocaram beijos e carícias sob o edredom. Como a Sister estava alcoolizada e parecia desacordada Daniel foi expulso por “comportamento inadequado”. O brother chegou a ser investigado pela polícia, mas acabou absolvido após depoimento de Monique a polícia. Anos depois ela foi para a Fazenda e lá admitiu o desconforto com a situação e admitiu que eles ficaram, porém ela dormiu e não lembra o que aconteceu depois.
Os outros casos foram na edição de 2020 como ocorreu com os participantes Petrix Barbosa que assediou a Boca Rosa passando a região de suas partes íntimas próximo à cabeça dela, que estava sentada no chão e Pyong Lee que tentou beijar Marcela três vezes. Ele também a “abraçou” pelas costas. Pyong ainda apalpou as nádegas de Flayslane enquanto dançava com ela.
Ambos receberam uma chamada de atenção e foram eliminados pelo público quando foram ao paredão, no entanto, para surpresa geral Cara de Sapato e Guimê foram eliminados ao vivo, e tiveram o direito ainda de se despedir dos colegas de confinamento e da vítima. Mas o que mudou dessa vez?
Além da abertura de um inquérito pela polícia civil do Rio de Janeiro para investigar se Mc Guimê e Antônio Carlos cometeram crime de importunação sexual contra a mexicana Dania Mendez, também houve uma grande pressão dos patrocinadores, afinal o BBB tem 35 patrocinadores sendo a edição mais lucrativa da história e todos eles postaram em suas redes sociais que não apoiavam as atitudes dos dois Brothers. Segundo a jornalista do meio e mensagem Bárbara Sacchitiello até havia um acordo entre os patrocinadores para não postarem nada até a Globo se manifestar, entretanto, a situação ficou insustentável e após o Mercado livre um patrocinador Big postar que até um aperto de mão precisa ser consentido, os outros patrocinadores também postaram em suas redes aumentando ainda mais a pressão pela exclusão dos dois.
Ainda que Dania tenha dado o seu depoimento e dito que não viu maldade em ambos e depois se sentiu culpada, a expulsão foi justa e necessária, pois, não dá para culpar a bebida por suas atitudes e nós homens e principalmente os heteros temos a obrigação de entender que quando uma pessoa diz “não” ou tira a sua mão boba é porque ela não está consentindo e não porque está se fazendo de difícil. Nós precisamos para de culpar as mulheres por usarem roupa curta ou provocarem os homens é preciso rever os valores da masculinidade, até porque a masculinidade e a misoginia andam lado a lado e a mulher é apenas um ser que está lá para servir ao homem.
E acima de tudo precisamos para de justificar o injustificável!
Imagens por Rede Globo/Divulgação
Uma resposta
Excelente análise. Acho que disse tudo o que queríamos ler, ver ou ouvir. Acompanho o BBB de forma indireta há 23 anos, tendo acompanhado bem o primeiro programa. Ao longo dos anos, meu interesse diminuiu até porque eu não me sentia nem representado, nem à vontade com os corpos e mentes expostas ali. Mas um programa que fica 23 anos no ar não fica o mesmo o tempo todo. Nos últimos anos, algumas temáticas sociais passaram a ficar mais presentes: questionamentos a respeito de machismo, homofobia, papel da mulher na sociedade, liberdade do uso de corpos, liberdade religiosa., entre outros. Por causa do BBB, muitas pessoas tomaram consciência e ouviram discussões produtivas – fora da casa do programa – por causa do que viam na TV. O BBB fez parte de um movimento de consciência social que tomou conta das mídias na última década e marca a diferença entre a TV no século XX e XXI. Por isso, apesar de ser uma fórmula desgastada, ainda é um programa relevante e rentável para a emissora. Parabéns, Anderson Andrade, você é um expert em TV!