Dia 28/06 comemoramos o dia do orgulho LGBTQIA+, uma data para celebrar a luta dessas pessoas que são marginalizadas, assassinadas e excluídas da sociedade, é uma data para mostrar ao mundo quem é você e que você tem orgulho disso de verdade. Passei a semana inteira olhando pessoas lindas postando fotos, carregando com orgulho a bandeira da diversidade, fazendo postagens de orgulho e claro, emocionando a todos.
Pensei que também deveria postar algo sobre sentir orgulho de ser quem eu sou, afinal de contas eu também estou aqui resistindo em um país que teima em dizer que eu não devo ter uma família pois sou um pecado ambulante e chegar até aqui, é sim motivo para me orgulhar e ao pensar em uma foto bacana e como ganhar aquele biscoito das pessoas que eu paquero (aliás, falar que paquero alguém, é cringe? Queria ser jovem mas acho que não sei como se fala hoje em dia) fui pedir a opinião de um amigo que também é gay, que me perguntou: “Davi, tem algum motivo para a data ser celebrada hoje?” Como assim, bicha? Tu não sabe o motivo?
Na mesma hora entendi que existem pessoas que não entendem os motivos para que a data de hoje seja importante, resolvi então esquecer o biscoito e assumir o meu papel de educador, explicando o que foi a rebelião de Stonewall e quem foi Marsha P. Jhonson, e explicar essa história, deixar com que outra pessoa entenda os motivos que levam ela a se orgulhar foi o que de fato me deixou orgulhoso de ser uma grande gay.
E você jovem, já se orgulhou de verdade hoje? Já sentiu a sensação de pertencer a sua própria história? Deixa ai nos comentário que eu quero saber.