Eu poderia começar hoje dizendo que se você não gosta de musical não perca seu tempo lendo a minha dica desta semana, maaaas eu vou começar dizendo que você PRECISA conhecer esse filme. Estou falando de uma estreia recente da plataforma Netflix: A FESTA DE FORMATURA (The Prom)
A receita do filme é básica: junte numa panela uma história teen, músicas, um elenco de estrelas famosas e Ryan Murphy! Quem é Ryan Murphy??? Em qual caverna você esteve trancafiado até hoje? Ryan Murphy é nada mais nada menos do que uma espécie de divindade LGBTQIA+! Ele é diretor, escritor, jornalista e produtor de cinema e televisão americano. Já deu para você? Ainda não? Basta dizer que ele entregou para o mundo as séries de sucesso Nip/Tuck (2003–2010), minha paixão pessoal Glee (2009 –2015), American Horror Story (2011–presente), a maravilha do momento Pose (2018–presente) e muitas outras. No cinema dirigiu “Comer, Rezar, Amar” e “The Normal Heart”. Ele entende do babado como ninguém e tem se tornado cada vez mais sinônimo de sucesso incluindo aí um contrato milionário com a Netflix para produzir conteúdos originais. A Festa de Formatura é um desses aguardados conteúdos.
O filme é baseado numa história real que inclusive já havia parado na Broadway em 2018, infelizmente sem muito sucesso e ficando em cartaz por poucos meses. A história é edificante: Emma é uma estudante do último ano do Ensino Médio em Indiana que decide levar sua namorada como par para o baile de formatura. O único problema é que a comunidade preconceituosa cancela o baile por conta disso. O caso, como tudo hoje em dia, vai parar nas redes sociais e acaba chamando a atenção de um grupo de atores da Broadway que estava a procura de uma causa nobre para alavancar novamente a sua carreira. Entram em cena Meryl Streep, Nicole Kidman, James Corden e Andrew Rannells com seus personagens problemáticos e cheios de “boas intenções” que vão buscar meios de salvar o baile e promover a felicidade das meninas.
A enredo é repleto de boas intenções e é imperdível pela sua mensagem de aceitação às diferenças e a diversidade, mas como musical peca em não ter uma música memorável. Gosto sempre de usar como referência o musical “O Rei do Show”, cujas músicas são impossíveis de serem esquecidas após a sessão.
O elenco está ótimo. Meryl, para variar, sempre rouba a cena na qual aparece. Nicole, com seu talento incontestável, merecia mais tempo em cena. Andrew tem uma das cenas musicais mais interessantes que aborda religião e seus preceitos. James, o ator hetero com o “pé mais dentro do Vale” que já conhecemos, está um pouco exagerado, mas que não chega a comprometer a atuação. A protagonista, Jo Ellen Pellman, é uma descoberta a parte. Preparem-se para ouvir falar muito sobre ela.
Vale a sessão de sábado com um bom chocolate e refrigerante. Não leve tudo a sério, apenas a mensagem principal do filme: todos, sem exceções, somos merecedores da felicidade!!!
Ficha Técnica: A Festa de Formatura
Nome original: The Prom
Direção: Ryan Murphy
Música composta por: Matthew Sklar, David Klotz
Elenco: Jo Ellen Pellman, Meryl Streep, Nicole Kidman, James Corden, Andrew Rannells.
País de Origem: EUA
Ano de Produção: 2020
Duração: 131 minutos
Distribuição: NETFLIX
TRAILER:
Por Alexandre Stábile
para a coluna Meu Mundo na Tela.