Vento Seco

Imagem do filme Vento Seco

TRAMA

Vento Seco. Cartaz: Divulgação.

Assistir a Vento Seco de Daniel Nolasco é uma experiência estética de intensidades diversas. O título faz referência ao clima desértico da cidade de Catalão, Goiás. É nessa cidade quente e seca durante o dia e fria durante a noite que se passa a história. Nesse ambiente, Sandro e Ricardo formam um casal incomum. Sandro é taciturno, não fala com ninguém a respeito de si e nem de sua orientação sexual. Pratica natação no clube, onde fica a reparar os homens meticulosamente. Trabalha numa empresa que produz fertilizantes. Ricardo é seu colega de trabalho e ambos têm uma relação intensa, mas seca, como o vento. Eles não são vistos juntos, apenas se encontram no meio do mato para se satisfazerem, porque Sandro quer assim.

HOMEM BRANCO, CISGÊNERO E REPRIMIDO: GAY

O filme mostra Sandro através de seu desejo. Atento, ele olha nas genitálias dos homens e nas suas nádegas na piscina e no futebol. Depois o mostra reprimido e fechado porque ele não demonstra ser gay. Em momento algum parece se ressentir de seus desejos, mas não os demonstra. Sua relação é quase impessoal com outros colegas, pois ele não sorri muito, fala pouco. No refeitório, Sandro troca olhares desconfiados com Ricardo. Mas a comunicação entre ambos se dá por mensagens de celular. É o modo de ambos combinarem o que farão e onde.. A carnalidade dele se esconde atrás da sua cara fechada, contudo aflora com o amante às escondidas.

Seus desejos tomam corpo, quando Maicon aparece, porque ele é exatamente o que ele quer. O novato na história tem o corpo duma personagem dos quadrinhos pornográficos de Tom Of Finland. e desperta intensa cobiça em Sandro. Maicon é onipresente porque está em todos os lugares onde Sandro vai. O rapaz passa a trabalhar na empresa onde Sandro e Ricardo trabalham, isso é o início do conflito da trama.

VENTO SECO DE CIÚMES

Esse desejo faz com que Sandro continue a sonhar com fetiches, porque sua fixação o afasta de Ricardo. Sandro agora só pensa em Maicon. Então, Sandro não o procura por ser fechado. A falta de interesse acaba com o relacionamento puramente sexual de ambos. Maicon e Ricardo passam a ter um affair, porque Ricardo queria esquecer Sandro. Para seu azar, Sandro vai ao lugar onde se encontravam e vê a ambos transando.

Enquanto isso, Paula, uma colega de trabalho de Sandro, marca uma festa de aniversário e chama a todos. Na volta para casa, Sandro vai ao supermercado. Dentro do local, encontra Ricardo e coloca uma garrafa de bebida na sua mochila. Depois disso ele o denuncia. Então, o segurança do supermercado aborda Ricardo. A gerente, Rita de Cássia, impede que a mochila de Ricardo seja revistada. Sandro se perturba por não ter conseguido prejudicá-lo, risca o carro de Ricardo. Em seguida, Sandro vai à festa, mesmo sozinho. Lá, ele descobre que o irmão de Maicon não o aceita por ser gay. Sandro o denuncia a Davi, seu irmão. Ricardo aparece internado no hospital porque Davi o espancou. Então, Davi procura Ricardo no banheiro do clube e os dois brigam.

A narrativa termina quando Ricardo recebe alta. Ele declara a Sandro que sente falta dele e de seus encontros. Um colega morre em um acidente de trabalho. Todos ficam compungidos, tristes. Isso reaproxima Sandro, Ricardo e Maicon, que passam a compor um “trisal”, retomando os encontros fortuitos na mata.

REPRESSÃO VERSUS FETICHE

Esse filme é importante e fala a todos os espectadores de muitos modos. Certamente o modo de Sandro expressar sua sexualidade não é mera coincidência. O filme nos transporta para a secura dos sertões de Goiás. Porque isso é uma metáfora para a relação entre Sandro e Ricardo. A história se passa num lugar onde essas relações são comuns, devido à repressão e ao preconceito. Muitos homens se reprimem e fazem sexo de maneira compulsiva porque temem. É um comportamento profundamente contraditório, mas real e contemporâneo.

Sandro esconde sua sexualidade e sonha acordado com suas fantasias. Isso fica claro no filme. Ele não é um gay enrustido, apenas. Mas ele sabe que seus desejos estão no limite do que as pessoas considerariam normal. Ele não demonstra amor e agride Ricardo quando sente ciúmes porque não sabe fazer isso. A censura que Sandro se impõe se reflete na composição de seus sonhos. Sadomasoquismo. Punição. No fundo eles têm sentido latente, porque o desejo dele se concretiza em Maicon. Desejos animalescos e violentos, mas extremamente sensuais. Sandro seria um interessante objeto de estudo para Freud.

ENFIM, TUDO ESTÁ BEM QUANDO ACABA BEM

A reconciliação de Sandro com Maicon e Ricardo não se baseou no amor. Embora eles desejassem voltar à vida normal. No entanto, sem recursos para realizarem seus desejos, ficariam sozinhos. Ricardo paga o preço ao enfrentar o preconceito de Davi por ele e Maicon. Já Sandro não se imagina nunca nesse lugar, mas queria contato com Maicon. Conseguiu. Suas expressões de êxtase ao olhar para Maicon demonstram toda sua paixão, mas não era amor, era raiva.. Finalmente pôde tocá-lo, apanhar dele e receber uma cusparada no rosto. As cenas mostram o que move Sandro do início ao fim. É o fetiche que ele tem, seus desejos incontidos. Isso inclui violência. Portanto, ele gosta de apanhar de Maicon.

Para um filme em que sonho e realidade se misturam, a transição entre os blocos narrativos é perfeita e inteligível. Mas requer atenção. Em algumas passagens o espectador tem de prestar atenção, porque realidade e sonho não se separam. Ou apenas assistir e deixar que a história se explique, porque é mais interessante. A composição do ambiente usa luz de maneira poética, para indicar espaços oníricos ou aumentar a força dramática de certos momentos. Ar, água, fogo e terra estão presentes no filme. É um torpedo aos sentidos do espectador. De repente, as coisas sob luz normal passam a preto e neon. A intenção deve ser compor poeticamente a luz os ambientes. Uma luz que comunique o desatino em curso na mente de Sandro.

ENFIM…

Terra domada. Não o sertão bravio de Goiás. Terra domada, plantada, cortada por estradas de rodagem. Cidade e campo se mesclando em um espaço tenso. O filme mostra espaços repetitivos, girando em ciclos. Piscina, trabalho, supermercado, mata, lago onde tudo gira caleidoscopicamente. Há espaços claustrofóbicos, como o silo em que trabalham. Existe a liberdade do ar livre, da piscina. Há o espaço pacífico da casa, e o espaço tenso do supermercado ou das mesas do refeitório. O espaço é uma personagem ativa no filme.

O filme conta ainda com a presença maravilhosa de Mel Rodrigues (Rita) e Renata Carvalho (Paula), duas mulheres trans talentosas. A escolha do elenco masculino segue a ordem do desejo da personagem. Vento Seco é uma obra sobre o assunto do fetiche e das relações superficiais. O filme busca tematizar o sexo a partir de experiências limítrofes, reais ou imaginárias. Mas há tensão entre o normal do sexo convencional e o insólito do fetiche. Existe a tensão entre o real e o sonho. Nisso, a psique de Sandro trabalha adaptando-se, projetando o desejo dele num corpo possível. Por esses motivos, o filme permite análises profundas de seus significados.

Assistam, comentem. Compartilhem se possível. O interesse por esse tipo de obra é limitado, consequentemente ela é difícil de encontrar. O interesse do público é que estimula a exibição da obra. Plataformas como a Netflix já distribuiram filmes explícitos considerados cultos, como Ninfomaníaca, de Lars Von Trier. Quem sabe eles não desenvolvam um gosto menos colonizado, não é?
Assistam ao teaser:

Por Alex Mendes
para sua coluna O Poder Que Queremos

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